7 tendências da Computação em Nuvem para os próximos anos

Os últimos anos foram marcados por um grande avanço das tecnologias, sendo a computação em nuvem uma das principais delas.

A democratização da nuvem e o aumento da conscientização sobre esta plataforma de serviços têm feito com que mais pessoas e empresas se beneficiem desse modelo. Até o momento, o mercado do cloud presenciou grandes acontecimentos como a ascensão dos dispositivos de Internet das Coisas (IoT) e a criação das estratégias de nuvem para segurança da informação, por exemplo.

Porém, qual será o cenário do cloud no próximo ano? Veja abaixo quais serão as principais previsões do Cloud Computing para 2020. 

profissional-tarefas-nuvem-cloud-computing

1. Crescimento das soluções em nuvem

A indústria da computação em nuvem segue como uma das mais crescentes no mundo. O aumento da aderência aos serviços de cloud deve impulsionar ainda mais esse mercado, estimulando também a ascensão de novas empresas de SaaS e PaaS, entre outros segmentos da nuvem. Outro fator a ser considerado será o aumento da receita da indústria do cloud, já que essa transição será inevitável paras as empresas. Segundo estimativa da consultoria Gartner, realizada em 2017, a indústria da computação em nuvem deve atingir o valor de US$ 411 bilhões no próximo ano, o que mostra mais uma vez o aumento do interesse mundial pela tecnologia. 

2. Aumento da capacidade de armazenamento

Outro aspecto relevante será o aumento exponencial da capacidade de armazenamento em nuvem. Com o crescimento do uso desses serviços, as empresas fornecedoras devem disponibilizar mais serviços e com recursos tecnológicos mais avançados. Em outras palavras, as empresas e indivíduos que quiserem armazenar um grande volume de dados ou executar análises mais arrojadas usando a nuvem, obterão mais eficiência em seus objetivos com essas solução. Um estudo divulgado pela Unisys, aponta que o uso de data centers privados deve passar de 43%, em 2017, para 29% em 2019.  Por outro lado, o armazenamento de dados na nuvem deve aumentar entre 20% e 28% até 2020. 

3. Aumento da adoção da nuvem híbrida    

Apesar de algumas organizações ainda optarem por data centers internos, as perspectivas de crescimento para a nuvem híbrida no próximo ano continuam positivas. Diante dos custos elevados com a manutenção das infraestruturas privadas, as empresas devem considerar dividir boa parte de seu workload com a nuvem pública. Além de oferecer redução de custos com TI, essa modalidade permite, mais agilidade na entrega de demandas, além de facilitar a implementação de novas tecnologias. Outra previsão da Gartner para 2020 é que, até lá, a nuvem híbrida seja a forma de cloud mais utilizada pelas empresas em todo o mundo. 

4. Expansão do conceito da Internet de Tudo (IoE)

Depois de muito se ouvir sobre Internet das Coisas (IoT), o conceito da Internet de Tudo (IoE) se estabelecerá como uma nova onda. Se por um lado a primeira está relacionada a máquinas fazendo conexões com outros máquinas, esta última, como o nome já diz, se refere a uma comunicação mais abrangente, envolvendo também pessoas, dados e processos. Nesse âmbito, a computação em nuvem terá uma função importante na capacidade da IoE para realizar processos como coleta de dados, interações entre diferentes agentes e análises. O IoE também permitirá que o usuário obtenha informações exclusivas sob demanda.

5. Expansão da Inteligência Artificial e Machine Learning 

A Inteligência Artificial tem revolucionado a indústria e deve ser a mais disruptiva das tecnologias nos próximos dez anos, de acordo com a Gartner. Um levantamento realizado neste ano pela consultoria aponta que 14% das companhias já utilizam a IA e quase 50% deve empregá-la no próximo ano. Nesse sentido, a Machine Learning (ML) segue como uma das principais tendências do IA para o mercado em 2020. Além do emprego da tecnologia propor experiências já conhecidas, como nos serviços de streaming e assistentes virtuais, veremos também eventos como a ascensão do Deep Learning, da interface para voz, do Edge Intelligence (EL), como também do uso do (ML) para transferência de aprendizado. Um exemplo desse último é a adoção dessa tecnologia para aplicação na educação e aprendizagem. 

6. PaaS terá aderência significativa

Uma das modalidades em nuvem que terá maior crescimento será a Plataforma como serviço (PaaS). Segundo um relatório da KPMG, a aderência desse serviço terá um crescimento expressivo até 2020, passando de 37%, em 2017, para até 56% de adoção no próximo ano. Essa ferramenta representa um ambiente hospedado na nuvem para suportar importantes ações, como criação, testes, desenvolvimento e gerenciamento de aplicações. Algumas das principais vantagens do PaaS são a redução de custo com infraestrutura, otimização da segurança de dados e sistemas, aumento de produtividade e comunicação, como também pela capacidade de escalabilidade mesmo com grandes picos de acesso. 

7. Foco na segurança

Os últimos anos registraram o maior número de ataques cibernéticos da história e é natural que as pessoas sintam-se receosas quanto ao uso das novas tecnologias. No entanto, no que tange o segmento do cloud computing, a segurança deve permanecer como um dos principais focos dos provedores de serviço. Nos próximos meses, essas empresas devem se concentrar em lançar soluções mais sofisticadas e seguras no mercado, capazes de armazenar, transmitir e operar grande volume de dados com alta segurança. Um outro fator  para isso são as leis e regulamentos para proteção de dados, como o GDPR e LGPD, por exemplo.

Você vê alguma outra tendência não citada acima? Deixe seu comentário abaixo e ajude a complementar este conteúdo 🙂

Rafael Marangoni

Mais artigos deste autor »

I started working early in my life with IT, specially with opensource solutions, always delivering services to customers in different segments. With more than 10 years working with on-premises environments, 5 years ago, I started my personal “journey to the cloud”. Since then, my job is to make things that help people to get into the cloud, or to understand how those things works.

Who knows me, knows that for me, it’s fundamental to work on something that matters, that delivers something to the society, that really makes the difference at least, for a small amount of people.

For me, work is only part of my life, a very important one, but not the most important. A very simple statement is true for me: “Family first!”.

I’m also a triathlete, not a very mad one, but who loves to swim, bike and run (in that order:)!


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!