Oracle SOA Suite 11g: a solução para os desafios de integração

A Oracle criou a SOA Suite para que as empresas e organizações possam contar com uma infraestrutura TI mais ágil, flexível e que ofereça rendimento. Por meio da integração dos dados e a lógica de negócio de seus sistemas separados, a suíte SOA permite às organizações unir os objetivos de negócio com a infraestrutura de TI. Estas características explicam sua alta aceitação e clara liderança no mercado.

A SOA (arquitetura baseada em serviços, em português) é uma plataforma flexível, que cria processos de negócios adaptáveis e reutilizáveis resultando em maior eficiência operacional para as empresas, tanto na área de serviços como em todo o processo. A Oracle SOA Suite 11g traz uma plataforma SOA completa, integrada e hot-pluggable que permite ativar aplicativos de negócios de última geração, simplificando o acesso, a integração e a organização de serviços, o processamento de eventos complexos (CEP, sigla em inglês), monitoramento e gestão.

Os avanços da suíte Oracle SOA 11g proporcionam um ambiente unificado com a integração de serviços interativos, incluindo ainda a padronização em uma arquitetura única de serviços de componentes (SCA). Com ela, é possível alcançar um rendimento alto (quase em tempo real), quando se executa a Oracle SOA Suite 11g com outros componentes da tecnologia do Oracle Fusion Middleware.

Com a SCA, os desenvolvedores podem combinar diferentes componentes, sem necessidade de código personalizado. Como resultado, contam com desenho rápido, conjunto de aplicativos muito ágeis e adaptáveis e um novo nível de cooperação entre as empresas e as equipes de TI.

Casos de sucesso na região

Estratégia Digital do Governo do Chile – Formada por vários ministérios, a plataforma proporciona o acesso a tecnologias para acelerar o desenvolvimento nacional. A proposta era implementar uma infraestrutura sólida e escalável que facilitaria o intercâmbio de informação institucional, melhoraria o tempo de resposta ao público e simplificaria as medidas com uma plataforma integrada. Trabalhou com Adexus e Everis Chile, parceiros de negócios da Oracle, para implementar a Oracle SOA Suite e a Oracle WebLogic Platform, que possibilitou o intercâmbio on-line de informação entre cinco instituições do estado e 32 serviços de informação pública. Com o Oracle Database Enterprise Edition, foram criados dois sites de base de dados que executam 150.000 transações mensais, com o tempo de transação inferior a dois segundos. Estabeleceu um serviço integrado de utilização interna para 35 medidas públicas, com economia de custo e tempo. O tempo de realização de algumas medidas reduziu de três dias para dez minutos. E com o Oracle Real Application Clusters equilibrou as cargas entre as bases de dados, com um ótimo desempenho dos aplicativos e alta disponibilidade do sistema em 99.5 %.

Poder Judicial do Estado de Querétaro, México – Instituição que atende uma população de dois milhões de habitantes. Permitiu aumentar a visibilidade da informação e agilizar os processos jurídicos com a implementação de uma infraestrutura de TI de alta disponibilidade, que garante o intercâmbio de informação com a Procuradoria Geral de Justiça. A automatização dos processos administrativos facilitou a execução de 26 mil processos/ano com uma eficiência operacional que acelerou os processos jurídicos em 80%. Foram criadas opções de autosserviço em um ambiente web que atende 1.552 consultas diárias on-line. A automatização de processos administrativos eliminou processos manuais e o reprocessamento da informação em 95%. Com a ajuda do Oracle Identity Management, criou-se um repositório estatístico e digital de casos judiciais e a instituição obteve total segurança de entrega e transferência da informação.

Fonte: Ketchum Estratégia

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