Agregue valor aos seus serviços utilizando o HDMI via IP

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Cada vez mais o profissional de TI tem sido solicitado para a implantação e manutenção de sistemas que fazem parte de outros segmentos. É comum o cliente que confia no serviço do profissional de TI pedir para ele também instalar sistemas de videoconferência, de segurança, audiovisual ou de comunicação interna. 

Como eu acredito que ninguém está numa posição de abrir mão de novos serviços e de recusar dinheiro, você vai gostar de conhecer uma tecnologia que vai facilitar muito a vida dos técnicos de TI em instalações audiovisuais utilizando a conexão HDMI. 

Trata-se de uma tecnologia que permite a distribuição de sinais HDMI de alta resolução pela rede IP. Para quem já conhece o mínimo sobre redes, vai ser muito simples criar uma matriz de sinais HDMI.

Sobre o sistema HDMI via IP

HDMI via IP​ é um sistema que comprime sinais HDMI para serem distribuídos através do protocolo IP, possibilitando seguir as mesmas possibilidades de um sinal de dados, ou seja, conectar e replicar ele para vários locais usando switches de rede. 

Só na parte de distribuição o sistema já apresenta um enorme ganho sobre sistemas comuns que só trabalham com cabo HDMI mas, além disso, como ele trabalha com protocolo IP, também traz um grande diferencial na distância: pode enviar o sinal a até 100 metros entre cada conexão utilizando cabo UTP CAT5e ou chegar a distâncias muito maiores utilizando um conversor de mídia para fibra ótica. Leia mais em Como enviar sinal HDMI pela rede IP e para grandes distâncias.

Com ele também é possível criar matrizes HDMI modulares ilimitadas e gerenciar o conteúdo que quer assistir em cada TV utilizando controle por infravermelho ou por software em um computador conectado à mesma rede.

Esquema HMI via IP Isometrico-01

Exemplo de utilização

Imagine um ambiente onde você tenha cinco ou mais fontes de sinais HDMI para enviar para 10 TVs. As fontes de sinais seriam enviadas através de cabos HDMI para transmissores HDMI via IP. De lá, os sinais seguem para um switch gigabit gerenciável e para os Receptores HDMI via IP por cabo de rede. Os Receptores são conectados nas telas ou projetores por cabo HDMI.

Casos de sucesso

Confira abaixo algumas instalações de sucesso utilizando este tipo de tecnologia:

Vantagens do sistema

  • Cria uma matriz ilimitada com quantas fontes de sinal quiser para quantas telas quiser;
  • O sistema é aberto e permite ampliação de acordo com a necessidade;
  • Possibilita aproveitamento da rede local;
  • Se 100 metros de distância não forem suficientes, você pode ampliar convertendo para fibra ótica;
  • Operação do sistema pode ser controlada remotamente;
  • Não há latência no sinal, o tempo entre o vídeo entrar no sistema, ser convertido e reconvertido para HDMI é de menos de 200 milissegundos;

Faça um treinamento GRATUITO sobre HDMI via IP

HDMI via IP

A AV Life, marca do grupo Discabos, é uma das precursoras a oferecer esse tipo de tecnologia, fornecendo desde 2011 equipamentos dessa linha no Brasil.

Acesse esta página para fazer um treinamento online GRATUITO e conferir mais informações.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">