Como editar vídeos de forma fácil com o poderoso Filmora9

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Caro leitor(a), neste artigo irei abordar um tema que se tornou muito comentado nos dias de hoje, a “edição de vídeos”.

Certamente se você trabalha com YouTube, ou simplesmente pensou em editar um vídeo para família, trabalho ou lazer já se deparou com dezenas de softwares de edição de vídeo não é mesmo?

E vamos ser sinceros a maioria deles possui recursos complicados de serem usados, sendo assim neste artigo irei apresentar um software extremamente fácil de usar o Editor de Vídeos Filmora9, juntamente com a plataforma Filmstocks e a versão do FilmoraPro.

Portanto se você tem buscado uma solução de software de edição de vídeo, este artigo é para você, pois este software foi desenvolvido pensando no usuário, tornando a tarefa de editar vídeos mais fácil e rápida, entretanto com recursos e efeitos profissionais.

edicao-video-filmora9-editar-videos-wondershare

Editar vídeos se torna fácil com o Filmora9

Um dos principais pontos do Filmora9 é sua facilidade, o software permite que usuários com pouco conhecimento possam criar vídeos incríveis simplesmente arrastando e soltando.

Sendo assim se você nunca editou vídeos na sua vida e tem procurado softwares para isso e só encontrou ferramentas complicadas, o Filmora9 é uma excelente escolha pois possui uma interface bem limpa e simplificada.

Lembrando que o software Filmora9 possui uma versão totalmente gratuita que permite criar vídeos incríveis, sendo que a única limitação é uma marca d’água no resultado final.

editar-video-filmora9-4

Para baixar o Filmora9 é bem simples, basta acessar o site oficial do programa e realizar o download, sendo que o programa é compatível com Windows 7, Windows 8, Windows 10 e MacOS.

Outra vantagem do Filmora9 é o processo de instalação do programa que é bem rápido e intuitivo, todo processo leva apenas alguns minutos. Uma vez que o programa foi instalado com sucesso você já pode executar o software tendo acesso a tela inicial do programa.

editar-video-filmora9-9

Como podemos observar a interface do Filmora9 é bem objetiva e limpa, trazendo opções como importação de mídia e áudio, efeitos de transições e até mesmo a possibilidade criar vídeos com a tela dividida.

Lembrando que o programa está totalmente traduzido para o Português, portanto não existe a necessidade do conhecimento do Inglês para usar o software.

Para quem já precisou editar um vídeo e usou alguma outra ferramenta sabe que a interface do programa conta muito. Sendo assim a interface do Filmora9 fica dividida de forma com que seja fácil importar, editar e executar o projeto de vídeo, sem a necessidade de ficar abrindo várias telas ou abas.

Principais recursos presentes no Filmora9

Bom até o momento vimos que realmente o Filmora9 é bem simples de usar, contudo além de ser simples nos dias hoje é necessário possuir recursos avançados.

E nesse quesito o software de edição de vídeos da Wondershare não deixa a desejar. O programa vem com uma variedade de efeitos de vídeo, dentre os principais estão: filtros, sobreposições, efeitos para transições de vídeos entre outros.

Abaixo testei um efeito que particularmente acho incrível, o efeito de água, que surpreendentemente se adéqua muito bem ao vídeo e dá um toque especial à intro ou em cenas diferentes.

editar-video-filmora9-5

Claro, este é somente um dos mais de 200 efeitos presentes no software, portanto, seria impossível descrever cada um deles em apenas um artigo, mas fica a dica, teste todos eles… São demais!

Para adicionar um vídeo é bem simples. Na opção “Mídia” você pode pesquisar os arquivos de vídeo, áudio e imagens que deseja adicionar ao projeto, todo processo é realizado de forma automática.

É válido lembrar que o Filmora9 é totalmente compatível com vídeos em 4K, ou seja, você poderá criar vídeos com uma excelente qualidade e com pouco esforço.

editar-video-filmora9-8

Após realizar a importação das mídias elas serão listadas, podendo até mesmo pré-visualizá-las, lembrando que você pode adicionar músicas e também imagens. Abaixo você pode ter uma ideia de como ficam os arquivos após serem adicionados ao projeto.

editar-video-filmora9-1

Caso você queira conhecer mais sobre o software e ter acesso a tutoriais, existe um canal oficial no YouTube com vídeos em português onde é possível aprender mais sobre a ferramenta.

Músicas, textos e infinitas possibilidades

Assim como os efeitos de vídeo, existem arquivos de áudio já inclusos no software e que estão prontos para serem usados. Sendo que eles estão divididos por gêneros: Jovem e Promissor, Gentil e Sentimental, Rock, Folk, Eletrônica, Efeitos Sonoros e Minhas músicas.

Na aba “Minhas Músicas” serão listados todos os arquivos de áudio importados por você para o software. Tudo fica bem organizado e isso certamente é importante quando se está editando algo.

editar-video-filmora9-2

Referente as predefinições de títulos presentes no Filmora9, existem cerca de  259 opções, distribuídas entre: Intros, Títulos, Terços Inferiores, Legendas e como não pode faltar Créditos Finais.

editar-video-filmora9-12

Durante os testes realizados o Filmora9 se mostrou bem robusto e os recursos presentes na ferramenta são excelentes. Portanto independente do tipo de vídeo que você pretenda criar, você provavelmente irá encontrar um efeito que se encaixe perfeitamente.

Sou YouTuber: o Filmora9 vai me atender?

Quando entramos no assunto YouTube certamente precisamos de vários recursos avançados. Sendo devido a forma como o Filmora9 foi desenvolvido ele possui recursos que atendem muito bem as necessidades de um YouTuber.

Dentre os recursos que são mais utilizados então, proporção da tela em formato 16:9 (formato mais comum em vídeos do YouTube). Além da possibilidade de exportar os vídeos criados diretamente para o canal do YouTube.

Sem sombra de dúvidas essa funcionalidade ajuda a economizar um bom tempo, pois todo o processo é feito dentro do software com apenas alguns cliques.

editar-video-filmora9-6

Além disso existe a possibilidade de gravar a tela, seja ela total ou parcial, esse recurso é bem interessante para a criação de tutoriais. Para usar o recurso basta ir no Menu Arquivo > Gravar Mídia > Gravar a Tela do PC.

Como você pode também observar é possível imagens da WebCam e gravar voz, tornando assim o Filmora9 uma ferramenta bem completa para criação de vídeos para o YouTube.

Outro recurso essencial para os YouTubers dos dias de hoje é a função Chroma Key, que é aquela técnica de substituir o fundo verde por uma imagem ou vídeo. Essa técnica foi inicialmente usada em filmes e shows de TV, porém chegou até os canais do YouTube.

E o interessante é que no Filmora9 é possível trabalhar usando essa técnica, o software vem preparado para atender usuários que precisem utilizar essa funcionalidade.

editar-video-filmora9-3

Juntamente com o Chroma Key, também é possível aplicar efeitos de telas divididas, que consiste em apresentar suas ou mais imagens ou vídeos ao mesmo tempo. Se você acompanha canais de jogos ou tutoriais você provavelmente já viu este efeito em ação.

editar-video-filmora9-11

 

Filmstock o paraíso dos efeitos de vídeos

Bom, nós vimos que dentro do Filmora9 existem centenas de efeitos prontos, porém, a Wondershare ainda traz uma novidade: a plataforma Filmstock. Que basicamente é uma ferramenta que possibilita encontrar mais efeitos para editar um vídeo com qualidade. Dentro da plataforma encontramos diversos packs de efeitos, tais como para vlog, videogame, intros e títulos.

Dentre os efeitos disponíveis na plataforma alguns são gratuitos e outros pagos, e você pode importá-los diretamente para o seu Filmora9

editar-video-filmora9-7

Ou seja, o Filmstock traz um grande número de opções que podem atender todo o tipo de vídeo. Sendo assim torna o Filmora9 um poderoso Editor de Vídeos com centenas de recursos prontos para serem usados.

Considerações finais sobre o Filmora9

O Filmora9, além de ser fácil de usar, traz recursos presentes em softwares avançados de edição de vídeo. Ele possui uma alta velocidade para renderizar os vídeos e diversos formatos prontos para serem usados.

A versão gratuita do programa oferece todos os recursos da versão paga, o único problema é a marca d’água nos vídeos. A versão FilmoraPro possui recursos mais avançados que os da versão Filmora9, portanto se você é iniciante indico a versão Filmora9 por sua simplicidade.

Entretanto caso seja um usuário intermediário certamente deve escolher a versão do FilmoraPro. Pois terá acesso a mais possibilidades de customização, correção de cores detalhadas e até mesmo supressão de ruídos.

Resumindo o Filmora9 não deixa a desejar quando o assunto é edição de vídeos. O programa se mostrou bem robusto e simples de se usar, o que o torna muito produtivo.

Prós referentes ao Filmora9

  • Muito simples de usar
  • Possui uma variedade muito grande de recursos
  • Excelente para iniciantes e até mesmo profissionais
  • Possibilidade de carregar vídeos diretamente para o canal do YouTube

Contras referentes ao Filmora9

  • Marca d’água na versão gratuita

Sendo assim aconselho você a baixar a versão gratuita e realizar testes. Gostando você pode adquirir a versão paga do Filmora9 ou FilmoraPro. Provavelmente você não vai se arrepender, pois é uma excelente ferramenta!

Atenção! Utilizando o cupom LBR10 você ganhar 10% de desconto na compra do Filmora e em outros produtos da Wondershare, como PDelement, dr.fone e Famisafe. Aproveite!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Felipe Ferraz

Mais artigos deste autor »

Analista de Sistemas, pesquisador de temas relacionados a segurança, internet e privacidade, entre uma pesquisa e outra escreve artigos sobre tecnologia.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">