Low Cost tem SLA para o descarte responsável de insumos

Os fornecedores de outsourcing de impressão em todo o mundo possuem grandes responsabilidades ambientais. Além de trabalharem com muitas folhas de papel, estas empresas lidam com grande quantidade de impressoras e outros equipamentos, como copiadoras, todos fadados a se transformar em “lixo eletrônico” ao final da vida útil. É neste momento que o descarte em locais inadequados podem causar impactos ambientais. Somente nos EUA, os cartuchos de jato de tinta descartados num ÚNICO ANO, se colocados lado a lado dariam a volta ao mundo duas vezes? Em termos de peso, isso equivale a 27.000 elefantes africanos, ou o mesmo volume que enterrar dois milhões de refrigeradores domésticos em lixões.

No Brasil, a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi sancionada pelo Governo Federal em 02 de Agosto de 2010. Entre outras providências, o documento estabelece diretrizes gerais sobre a responsabilidade das empresas na correta destinação dos resíduos sólidos provenientes do serviço que executam. As normas seguem modelos europeus e incluem, entre as empresas, os fornecedores de outsourcing de impressão. “Na Low Cost, existe uma preocupação em seguir à risca esta determinação e incentivamos, inclusive, nossos clientes, para que adotem o mesmo tipo de atitude, ajudando a disseminar a cultura de destinar os resíduos sólidos de forma responsável, reduzindo os impactos ambientais das atividades empresariais”, revela Francis Safi, diretor da Low Cost.

Quando o usuário faz o descarte, ele pode fazê-lo de forma inadequada, deixando o insumo usado no lixo ou esquecido em outro local. A melhor forma de controlar a destinação dos resíduos sólidos é por meio da logística reversa. No caso das operadoras de outsourcing de impressão, consiste em ecolher estes insumos e devolvê-los a um centro de remanufaturamento ou descarte, normalmente associado ao próprio fabricante destes insumos. “Nossas operações e todos os controles são planejados e bem estabelecidos”, explica Francis Safi. “Na Low Cost, a responsabilidade dos fabricantes na cadeia produtiva não cessa ao entregar o produto ou serviço, seguindo o conceito denominado EPR (Extended Product Responsibility). “Nossa responsabilidade só termina depois que os insumos são corretamente destinados, ao atingir o fim de sua vida útil”, complementa Francis Safi.

Com apoio de governos e empresas de todo mundo, grandes progressos já foram atingidos para reduzir o impacto ambiental do lixo eletrônico. Há 10 anos atrás, o número de componentes reciclados em uma impressora girava em torno de 40%. Hoje, já ultrapassa os 85%, muitos dos quais utilizando plástico reciclado de antigos cartuchos de tinta. “Na Low Cost, fazemos questão de contribuir para que esse progresso continue e por isso, da mesma forma que temos SLA para a entrega dos insumos nos clientes, por exemplo, temos para o descarte dos mesmos, sempre que é preciso uma substituição”, finaliza Francis Safi.

Conheça alguns trechos importantes da lei:

“XII – logística reversa: instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”

Art. 30.  É instituída a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, a ser implementada de forma individualizada e encadeada, abrangendo os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, os consumidores e os titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, consoante as atribuições e procedimentos previstos nesta.

Art. 33.  São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de:

VI – produtos eletroeletrônicos e seus componentes.

Saiba mais sobre a Low Cost no site www.smartlowcost.com

Fonte: Enterprise Criatividade em Marketing e Comunicação

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