Windows: como configurar, via GPO, o número de minutos que o sistema esperará sessões de logon travadas antes de ser desligado

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Por padrão quando desabilitado ou não configurado o valor de tempo limite padrão para esperar sessões de logon travadas antes de ser desligado é de 3 minutos para estações de trabalho, e 15 minutos para servidores. Contudo, neste post você aprenderá por meio console de Gerenciamento de Política de Grupo a criar um GPO para alterar essa quantidade de minutos. Com isso após configurado o sistema esperará as sessões de logon travadas durante o período de tempo especificado antes de ser desligado. Vamos lá!

Configurando, via GPO, o número de minutos que o sistema esperará as sessões de logon travadas antes de ser desligado.

1. O primeiro passo é acessar o Controlador de Domínio por meio de algum usuário que tenha privilégios suficientes para criar um GPO. Um exemplo é o usuário administrador.

2. Feito o logon no Controlador de Domínio, acesse o console Gerenciamento de Política de Grupo. O mesmo pode ser encontrado na pasta Ferramentas Administrativas, localizado em: Painel de Controle\Sistema e Segurança\Ferramentas Administrativas, como é visto na figura 1.1 a seguir.

gpo-minutos-sessao-travadas-0

Figura 1.1 – Ferramentas Administrativas – Windows Server.

3. Com o console Gerenciamento de Política de Grupo aberto, crie um GPO no local que deseja vinculá-lo. Caso deseje que a configuração seja aplicada para todas as contas de computadores da empresa crie o GPO a nível de domínio. Um exemplo é mostrado na figura 1.2 a seguir, na qual foi criado um GPO a nível de Domínio, logo abaixo do nome do domínio diegogouveia.com.br, com o nome GPO_TmpLimiteSessoesTravadas. Assim, todas as estações do domínio diegogouveia.com.br receberão o GPO.

gpo-minutos-sessao-travadas-1

Figura 1.2 – Criando um GPO para alterar o tempo de limite para sessões travadas.

4. Agora clique com o botão direito do mouse no nome do GPO que criou. No menu de opções que surgirá clique em Editar… Será aberta a janela do Editor de Gerenciamento de Política de Grupo do GPMC. Nela navegue em: Configurações do Computador -> Políticas -> Modelos Administrativos -> Componentes do Windows -> Opções de Desligamento. Aqui procure pela política Tempo limite para sessões de logon travadas durante o encerramento. Dê um duplo clique do mouse na mesma. Será aberta a janela de Propriedades da Política. Nela marque a opção Habilitado como visto na figura 1.3. 

gpo-minutos-sessao-travadas-2

Figura 1.3 – Configurando GPO para alterar o tempo de limite para sessões travadas durante o encerramento.

5. Defina o tempo limite no qual o sistema esperará as sessões travadas para ser desligado no campo Opções, ilustrada na figura 1.3 acima. No exemplo da figura citada defini como 3 minutos para efeito de demonstração. O tempo máximo que pode ser definido é de 9999. Feito isso, clique em Aplicar e depois em OK.

6. Feche a janela Editor de Gerenciamento de Politica de Grupo. Feche o console Gerenciamento de Política de Grupo. Reinicie as estações nas quais o GPO foi vinculado e, na medida que forem reinicializadas, elas receberão o GPO.

Espero que este tutorial tenha sido útil para você. Qualquer dúvida ou complemento, deixe seu comentário abaixo ;)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Diego Gouveia

Mais artigos deste autor »

Nascido e residente de Fortaleza – CE, Diego Lima é graduado em Análise de Sistemas, MTAC (Multi-Plataform Tecnical Audience Contributor), escreve para diversas comunidades técnicas e é autor dos livros: Tudo sobre GPOs no Windows Server e Administrando o Active Directory com o PowerShell. Atualmente é Analista de TI e busca sempre aprender mais para o seu crescimento profissional.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">