Saiba mais sobre o Microsoft Copilot: assistente de IA generativa da gigante de tecnologia

Depois da popularização do ChatGPT e de outras ferramentas de inteligência artificial nos últimos anos, chegou a vez da Microsoft lançar novos recursos para as suas ferramentas.

Este ano, a gigante de tecnologia anunciou que as principais funções dos seus softwares teriam uma ajuda a mais, para garantir praticidade e produtividade.

A novidade se chama Microsoft Copilot, um assistente de IA generativa integrado aos principais softwares da empresa, e estará disponível para clientes corporativos em novembro.

Imagem de olia danilevich por Pexels

Mas, afinal, o que esperar desse pacote de recursos?

Mais poder de criação

Desde que o ChatGPT foi lançado, muitas pessoas estão usando o chatbot para solicitar dicas e instruções sobre como criar algo. Para fazer um texto, por exemplo, os usuários podem dar alguns comandos sobre as informações que são importantes e o que formato que deve ter.

Agora, essa etapa não será tão necessária. Dentro do Microsoft Copilot, será possível obter ideias sobre como desenvolver algo, de acordo com a ferramenta usada.

No Word, por exemplo, os usuários receberão avisos ou poderão solicitar orientações. Já no Excel as dicas serão sobre como melhorar a planilha, a disposição dos dados e assim por diante.

Segundo a Microsoft, o suporte da inteligência artificial será contínuo, e para acioná-lo bastará usar a barra de tarefas ou Win+C. Dessa forma, as pessoas poderão desfrutar dos recursos da Microsoft de maneira mais criativa.

Integração com Designer

Em geral, as pessoas utilizam o Word para produzir conteúdos, e usam poucos recursos visuais para mudar a aparência do documento. Essa realidade pode mudar, já que haverá uma integração dos recursos da Microsoft com o Designer, a começar pelo editor de texto.

A partir do que o usuário escrever, a ferramenta irá sugerir elementos visuais. Assim, um arquivo com muito conteúdo pode ganhar gráficos e outros itens, facilitando a leitura e levando a mensagem de outra maneira.

Vale notar que o Word já tem alguns elementos que podem ser inseridos no documento, porém, nem sempre é fácil saber qual é o melhor para cada ocasião. Para quem deseja mudar um arquivo fechado, como PDF, também será possível ganhar. Depois de converter PDF em Word, por exemplo, o usuário terá acesso a essa análise da inteligência artificial, e poderá fazer incrementos com facilidade.

Ajuda para compras

O Copiloto também ajudará quem está buscando por um produto no Bing ou Edge. Ao pesquisar por alguma mercadoria, a ferramenta fará algumas perguntas e depois disso irá personalizar as recomendações.

Em outras palavras, pode ser que o que uma pessoa vê não seja o mesmo que a outra, pois um ou mais objetivo delas não são os mesmos.

Outra novidade que foi anunciada é que a empresa está trabalhando para pesquisar produtos de imagens. Daqui algum tempo, os compradores poderão mostrar a foto de algo que desejam e a busca irá retornar aquilo que estavam buscando.

Armazenamento de imagens

Por falar em imagens, a edição de fotos ganhou novos recursos com a inteligência artificial. Sem precisar instalar um novo programa, os usuários vão conseguir aplicar detalhes nas imagens, destacar objetos e muito mais. A nova tecnologia é capaz de localizar o fundo e destacar objetos em poucos segundos.

Outro aspecto interessante é que agora será possível buscar imagens de acordo com o conteúdo delas. Ou seja, não será mais preciso olhar dezenas de imagens até encontrar a que deseja, a IA consegue ler e identificar o que há na imagem, tornando a busca muito mais prática.

Mais de 150 novos recursos

No total, a Microsoft anunciou que são mais de 150 novos recursos para a atualização do pacote de serviços. Esse é o anúncio mais ambicioso e aguardado pela companhia e por todos. Todas as ferramentas terão alguma facilidade proporcionada pela inteligência artificial, e ainda há outras que serão apresentadas em breve.

Diante de tudo o que está sendo lançado, a expectativa é que nenhuma tarefa de escritório seja criada da mesma maneira. Os assistentes virtuais serão a nova realidade, e os usuários passarão a ter ajuda em diversos momentos.

Agora resta esperar o lançamento do novo pacote de atualização e fazer um bom uso de tudo o que será oferecido.

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!