Como instalar o Nextcloud no Linux para criar uma Nuvem Privada?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Caro leitor (a),

Neste tutorial irei demonstrar como instalar o Nextcloud no Ubuntu, sendo que a instalação para esse tutorial foi realizada usando um ambiente de testes com maquina virtual. Portanto, caso você for utilizar um VPS, deverá ajustar as informações de acordo com a necessidade do seu projeto.

A versão utilizada foi a do Ubuntu Server 18.04, entretanto, os passos descritos devem funcionar em outras versões.

Primeiramente o que é Nextcloud?

O Nextcloud é software open source que permite hospedar e compartilhar arquivos de forma segura e privativa.

Ele é bem parecido com o Dropbox, porém, possui algumas características bem interessantes, tais como seu código fonte que é totalmente aberto, proporcionando ao usuário mais controle e privacidade sobre os seus arquivos e a possibilidade de customizar a sua instalação.

Se você busca uma solução de armazenamento de arquivos onde você possa ter total controle sobre o servidor e a plataforma, ou seja, ter sua Nuvem Privada, o Nextcloud é a solução.

O que você precisa para instalar o Nextcloud no Linux

  • Um servidor Ubuntu instalado e devidamente atualizado (Com IP estático ou domínio)
  • Acesso SSH e permissão de root
  • Determinação para se liberar e tomar o controle da sua privacidade

Vamos ao que interessa!

O primeiro passo é atualizar as dependências do seu servidor para que a instalação possa ocorrer de forma eficaz, lembrando de usar um usuário com permissões de root, sendo assim execute o comando abaixo:

Após finalizar as atualizações daremos início a instalação e configuração do ambiente necessário para o funcionamento do Nextcloud.

Iniciando a instalação do Apache2 no Ubuntu

Neste tutorial iremos utilizar o Apache2 que provavelmente é um dos servidores web mais populares do mundo seguido do Nginx. Sendo assim, para realizar a instalação, basta executar o comando abaixo:

Todo o processo de instalação deve levar apenas alguns instantes, portanto, você deve apenas aguardar.

Após a conclusão da instalação devemos habilitar que o serviço do Apache2 inicie juntamente com o boot do servidor, para isso execute o seguinte comando:

Para testar se o seu servidor Apache está devidamente funcionando você pode acessar a página de testes usando o seu navegador de internet, para isso digite o endereço de IP do seu servidor ou nome de domínio.

como-instalar-nextcloud-ubuntu-7

Agora que o servidor web está instalado chegou o momento de configurarmos o banco de dados do nosso Nextcloud.

Instalando o banco de dado MariaDB no Ubuntu

Para configurarmos o banco de dados primeiramente devemos instalar os pacotes do MariaDB, que é uma ramificação do MySQL mantida pelo mesmo desenvolvedor. Portanto, todas a funções do MySQL estão presentes no MariaDB que é mantido em licença GPL v2.

Para instalar o MariaDB no Ubuntu é bem simples, execute no terminal os comandos:

Uma vez que a instalação foi finalizada, devemos executar o comando para o MaribaDB iniciar juntamente com o boot do servidor:

Agora que o serviço já está devidamente configurado iremos realizar alguns ajustes na instalação do banco:

  • Criar uma senha de root para o banco
  • Remover usuários anônimos
  • Desabilitar o acesso de root remotamente ao banco de dados
  • Remover o banco de dados de testes

Para isso você precisa executar o seguinte comando:

Neste momento será solicitado para criar uma nova senha para o usuário root e algumas perguntas serão exibidas na tela. Basta respondê-las da seguinte forma.

  • Enter current password for root (enter for none): Insira a senha atual
  • Set root password? [Y/n]: Y
  • New password: Configure uma nova senha
  • Re-enter new password: Confirme a sua nova senha
  • Remove anonymous users? [Y/n]: Y
  • Disallow root login remotely? [Y/n]: Y
  • Remove test database and access to it? [Y/n]: Y
  • Reload privilege tables now? [Y/n]: Y

Feito isso você precisa reiniciar o serviço do banco de dados, sendo assim execute o comando abaixo:

Configurando o banco de dados do Nextcloud no Ubuntu

Certamente essa é uma das configurações mais importantes, pois é no banco de dados que uma boa parte das informações referentes ao funcionamento do seu servidor Nextcloud serão armazenadas. Portanto, você deve criar um novo banco para o Nextcloud para isso siga os seguintes passos:

Acesse o seu servidor MariaDB usando o comando abaixo:

Provavelmente uma tela parecida com a mostra abaixo deve ser exibida a você:

Neste momento você deverá criar a base de dados:

Após a criação do banco é necessário criar um usuário para o banco:

Lembrando que os dados inseridos nesse tutorial são apenas para fins educacionais em um ambiente de produção utilize senhas seguras!

Agora você deve dar as devidas permissões para o usuário criado para que o mesmo possa ter total acesso a base de dados:

E finalmente você concluiu a criação do banco, agora basta atualizar os privilégios e sair do MariaDB:

Instalando o PHP 7.2 no Ubuntu Server

Provavelmente a versão 7.2 não está disponível por padrão nos repositórios do Ubuntu, portanto, você deve adicionar os seguintes repositórios para poder instalar a versão 7.2

Em seguida adicione o repositório abaixo:

Provavelmente uma mensagem solicitando para pressionar ENTER para continuar será exibida. Logo em seguida após a conclusão execute o comando de update.

Agora para o Nextcloud funcionar corretamente serão necessários alguns pacotes, para isso execute o comando abaixo que contém todos os pacotes necessários para o funcionamento do Nextcloud.

Pacotes devidamente instalados, vamos ajustar apenas algumas configurações no arquivo php.ini . Lembrando que, de acordo com o seu projeto, você precisará fazer alguns ajustes.

No arquivo certifique-se que as linhas contendo as seguintes informações estejam dessa forma, as demais configurações podem ser mantidas:

  • file_uploads = On
  • allow_url_fopen = On
  • memory_limit = 256M
  • upload_max_filesize = 100M
  • max_execution_time = 360

Depois de editar as linhas exibidas acima, basta salvar o arquivo e pronto.

Reiniciando o Apache2 para aplicar as configurações do PHP

Agora que já instalamos o PHP e todos os módulos necessários, devemos reiniciar o nosso servidor Apache:

Caso queira testar se instalação do PHP foi bem sucedida você pode criar um arquivo bem simples na raiz do seu servidor web que irá informar os dados da versão instalada do PHP, é bem simples, faça o seguinte:

Dentro do arquivo insira a seguinte informação:

Agora navegue até o endereço do seu servidor digitando o /teste.php e verifique se o arquivo exibe as informações corretas da sua instalação do PHP.

como-instalar-nextcloud-ubuntu-8

Baixando e instalando o Nextcloud

Agora podemos baixar a última versão do Nextcloud através do repositório oficial do projeto. Portanto você deve executar o comando wget, veja abaixo:

Logo após finalizar o download iremos extrair o arquivo e movê-lo para o diretório do nosso servidor web, lembrando que o arquivo está em formato zip, sendo assim necessário instalar o Unzip, veja como:

apt-get install unzip

Pronto agora basta dar continuidade no processo de instalação do Nextcloud extraindo a pasta e movendo para o diretório do servidor web localizado em var/www/html :

Uma vez que o arquivo for extraído ele irá criar uma pasta chamada Nextcloud, basta movê-la usando o comando mv, veja como:

Neste momento precisamos configurar as permissões corretas para a pasta executando o comando abaixo:

Configurando o servidor Apache no Ubuntu

O próximo passo é configurar um Virtual Host no Apache referente a instalação do Nextcloud. Portanto, você deve criar o seguinte arquivo usando o comando abaixo:

Dentro do arquivo insira as seguintes configurações adaptando os dados caso necessário.

Após salvar o arquivo você deve desabilitar as configurações padrões e ativar a nova configuração realizada para o Nextcloud.

Para finalizar você deve reiniciar o servidor Apache.

Finalizando a instalação do Nextcloud no Ubuntu

Certamente é um tutorial um pouco extenso, entretanto, estamos quase finalizando, agora basta navegar até o endereço do seu servidor, seja o IP ou o domínio configurado. Neste momento a tela do nosso servidor Nextcloud será exibida.

como-instalar-nextcloud-ubuntu-3

Você deve fornecer alguns dados para criar a conta de Administrador e fazer a conexão com o banco de dados usando as informações configuradas anteriormente durante a configuração do banco de dados.

como-instalar-nextcloud-ubuntu-4

Uma vez que os dados foram inseridos corretamente basta clicar no botão “Concluir Configuração” e aguardar alguns instantes e seu servidor Nextcloud estará pronto!

Agora você pode utilizar essa incrível ferramenta de armazenamento de dados e ter a sua própria nuvem!

Neste momento uma tela parecida com a mostrada abaixo será exibida com alguns arquivos padrões que podem ser removidos. Você pode personalizar as suas pastas, salvar arquivos, fotos e vídeos tudo de forma segura e privada.

como-instalar-nextcloud-ubuntu-1

Conclusão sobre a instalação do Nextcloud

O Nextcloud certamente é uma excelente opção para armazenar arquivos, suas funções são bem robustas podendo ser aplicado em uso particular ou pequenas empresas, médias e até empresas de grande porte. Portanto, se você ainda não usou o Nextcloud você provavelmente deve testar hoje mesmo!

Espero que tenham gostado deste tutorial de instalação do Nextcloud no Linux!

Lembrando que, para um ambiente de produção, medidas de segurança para servidores web devem ser adotadas.

Em caso de dúvidas ou complementos não deixe de deixar seu comentário abaixo!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Felipe Ferraz

Mais artigos deste autor »

Analista de Sistemas, pesquisador de temas relacionados a segurança, internet e privacidade, entre uma pesquisa e outra escreve artigos sobre tecnologia.


2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">