EUA libera frequências White-Spaces

Recentemente, os Estados Unidos liberaram as frequências para uso não licenciado do espectro White Spaces (“espaços abertos”). Isso permitirá que as empresas prestadoras de serviço realizem a transmissão WiFi em longa distância. Enquanto essa tecnologia não é permitida aqui no Brasil, a LanLink Informática oferece aos clientes o suporte de redes WiFi Indoor, com a necessidade dos Access Points internos. Para mais informações sobre os serviços oferecidos pela empresa, os interessados podem acessar o site www.lanlink.com.br.

A FCC (Federal Communications Commission), órgão norte-americano, que corresponde à ANATEL brasileira, divulgou no último mês de setembro as normas que devem vigorar neste processo que libera as frequências White-Spaces para uso não licenciado. No Brasil, com as regras em vigência, só será possível a implementação dessa tecnologia a partir de 2016, quando deixarão de existir canais de TV analógicos, permitindo a re-utilização desse espectro.

Com essa realização e quando o padrão IEEE 802.11af estiver publicado, o Diretor da LanLink, Sérgio Ricardo Oliveira, afirma que não será necessário o equipamento Access Point interno, bastando apenas que os computadores possuam uma placa para receber o sinal Super WiFi.

Esse sinal será transmitido de alguma antena externa distante. “O advento da TV Digital foi que possibilitou a liberação do espectro White-Spaces, mas TV Digital no Brasil é recente. Nos Estados Unidos, essa tecnologia é mais antiga. Creio que a ANATEL crie alguma normatização para viabilizar o uso não licenciado do espectro White-Spaces, mesmo antes de 2016, principalmente com a proliferação de sistemas baseados em rádio cognitivo”, afirma Sérgio Ricardo, complementando que isso reduz as chances de interferência em sistemas licenciados.

A LanLink atua no mercado de TI desde 1988. Para prover soluções, a companhia possui parcerias com fabricantes reconhecidos como a IBM, Microsoft, Cisco Systems, Symantec, dentre outros. A empresa tem matriz em Fortaleza e possui filiais em Salvador, Brasília, Aracaju, Recife, Natal e Belém.

Fonte: Cibermídia Comunicação Marketing

Profissionais TI

Mais artigos deste autor »

Eventos, cursos, livros, certificações, empregos, notícias e muito mais do mundo da TI (Tecnologia da Informação).


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!