6 dicas para trabalhar remotamente de forma harmoniosa

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Agora, mais do que nunca, pessoas estão trabalhando remotamente e, embora esses trabalhos remotos geralmente sejam realizados em residências ou espaços de coworking compartilhados, o mundo inteiro pode ser o seu local de trabalho.

Fazer seu trabalho regular em um estado ou país diferente oferece uma série de aspectos positivos: você pode passar tempo suficiente em outra cidade para conhecê-la verdadeiramente e poder ver mais lugares sem esgotar seus dias de férias. Viajar amplia seus horizontes e pode inspirar seu trabalho.

trabalhar-remoto-home-office-carreira-profissional-ti

O necessário para um profissional de TI (em várias carreiras) é apenas um computador portátil e internet. E aqui estão algumas dicas para ajudar o seu trabalho a fluir da melhor forma.

1. Escolha um local confortável e uma Wi-Fi robusta

Você usa regularmente muitos dados para o seu trabalho? Antes de reservar uma casa ou apartamento no Airbnb, ou qualquer outro site de aluguel, você pode perguntar ao seu host sobre o estado do Wi-Fi: se ele funciona para transferir arquivos grandes, se é ilimitado e se ocorrem regularmente interrupções. A maioria dos anfitriões, procurando evitar críticas negativas e cobranças excessivas, será honesta. 

2. Segurança digital é um fator crítico

Por isso não esqueça de utilizar uma rede privada virtual para proteger o seu trabalho de ataques de hackers. Uma VPN para um servidor do Brasil lhe dá acesso a todos os sites e serviços do nosso país mesmo que você esteja localizado na Espanha ou em qualquer outro lugar do planeta.

Os quartos de hotel também podem ser suficientes, desde que o Wi-Fi seja confiável em toda a propriedade. Mas não esqueça de verificar bem o nome da conexão para evitar cair em golpes como o Man-In-The-Middle. Leve em consideração o ruído potencial de outras pessoas – ou você pode ser esse ruído se estiver fazendo uma videoconferência no meio da noite.

E embora a digitação na praia pareça impressionante nessas fotos do Instagram, areia e água não são amigas dos laptops, sem mencionar que você não pode ver sua tela sob luz solar direta. Para trabalhar de forma produtiva, você precisará de uma sala climatizada com eletricidade. Um lugar com uma mesa é ideal. Cadeiras confortáveis? Melhor ainda.

3. Considere a diferença de tempo

Você deve trabalhar nas mesmas horas que trabalha em casa? É necessário adaptar seu horário ao do seu escritório, caso você não seja um profissional independente.

Se o seu escritório não se importa com o horário, ou se você trabalha sozinho, suas opções estão abertas. Observe que a comunicação com colegas de trabalho ou clientes que estão em Chicago enquanto você está em Auckland ou Tóquio resultará em algum tempo de atraso, o que pode frustrá-los e reduzir a produtividade.

4. Adquira um plano telefônico

Se seu trabalho exigir o uso frequente de um telefone, convém analisar suas opções além do Skype e Facetime. Eles usam chamadas Wi-Fi, o que é perfeito para manter contato com amigos e familiares enquanto estiver no exterior, mas mesmo nas redes mais confiáveis, às vezes há problemas de atraso e conexão.

5. Programe alguns dias de férias

A menos que você queira ficar em outra cidade sem um salário, seu trabalho deve ser a principal prioridade nos dias em que você está trabalhando. Mas é mais fácil passar eventos legais, se você souber que também terá alguns dias livres para explorar.

Uma combinação ideal: tire alguns dias de férias no início de sua viagem – deixe o jet lag claro e aprenda a configuração de sua nova terra – e programe alguns dias livres no final também – para que você possa finalmente conferir todas as coisas que você já ouviu falar. Faça sua própria programação ou tenha um local de trabalho super flexível? Verifique a previsão do tempo e trace seus dias de férias dessa maneira.

6. Fazer check-in novamente

Se sua primeira viagem a trabalho em outro estado ou país correu bem da sua perspectiva, ainda é uma boa ideia reunir-se com seus supervisores novamente. Eles ficaram satisfeitos com a quantidade e a qualidade do trabalho que você produziu enquanto viaja? Existem coisas que eles mudarão na próxima vez?

Se todo mundo está feliz com seu trabalho sabático, parabéns! Você está pronto para planejar outra viagem.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">