Nova certificação para Product Owners – EXIN Agile Scrum Product Owner

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá amigos,

Há alguns anos atrás o EXIN iniciou uma família de certificações chamada EXIN Agile Scrum. Tudo começou com a certificação EXIN Agile Scrum Foundation, sobre a qual escrevi um artigo no já longínquo ano de 2013 (leia aqui). A certificação demorou para emplacar aqui no Brasil, pois tratava-se de um “peixinho” entrando em um “mar de tubarões” que possuía as já consolidadas certificações Certified Scrum Master da Scrum Alliance e Professional Scrum Master da Scrum.Org.

Em 2015, percebendo que era necessário agregar um diferencial em seu produto EXIN Agile Scrum, foi lançada a certificação EXIN Agile Scrum Master, focada em um público já iniciado e que queria se aprofundar em conceitos mais avançados (processos de transição, projetos piloto, soft-skills, Cost Of Delay, métodos escalados, combinação de modelos). Também escrevi sobre esta certificação neste artigo. Esta certificação passou a fazer frente a certificações mais avançadas como Certified Scrum Professional da Scrum Alliance e PSM II da Scrum.Org.

Dando continuidade a evolução do produto EXIN Agile Scrum, temos uma nova certificação voltada para profissionais que atuam com gestão ágil de produtos e querem se consolidar como Product Owners: EXIN Agile Scrum Product Owner. Abrindo rápidos parênteses, o papel do Product Owner está sendo cada vez mais negligenciado dentro das empresas. Muitas empresas que estão adotando o Scrum, simplesmente nomeiam algumas pessoas para assumirem o papel de Product Owner sem nenhum preparo prévio para isso. Para piorar, hoje temos pouquíssimos cursos falando sobre o assunto de uma maneira mais profunda.

MODULE_AGILE_SCRUM_PRODUCTOWNER_RGB

Para ajudar a suprir esta lacuna, o EXIN não criou apenas uma certificação e sim uma combinação de Practical Assignment (Aplicação prática) e exame teórico. Para a aplicação prática, o candidato deve realizar um treinamento onde ele deverá realizar uma série de atividades que visam entregar um planejamento de produto utilizando os conceitos de planejamento ágil como Roadmap, MVP, Story Mapping. Caso o candidato seja aprovado no Practical Assignment, ele poderá realizar o exame teórico através da plataforma online EXIN Anywhere

O conteúdo contemplado no treinamento e na certificação é o seguinte:

  • Mindset Ágil – Uma rápida abordagem sobre a forma de pensar que os métodos ágeis trazem para o planejamento de produtos e projetos
  • Papel do Product Owner – Papéis, responsabilidades e características de um bom Product Owner
  • Gerenciando o Product Backlog – O principal tópico onde o Product Owner deve conceber uma visão de produto e ir decompondo esta visão até criar um Product Backlog sólido e consistente.
  • Projetos Complexos – Outro tópico interessante focado em projetos com grandes equipes e um Product Backlog com diferentes visões. Entender como Scrum Of Scrums, Nexus, LeSS, SAFe, DAD podem ajudar nisso.
  • Adicionando Valor – Em tempos que a palavra “Valor” está sendo repetida como um mantra, do que se trata “Valor” afinal de contas?

Sobre a certificação, segue o padrão de boa parte dos exames EXIN:

  • 40 questões
  • Mínimo de 26 acertos
  • 90 minutos
  • Online, monitorado por Remote Proctor
  • Sem consulta

 “Mas Vitor, este treinamento já está disponível no Brasil?”

A boa notícia é: SIM! Através da parceria Agile Think e Hiflex Consultoria, em breve estaremos realizando estes treinamentos com certificação tanto para o grande público quanto in company.

E em breve teremos um livro totalmente focado neste assunto, escrito em parceria com o especialista em gestão ágil de produtos, André Vidal, sócio-diretor da Agile Think!

Com isto vamos propor pensarmos menos no processo (Scrum), menos na parte filosófica (Manifesto Ágil, foco em pessoas, Positive Management) e mais na entrada e origem de tudo: O PRODUTO.

agile-scrum-product-owner

 

 

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Vitor Massari

Mais artigos deste autor »

Profissional com mais de 15 anos de experiência em projetos de software. Sócio-proprietário da Hiflex Consultoria, profissional PMP e agilista, acredita no equilíbrio entre as várias metodologias e frameworks voltados para gerenciamento de projetos.
Lema: "Agilista convicto sempre, agilista obcecado jamais"


2 Comentários

Luciana
1

Gostaria de saber se a certificação AGILE SCRUM PRODUCT OWNER da EXIN já está disponível, pois não consigo localizar no site.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">