Como remover senha de usuário do Windows usando o Linux

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Certamente isso pode parecer pouco provável de acontecer, entretanto, é muito mais comum do que se imagina!

Digamos que você esqueça a senha de login do seu Windows 10 e não consegue mais acessar o seu usuário… Ou algum amigo esqueceu e pediu sua ajuda para recuperar o acesso.

Apesar de parecer algo preocupante, se for um usuário local o processo para remover/resetar a senha de um usuário do Windows 10 é bem fácil.

senha-usuario-windows-kali-linux-03

Neste artigo irei abordar um dos métodos mais utilizados para remover senhas do Windows 10, que é usando o Kali Linux.

Primeiramente um pouco sobre o Kali Linux

Provavelmente você já deve ter ouvido falar ou até mesmo ter utilizado o Kali Linux, uma distribuição Linux focada em Pentest e Perícia Forense.

O Kali é uma distribuição baseada no Debian e é considerado o sucessor do antigo Back Track (outra distribuição Linux focada em Pentest).

Normalmente ele é utilizado para auditoria de redes, contudo, ele é um verdadeiro canivete suíço que pode ser bem útil se você trabalha com TI.

O sistema é desenvolvido pela Offensive Security uma renomada instituição especializada em segurança da informação mais especificamente testes de invasão.

Ou seja, o Kali Linux é mantido por quem entende do assunto, a distribuição vem repleta de ferramentas prontas para para executar auditorias a redes e sistemas.

Portanto, para esse tutorial aconselho a baixar a última versão do Kali Linux no site oficial do projeto.

Requisitos para resetar a senha de usuário do Windows 10 usando o Linux

  • Uma instalação funcional do Windows 10
  • Um computador com Windows 10 e usuário local do sistema com senha configurada (se você não tiver ideia da senha fica mais divertido)
  • Pendrive de 8Gb
  • Kali Linux
  • Conhecimentos básicos para dar boot pelo pendrive

Passo 1: Criar o nosso pendrive bootável

Para podermos iniciar, primeiramente você deve baixar a ISO do Kali Linux clicando neste link. Caso queira selecionar outra forma de download, como Torrent, por exemplo, clique aqui.

Logo após finalizar o download precisamos gravar a imagem do Kali Linux no Pendrive, para isso iremos o utilizar o Rufus, você pode baixa-lo clicando aqui.

Uma vez que o Rufus foi baixado, basta executar o programa, selecionar o pendrive destino e a imagem do Kali Linux baixada anteriormente, em seguida clique em INICIAR.

senha-usuario-windows-kali-linux-01

Após a instalação ser finalizada podemos dar continuidade no procedimento de remoção de senha do usuário do Windows.

Passo 2: Dar Boot usando o Pendrive com o Kali

Com o pendrive devidamente conectado precisamos iniciar o nosso computador através da unidade USB. Para isso, você precisa acessar a BIOS do seu computador e alterar a ordem de boot.

Em alguns computadores é possível pressionar uma tecla especial e selecionar por qual unidade o computador deve iniciar

Normalmente ao pressionar a tecla F12 você será direcionado a Bios do seu computador, entretanto, isso pode variar, sendo assim, confirme com o manual do fabricante.

Na Bios procure por alguma opção relacionada a “Boot order” ou ordem de boot e selecione como primeira opção o pendrive que você inseriu no computador.

Passo 3: Iniciar o Kali Linux

Assim que você der boot pelo Pendrive, algumas opções de formas de inicialização do Kali Linux lhe serão apresentadas.

Portanto, nessa etapa você deve selecionar a 3º opção Live (forensic mode), pressione Enter e aguarde a inicialização do sistema operacional.

senha-usuario-windows-kali-linux-05

Caso lhe seja solicitado uma senha para acessar o sistema, o nome de usuário é root e a senha padrão do Kali Linux é toor.

Passo 4: Remover a senha do usuário do Windows 10

Agora que já iniciamos o nosso sistema Kali, devemos abrir o diretório de arquivos e navegar até a pasta do System32.

Normalmente essa pasta fica armazenada no seguinte caminho: /Windows/System32, dentro da pasta clique com o botão direito e selecione a opção Open Terminal Here

Dica: Para navegar até a pasta selecione a unidade de disco rígido usada por sua instalação, no caso deste teste é a unidade de 53 GB.

senha-usuario-windows-kali-linux-04

Já no terminal, digite o seguinte comando para navegar até a pasta config:

Ou alternativamente você pode navegar visualmente pelos diretórios até a pasta config e realizar o procedimento citado acima que irá funcionar também!

Agora iremos digitar um comando para listar todos os usuários do Windows 10, portanto digite o seguinte comando:

senha-usuario-windows-kali-linux-08

Apareceu um erro de “read only”?

Caso ao digitar o comando você receber um erro de “read only”, não se preocupe, para contornar esse problema faça o seguinte.

  1. Desligue o computador
  2. Remova o pendrive
  3. Inicie o Windows normalmente
  4. Insira o Pendrive
  5. Na tela de login, ao lado direito clique no botão de “Power” e selecione reiniciar
  6. Inicie através do Pendrive e repita os procedimentos do quarto passo

Passo5: Finalizando

Agora que já contornamos o problema de “read only” e já executamos o comando para listarmos o usuário, devemos selecionar qual conta iremos remover a senha.

No caso deste tutorial a conta em questão é a de nome “Felipe” (substitua pelo usuário desejado), sendo assim execute o seguinte comando:

Após executar o comando uma tela parecida com a imagem abaixo lhe será exibida, confira:

senha-usuario-windows-kali-linux-06

Neste momento algumas opções nos serão apresentada, contudo para este tutorial iremos focar apenas na remoção da senha, portanto selecione a opção de número 1.

Em seguida pressione a tecla “q” para fechar o menu de seleção e em seguida salve as alterações realizadas pressiona a tecla “y”.

senha-usuario-windows-kali-linux-02

Agora basta reiniciar o seu computador, remover o pendrive e, se for o caso, alterar a ordem de boot na BIOS para iniciar novamente pela instalação do Windows.

Uma vez que o Windows 10 iniciar novamente você notará que a senha do usuário selecionado foi totalmente removida, possibilitando ter acesso novamente ao Windows.

senha-usuario-windows-kali-linux-07

Como podemos observar, a senha foi totalmente removida habilitando a opção de configurar uma nova senha para o usuário em questão.

Conclusões finais

Para este tutorial resolvi utilizar o Kali Linux por questões de comodidade, contudo, a ferramenta utilizada neste tutorial, a “chntpw“, pode ser utilizada em outras distribuições.

Essa incrível ferramenta é um projeto totalmente open source desenvolvido por Petter Nordahl Hagen e seu primeiro lançamento foi em 28 de Maio de 1997.

Espero que essa dica possa lhe ser útil para você remover uma senha de um usuário no Windows 10 usando o Linux.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Felipe Ferraz

Mais artigos deste autor »

Analista de Sistemas, pesquisador de temas relacionados a segurança, internet e privacidade, entre uma pesquisa e outra escreve artigos sobre tecnologia.


1 Comentários

AvatarLuiz Marins
1

Legal …

“..usuário local do sistema..”

Mas caso não seja um usuário local, este procedimento funcionaria?

Grato.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">