Afinal, qual é o maior problema entre a TI e o CEO ?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A minha experiência profissional na área de TI me levou a confirmar o que os grandes articulistas da área vêm afirmando há muito tempo: os conflitos entre o empresário e o pessoal da TI é causado pela falha na comunicação.

E isso não acontece apenas nas grandes corporações, pequenas e médias empresas também sofrem com esse problema, seja uma empresa com TI próprio ou uma empresa com o TI outsourcing, as falhas na comunicação são a fonte dos problemas com a TI.

Naturalmente os profissionais de TI tem uma tendência a falar muitos termos técnicos. E o empresário fica perdido em meio a sopa de letrinhas (ERP, BYOD, CLOUD, BIG DATA, BI, etc). O empresário, por sua vez, vê o negócio através da geração de valor. Investimento e retorno são as medidas utilizadas pelo CEO para decidir se uma mudança vale a pena ou não.

Aí é que mora a dificuldade (muito natural) do profissional de TI, por que embora a TI seja, na maioria das empresas, o setor que impulsiona todo o negócio, ela não é um produto que se calcula o custo e o valor de venda para se obter o lucro. Ou ainda, em uma comparação melhor, não é como comprar uma máquina de fazer pães que faça o dobro dos pães em metade do tempo, em que facilmente você calcula em tempo e produção o seu retorno de investimento. Mas esse é um assunto bem complexo que falaremos em um próximo artigo.

Então o que acontece? O profissional de TI fala na linguagem (técnica) dele sobre as consequências de fazer uma mudança (ou não) e o CEO vê números que condizem com custos, mas, não entende o retorno. O que significa que se essa relação não for de extrema confiança (quase que cega) em algum momento ela vai ruir. suporte

E a solução? Gestão da TI que se comunique menos através da linguagem de TI e mais através da linguagem do negócio nos diversos níveis da corporação, voltada a processos e geração de valor.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Eveline Luconi Popi

Mais artigos deste autor »

Consultora de Gerenciamento estratégico de TI na empresa Luconi Consultoria e professora no eixo de tecnologia da informação.
A paixão e dedicação a redes e segurança da informação acabou me levando as áreas de gestão da tecnologia.


1 Comentários

SILAS BATISTA DE SOUZA
1

Excelente artigo.
Meu trabalho é muito procurado justamente pois trato diretamente com os altos níveis, traduzindo suas necessidades de negócio em iniciativas de tecnologia.
É imprescindível ao profissional de TI conhecer e falar de negócios.
A TI só existe para suportar o negócio!
Grande abraço

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">