Elon Musk: um Tony Stark da vida real?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Você que vive antenado no mundo da tecnologia certamente já ouviu falar em Tesla e SpaceX, correto? Estas são duas das marcas de invenções do multitarefa e bilionário Elon Musk. E a Stark Industries? Armadura do Homem de Ferro? Obras de Tony Stark. Esses dois nomes, se vivessem na mesma dimensão, certamente poderiam ser fortes concorrentes, pois se assemelham em muitos aspectos e ambos possuem uma trajetória de vida muito parecida. Nesse breve artigo vamos costurar algumas semelhanças entre esses dois visionários.

Tony Stark

iron-man-elon-musk

Na visão do lendário Stan Lee (a.k.a criador de todo o universo Marvel), Tony Stark, é o CEO da Stark Industries, engenheiro mecânico, filantropo, inventor e ex-Diretor da S.H.I.E.L.D. Sua primeira aparição no mundo dos quadrinhos ocorreu em 1963, em Tales of Suspense #39 nos EUA. Nascido em Long Island, Stark teve uma infância difícil com seu pai (o industrial Howard Stark, que ajudou o governo americano no combate à Hydra desenvolvendo o supersoro do Capitão América), e se revelou um menino prodígio, dada sua facilidade extrema nos estudos.

Sua adolescência foi de uma evolução acadêmica brilhante, tendo passado pelo MIT (Massachussets Institute of Technology), onde se formou engenheiro aos 15 anos e depois Oxford e Cambridge. Sua sólida formação acadêmica lhe permitiu se preparar para assumir os negócios de seu pai (as indústrias Stark), mas a morte acidental de seus pais fez Tony Stark assumir precocemente os negócios da família. Desenvolvendo uma série de inventos, a armadura do Homem de Ferro foi sua maior proeza tecnológica.

Stan Lee naturalmente direcionou Tony Stark para ser um super herói, mas ao  mesmo tempo imprimiu ao personagem uma forte peculiaridade, como seu apego à iniciativas filantrópicas, fácil sucesso com as mulheres (Pepper Potts sentiu ciúmes) e um estilo de vida de Bon Vivant, condizente com sua conta bancária. Seu papel é o de proteger a humanidade por conta própria ou pela iniciativa Vingadores.

Por onde passa, no mundo imaginário, é ovacionado por sua atitude filantrópica mas ao mesmo tempo odiado pelo tom armamentista de suas indústrias.

Elon Musk

elon-musk-iron-man

Em carne e osso e estando no mundo em que vivemos, Elon Reeve Musk nasceu em 1971 em Pretória. Economista, inventor, físico, investidor e empresário, Elon Musk passou sua infância na África do Sul, numa relação não muito fácil com seu pai. Mas igualmente à Tony Stark, foi um menino prodígio, tendo programado sozinho um jogo para computador aos 12 anos de idade. Sempre ávido por leitura, desde sua infância Elon Musk lia sobre tudo.

Em razão de sua mãe ser canadense, o jovem emigrou para o Canadá, onde foi aceito aos 17 anos na Queens University, em Kingston, Ontário, o que lhe permitiu alçar voos mais altos na sua carreira acadêmica. Transferindo-se para a Pensilvânia (EUA), Elon Musk graduou-se em Física em 1997, quando também se formou em Economia pela Wharton School of Business. Ainda nos anos 90, Elon Musk mudou-se para a Califórnia para começar um doutorado em Física pela Universidade de Stanford, mas abruptamente largou a carreira acadêmica para se embrenhar no universo empresarial. Eram os anos 90, onde o mercado de internet estava em plena expansão.

O jovem empreendedor entrou nesse embalo e começou suas investidas empresariais pela Zip2, uma empresa de conteúdo para portais da internet e também foi o responsável pela criação do PayPal, importante plataforma de transações online, que lhe rendeu muitas cifras mas também desentendimentos com outros sócios da companhia, o que lhe garantiu a saída da sociedade em 2002, quando obteve também a cidadania americana. Mirando horizontes cada vez mais distantes, naquele mesmo ano Elon Musk fundou a SpaceX, empresa de desenvolvimento de foguetes, que tem a pretensão de se tornar uma empresa privada de plena exploração espacial, inclusive com o objetivo de conquistar Marte, não por meios de missão oficial de algum país, mas por iniciativa privada. A empresa vem conseguindo avanços gradativos, com seus foguetes Falcons e Dragons, já tendo inclusive aportado na Estação Espacial Internacional.

Outra iniciativa visionária de Elon Musk é a popularização de carros elétricos. Assim nasceu a Tesla Motors, que de tão pioneira ultrapassou a General Motors em 2017 em valor de mercado, ao lançar carros elétricos com preço acessível e qualidade confiável. De seu rol de empresas há mais companhias sob seu comando, todas com propósitos de evoluir tecnologias existentes, com vistas a diminuir o aquecimento global e adotar práticas ambientalmente sustentáveis. Musk sobretudo preocupa-se com questões humanitárias, pondo suas empresas sempre a serviço de melhorias práticas para a humanidade. Evidentemente que algumas polêmicas  permeiam sua carreira, principalmente por suas posições políticas muito autênticas, tendo inclusive feito críticas às políticas ambientais do governo Trump.

De todo modo, são duas histórias muito parecidas e que se cruzam no imaginário da ficção e realidade. Ambos mostram preocupação com os rumos da humanidade, são visionários, adoram tecnologias e são muito inteligentes. E do jeito que Elon Musk é arrojado, quem não garante que além de mandar um carro para o espaço (como ele fez numa decolagem recente de um de seus foguetes, que repercutiu no mundo inteiro), ele não brinda a humanidade com alguma iniciativa como super herói à la Homem de Ferro?

Seria de fato nosso Tony Stark real? Sonhar nesse campo é recomendável…

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

1 Comentários

Antonio Marcos F Souza
1

Muito bacana, o post. E eu que achava que ser um “Tony Stark” seria surreal. É muito difícil ser especialista em várias áreas. Estou falando aqui de colocar a mão na massa como o personagem “Tony Stark”. Nossa realidade, ao menos o que tenho visto, mostra que a maioria apenas quer o canudo mas não adquire conhecimento prático. Falo nisso embasado no fato que conheço muitas situações, onde engenheiros não tem a prática que seria necessária para ser um “Tony Stark”. Sou analista de sistemas mas não me contentei só com isso. Gosto de todo o processo de desenvolvimento, inclusive programação. Atualmente, estou me descortinando o caminho da Mecatrônica. Acho mais provável surgir algo, de um inventor anônimo, ou quem sabe, até possa ser Elon Musk mas, não com as características do Stark. E, dizer que fez um game aos 12 anos, é relativo.. Fez em qual ferramenta? Fez na unha mesmo? e que tipo de game? O maior gênio de nossa humanidade foi Gauss! Até hoje insuperável.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">