Criando Unidade de Recuperação do Windows 10

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Olá, pessoal! 

Neste artigo vou demonstrar como criar uma unidade de recuperação do Windows 10. Uma unidade de recuperação, é um conjunto de ferramentas necessárias para recuperar e corrigir o sistema operacional caso este tenha algum problema ao ser inicializado. Efetuando o Boot através desta unidade, será inicializado um ambiente de recuperação do sistema.

Para este procedimento, necessitaremos de um pendrive com capacidade igual ou superior a 16 gb.

Para criar esta midia, digitaremos recuperação na caixa de pesquisa do Cortana situado na barra de tarefas. Entre as primeiras opções da pesquisa, aparecerá uma ferramenta chamada Recuperação, conforme é mostrado na imagem a seguir.

recoveryd1

Ao clicar em Recuperação, abrirá a janela de ferramentas de recuperação avançada e então iremos clicar na opção “Criar uma unidade de recuperação”. Lembrando que o pendrive já deve estar conectado na porta USB.

recoveryd3

Após clicar na criação da unidade, abrirá a janela de controle de conta do usuário onde iremos clicar em “Sim”, pois, necessitaremos de permissões elevadas para prosseguir.

recoveryd4

Na janela seguinte, aparecerá explicando sobre a finalidade desta unidade de recuperação e também um campo onde deveremos deixar marcado referente aos backups dos arquivos do sistema e em seguida clicaremos em “Avançar”;

recoveryd5

Na sequência aparecerá uma barra correndo, fazendo uma busca dos dispositivos externos que podem ser usados para a criação da ferramenta de recuperação.

recoveryd6

Ao terminar a varredura, aparecerá o dispositivo externo conectado para a criação. A tela seguinte solicita um dispositivo com pelo menos 4 Gb de capacidade. Mas, como estamos selecionando a opção de backups de arquivos do sistema, iremos precisar de um pendrive com capacidade de 16 Gb. 

Ao conferir que localizou ou dispositivo externo, iremos clicar em “Avançar”.

recoveryd7

Na janela seguinte aparecerá uma mensagem lembrando para fazer backups dos arquivos pessoais caso ocorra algum problema, e então iremos clicar em “Criar”.

recoveryd8

Agora é só aguardar enquanto a ferramenta cria a unidade de recuperação.

recoveryd9

Ao finalizar, aparecerá a mensagem que a unidade de recuperação está pronta e então clicaremos em “Concluir”.

recoveryd10

Agora que a unidade de recuperação está pronta, só para verificarmos se foi criada esta unidade, iremos entrar no Windows Explorer e veremos que foi criada a unidade de recuperação com o tamanho de 12 gb. 

recoveryd11

Para verificarmos se a unidade está funcionando, iremos iniciar o computador com a primeira opção de boot pela unidade USB.

recoveryd12

Ao iniciar a unidade, a primeira tela que irá aparecer será para selecionarmos o layout do teclado e então clicaremos na tecla <Enter> para prosseguir. 

recoveryd13

Como queremos solucionar o problema ao inicializar o Windows, iremos selecionar “Solução de Problemas”.

recoveryd14

Como aqui no caso só queremos verificar se esta unidade de recuperação está acessando todas as suas opções, iremos selecionar “Opções avançadas”.

recoveryd15

Iremos observar que podemos desde utilizar linhas de comando para corrigir eventuais problemas como também restaurar o sistema para um ponto gravado anteriormente (lembrando que a restauração do sistema deverá estar ativada para gravação de pontos de restauração) entre outras opções.

recoveryd16

Como pudemos verificar, a unidade de recuperação do Windows está funcionando perfeitamente. 

Fizemos a inicialização do computador através da unidade USB para termos uma idéia das telas que serão apresentadas para o reparo e recuperação do sistema. Como neste tutorial o objetivo era só de criar este dispositivo e para não ficar muito extenso, não foi aprofundado como utilizar esta ferramenta.

Caso queiram que mostre como usar estas opções de reparo, deixem seus comentários abaixo.

Abraço e até a próxima.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">