03 princípios fantásticos do Scrum para sua vida

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

É fato conhecido que o Scrum vem crescendo e se tornando referência na condução de projetos, tanto no que tange a desenvolvimento de software quanto de qualquer outro projeto.

Não restrito apenas ao setor de tecnologia, grandes empresas vêm percebendo o valor do framework e aplicando seus conceitos na linha de produção, tendo ganhos significativos tais como: aumento da satisfação dos clientes, promoção da colaboração entre as equipes e maior agilidade em seus processos de trabalho. O Scrum também tem servindo de pilar para que empreendedores possam lançar no mercado produtos e serviços com características inovadoras em um curto espaço de tempo.

sCRUM

As numerosas aplicações do Scrum já foram amplamente exploradas por outros autores. Porém, seus benefícios não se perpetuam apenas no ambiente corporativo, o próprio manifesto ágil traz a nós conceitos relevantes que ilustram claramente o por quê do Scrum ser tão pertinente nos dias atuais e o motivo do seu sucesso nas diversas organizações pelo mundo.

São vários os princípios que norteiam o Scrum e sua aplicabilidade, contudo, destaco três principais que acredito serem de grande valia para qualquer pessoa, abaixo exemplifico os mesmos.

1. Aberto a Mudanças: Em uma sociedade dinâmica como a nossa, as mudanças em qualquer cenário exigem respostas cada vez mais rápidas. E as empresas precisam se adequar a essa constante, seja pelas invariáveis mudanças nas regulamentações, a própria concorrência de mercado ou para atender ao anseio dos seus clientes por novidades.

Mudanças geralmente trazem desconfortos iniciais, mas elas não são só necessárias, mas fundamentais para nossas vidas. Por isso, abrace as mudanças, e aja com serenidade frente aos desafios, seja amigo da imprevisibilidade e não vítima.

2. Melhoria Contínua: A metodologia “Lean Startup” ilustra bem o conceito de: desenvolver, medir e aprender com os erros, aplicando refinamento onde necessário.

Levando em consideração esse conceito, o que você tem feito para ser uma pessoa melhor? Tem aprendido com seus erros? Essas perguntas exemplificam muito bem esse princípio, diversas pessoas vivem no automático, não dando atenção necessária a si mesmo. Exerça a autoanálise, identifique seus pontos fracos e aplique o aperfeiçoamento sempre que possível.

3. Auto-Organização: Esse princípio poderia ser uma extensão do anterior, porém, precisa ser explorado a parte.

Aparenta ser algo simples, mas de fato, é o ponto mais falho, uma vez que nem todo mundo tem disciplina para entender sua aplicação e importância. Ao longo dos anos, venho percebendo profissionais que possuem grande conhecimento técnico e experiência, porém, não conseguem lidar com variantes simples do dia a dia, como tarefas, prazos e etc. Ser auto-organizado requer um comprometimento alto com suas ações, e muitos tem enorme dificuldade com isso. Portanto, aprenda a usar o planejamento a seu favor, colocando suas atividades em níveis de prioridade, definindo tempo para conclui-las e avaliando o que pode ser melhorado. Não se torne refém da sua própria ingerência!

Enfim, é possível enxergar fora da caixa e trazer para nossas vidas princípios que gerem resultados positivos, nos tornando mais prósperos no sentido amplo da palavra.

E você, concorda, discorda, tem alguma consideração? Caso tenha, por favor, deixe seu comentário abaixo!

Abraços e até o próximo artigo!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Carlos Henrique Tres

Mais artigos deste autor »

Especialista em Gerenciamento de Serviços. Certificado ITIL® Expert, ISO/IEC 20.000, COBIT, além de outras certificações relevantes. Construiu sua carreira em grandes organizações e consultorias especializadas. Além de professor e palestrante é articulista em diversos sites de tecnologia.


3 Comentários

Patrick
1

Muito bom artigo, Carlos Henrique.
Acredito que meu maior problema é não saber o prazo correto para algumas coisas, acredito que as vezes coloco tempo demais para uma situação que eu conseguiria resolver rapidamente, não sei se é porque trabalhei por muito tempo com ERP e parece que sempre pode acontecer um imprevisto hehe.
Hoje eu trabalho como TI em uma empresa de Contabilidade, se possível, gostaria que fizesse um artigo de como utilizar o Scrum em um escritório de contabilidade.
As vezes parece que não é necessário, e as vezes parece que poderia ser bacana.

Obrigado.

Carlos Henrique TresCarlos Henrique Tres Autor do Post
2

Olá Patrick,

Agradeço seu comentário, em relação a questão que você comentou, o que me ajudou muito no passado a gerenciar melhor meu tempo foi utilizar a técnica “Técnica pomodoro”,tem muito material interessante na internet sobre ela. Além disso, para aproveitar melhor meu dia, costumo usar alguns aplicativos para gerenciar melhor meu dia a dia, monto listas com minha tarefas, níveis de prioridades e etc, para isso existem existem aplicativos móveis interessantes como Trello e Evernote.
Em relação ao uso do Scrum em seu ambiente de trabalho, aqui no nosso portal tem bastante contéudo sobre o assunto que pode lhe ajudar.

Um abraço.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">