Gestão de riscos: você ainda vai desejar ter se especializado nesta área!

Que tal aumentar suas chances de sucesso e explorar a oportunidade de crescer no Brasil do futuro? Você ainda vai ter desejado se especializar em Gestão de Riscos…

Grana. É isso. Acho que não tem muito para onde correr. Projetos precisam de dinheiro para saírem do papel, a gente precisa de dinheiro para pagar contas pessoais. Para mim, Frederico Aranha, gerenciamento de riscos significa dinheiro. Mais dinheiro. Hoje, além de professor e consultor em gerenciamento de projetos, também empreendo. Patrocino projetos. Eu já gerenciava riscos em projetos como PMP® há algum tempo, mas o verdadeiro valor do gerenciamento de riscos eu vi na prática uma vez que me tornei empresário.

gestao-de-riscos

Um risco não é só algo ruim, riscos podem ser oportunidades. Mas antes de falar das oportunidades, quero falar de números. Gerenciar riscos aumenta a chance de sucesso dos projetos que gerenciamos e aumenta, assim, nossa chance de sucesso profissional. Cada vez mais empresas buscam – sem querer parecer clichê – mais resultados com menos recursos, além de melhores profissionais. O momento que vivemos não é um clichê, é único: retomada do crescimento. Vamos sair do negativo, podes crer! Ricardo Amorim fala em crescimento de até 6% ao ano nos próximos 5 anos. Será possível? Este é um risco positivo se analisarmos dados históricos. A oportunidade está dada.

Vamos voltar a falar sobre dinheiro?

Quando começamos a identificar riscos em nosso projeto, temos a tendência de buscar apenas riscos negativos, ameaças. Um bom treinamento em gerenciamento de riscos vai te dar a percepção de que oportunidades também são riscos, mas positivos. Identificar é o primeiro passo, o segundo passo é analisar os riscos para então planejar respostas. Quando pensamos em um risco de atraso frente a algum evento climático e nos preparamos para este risco, estamos garantindo o sucesso do projeto e garantindo que o impacto financeiro daquele risco não vai ser uma surpresa. Isso significa segurança para as contas da empresa e satisfação para as partes interessadas.

Recentemente recebi uma proposta: criar 3 cursos sob demanda para uma empresa enorme. Fechamos o negócio com base em um projeto preliminar. Logo de cara percebi que existia a possibilidade de antecipar diversas entregas se meu fornecedor de material didático se organizasse bem. Essa possibilidade precisaria ser explorada: eu antecipei passagens aéreas, fiz uma boa negociação com hotéis e até consegui um desconto em um restaurante em São Paulo – onde iria gravar os cursos – porque consegui paralelizar o trabalho do meu fornecedor junto ao meu e garantir a entrega do material didático de todos os cursos de forma antecipada. Ao invés de fazer 3 viagens para gravar os cursos, com minha nova organização pude fazer tudo em uma única viagem. Sim, mais dinheiro para minha empresa!

Isso é ruim?

Eu percebi a oportunidade: antecipar a entrega do material me permitiria gravar todos os cursos de uma vez só. Pimba: consegui. Eu identifiquei um risco positivo, explorei a oportunidade alterando meu projeto e negociando boas taxas com fornecedores de serviços. A empresa ganhou mais dinheiro.

A sua mente precisa estar pronta para entender o gerenciamento de riscos. Este mindset vai preparar você para explorar oportunidades, eliminar ameaças, aumentar o ROI dos projetos que você gerencia e diminuir a insegurança de partes interessadas frente ao seu trabalho. Nós vamos precisar de você, nós, empresários, agora que o Brasil está voltando a crescer.

Você pode se tornar um dos menos de 200 profissionais especializados em gerenciamento de riscos no Brasil e fazer desse um dos seus maiores diferenciais.

Quer saber como? Conheça mais a certificação PMI-RMP® fazendo o download do nosso mapa da certificação PMI-RMP® elaborado junto com o professor Alexandre Vignado, profissional especialista em riscos certificado como PMI-RMP® pelo PMI®.

MAPA-RMP-margem-1

Que tal crescer e ganhar mais? Eu tenho certeza que se você não investir agora, vai desejar ter se especializado nesta área.. Mas aí vai ser tarde demais!

Um forte abraço,


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!