Tendências de Gerenciamento de Projetos – Como Será o Futuro?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Basta pensar em como era a indústria de gerenciamento de projetos há dez anos.

Menos metodologias, ferramentas menores, equipes menores e projetos mais simples. Até 2019, as coisas mudaram tremendamente, pois as equipes não são mais menores e os projetos não são mais tão simples assim.

Como diz o velho ditado: “A mudança é a única constante”.

O cenário de gerenciamento de projetos está mudando rapidamente com as tecnologias, ferramentas e as últimas tendências em evolução. E, a mudança não parece desacelerar.

Vamos cortar o assunto e dar uma olhada nas tendências emergentes no gerenciamento de projetos que estão acontecendo em todo o mundo.

gestao-projetos-escopo-tempo-custo

As tendências mais importantes de gerenciamento de projetos para 2020

1. A expansão da inteligência artificial (IA) e Automações

Há muita discussão sobre inteligência artificial e suas implicações. Assim como o desenvolvimento de software, aeroespacial, saúde e finanças, o impacto da inteligência artificial e da automação também pode ser visto e sentido no setor de gerenciamento de projetos.

Impacto: Muitas empresas já começaram a usar a IA no gerenciamento de projetos para executar suas tarefas diárias que exigem esforço humano por meio da automação de tarefas. O efeito vai além da automatização de tarefas simples, mas também é bastante útil na obtenção de informações de desempenho.

Os gerentes de projeto podem usar a automação para executar tarefas complexas, desde o agendamento à visualização de dados e tomar decisões informadas com base nas informações capturadas.

O que fazer sobre isso: Em primeiro lugar, os gerentes de projeto devem adotar a IA no gerenciamento de projetos e aprender como aproveitá-la para a conclusão bem-sucedida do projeto.

Depois de aprender a aproveitar a IA para automatizar os dados, a execução do projeto será muito mais fácil do que antes. Também abre caminho para a construção de relacionamentos significativos com os membros da equipe e os clientes.

Vamos ver como a IA permitiu uma melhor estimativa de risco: todos sabemos como os prazos são adiantados devido a estimativas ruins ou fatores externos desconhecidos. Com inteligência artificial, você pode obter a estimativa certa da duração, custos e progresso de um projeto, ajudando-o a prever cronogramas realistas para o seu projeto.

2. Inclusão de abordagens de gerenciamento de projetos híbridos

É verdade que nem todos os projetos são iguais e nem todas as equipes podem se ater a uma metodologia específica. Talvez seja por isso que o conceito de gerenciamento de projetos híbridos tenha ganhado muita atenção e o número de gerentes de projetos e mestres do Scrum que combinam mais de uma metodologia esteja aumentando dia a dia.

Em palavras simples, o gerenciamento de projetos híbridos se refere a métodos que combinam abordagens do ambiente tradicional de gerenciamento de projetos e da palavra ágil.

Impacto: Ao implementar o modelo híbrido, você traz todos os seus projetos, tarefas, pessoas e comunicações em um único local, ajudando você a fazer as escolhas comerciais corretas.

Por exemplo, ao misturar a abordagem tradicional com a metodologia Agile, membros da equipe com visões diferentes, os estilos de trabalho podem trabalhar juntos à sua maneira, abrindo caminho para mais estabilidade, engajamento e eficiência.

O que fazer sobre isso: Use a discrição para entender qual metodologia funciona melhor para um projeto específico. Os gerentes de projetos inteligentes estão optando por uma mistura de metodologia ágil e tradicional para obter o melhor dos dois mundos.

3. O impacto da inteligência emocional (EQ)

Você pode estar se perguntando como a capacidade de entender e reconhecer emoções tem algo a ver com o sucesso do projeto? Bem, ele desempenha um papel vital. Quando o PMI fez uma pesquisa, verificou-se que 58% dos entrevistados acreditam que a inteligência emocional é um dos mais fortes preditores de desempenho, independentemente da natureza do seu trabalho.

Impacto: o gerenciamento de projetos vai além de definir o escopo, estabelecer prazos e decidir o orçamento. Os gerentes de projeto também precisam gerenciar as pessoas, o que significa mais complicações.

Não compreender as emoções dos membros da equipe pode levar a muita atividade emocional em uma equipe. Obviamente, o resultado nem sempre é ótimo.

O que fazer sobre isso: Para lidar com personalidades diferentes e garantir o sucesso do projeto, é necessária uma compreensão adequada das emoções (tanto a sua quanto a de outras pessoas) tornando-a uma habilidade de liderança necessária para gerentes de projeto em todo o mundo.

Assim, aprender a arte das emoções e o que leva as pessoas está se tornando mais importante do que nunca para prever o sucesso do projeto no futuro.

4. Mais foco na análise de dados e números

O gerenciamento de projetos envolve muitos dados. Os gerentes de projeto estão cada vez mais aproveitando as informações de dados para tomar decisões informadas para lidar com os projetos de uma maneira melhor e aumentar o crescimento dos negócios.

Impacto: Seja o planejamento do projeto, o gerenciamento da qualidade ou a estimativa de riscos, o uso da análise de big data já começou a moldar o mundo do gerenciamento de projetos. Os dados coletados são úteis para aprender a formar equipes, o tamanho da equipe, como incluir e posicionar membros da equipe, conjuntos de habilidades necessárias para gerenciar melhor os projetos.

O que fazer sobre isso: Os espertos e os sábios aproveitam os avanços tecnológicos para permanecerem relevantes. A análise de dados, se usada da maneira correta, tem o poder de produzir muito valor comercial.

“O que é medido, é gerenciado” – Peter Drucker, guru da administração

Se você é alguém que não gosta de números, encontre as ferramentas que podem fazer o trabalho por você. As ferramentas de análise de projeto oferecem parâmetros estratégicos que podem ajudá-lo a obter uma imagem completa de todas as atividades do projeto. Obtenha dados de alto nível e relatórios personalizados com ferramentas técnicas, como Google Data Studio e Tableau, para visualizar dados.

5. Ferramentas e soluções avançadas de gerenciamento de projetos

Na era digital de hoje, as ferramentas de gerenciamento de projetos se tornaram uma parte indispensável do gerenciamento de projetos. Os números contam a mesma história. Segundo uma pesquisa, 77% dos projetos de alto desempenho usam software de gerenciamento de projetos para planejar, executar e controlar todos os aspectos do gerenciamento de projetos.

Impacto: As ferramentas e soluções de gerenciamento de projetos sempre foram o fator de mudança do jogo. Abaixo estão algumas maneiras de como essas ferramentas estão fazendo mudanças positivas no gerenciamento de projetos.

  • Planejamento do projeto: usa dados de projetos anteriores para planejar melhor
  • Agendamento e acompanhamento de tempo: mantém o controle do tempo gasto em tarefas e gerencia eventos, reuniões, marcos e prazos agendados
  • Comunicação e colaboração: permite compartilhar informações críticas com membros da equipe, clientes e partes interessadas
  • Orçamentos e prazos: ajuda a entregar projetos dentro do orçamento alocado
  • Rastreamento de progresso: mantém o controle dos projetos em andamento, se eles estão no caminho certo ou não, se os recursos precisam ser ajustados ou não.

O que fazer sobre isso: Escusado será dizer que as ferramentas de gerenciamento de projetos são de grande ajuda para os gerentes de projeto para planejar e entregar projetos dentro do prazo. Eles também oferecem aos membros da equipe uma plataforma para se comunicar e colaborar em um único local.

6. Maior trabalho remoto

Não é novidade que o número de profissionais que optaram por trabalhar remotamente disparou nos últimos dois anos. E a tendência chegou para ficar. De acordo com a Gallup,
“O trabalho remoto está em ascensão desde 2012: de 39% em 2012 para 43% em 2016. O desejo de trabalhar remotamente chegou para ficar e não se limita a alguns setores selecionados.”

Impacto: o gerenciamento remoto de projetos oferece muitos benefícios. O primeiro sendo mais flexível no cronograma e o segundo, sem precisar ir ao escritório todos os dias. Os custos do projeto também são reduzidos. Além disso, você tem a oportunidade de trabalhar em um conjunto diversificado de talentos.

O que fazer sobre isso: Para destacar o melhor da sua equipe remota, escrevi algumas dicas práticas:

  • Reuniões semanais ou quinzenais de check-in e chamadas para saber como as coisas estão progredindo
  • Responsabilize os membros da equipe solicitando atualizações de status
  • Comece a usar ferramentas de colaboração on-line, para colaborar com os membros da equipe e ficar por dentro das novidades
  • Realize análises de desempenho algumas vezes por ano

E vocês, o que esperam para o futuro?

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Rafael Coan Machado

Mais artigos deste autor »

Há 20 anos atua na área de TI como Especialista em Infraestrutura e Gestão de Projetos. Certificado PMP, ITIL v3, COBIT 5, VCP-DCV, VCP-NV, MTCNA, CCNA, entre outras.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">