Fechar

Gestão de Mudança Organizacional

Por | 22 de dezembro de 2009 | Gerência de Projetos, Gestão do Conhecimento 2 comentários

Frequentemente, os investimentos em projetos são direcionados para a solução a ser implantada, acreditando-se que por si só produzirá os resultados esperados e que, quando uma solução mostra-se relevante e lógica, a adesão das pessoas é uma conseqüência natural.

A experiência mostra que vários fatores humanos e do contexto interferem no nível de interesse e adesão das pessoas a novos processos, procedimentos, ferramentas, valores e modelos de gestão e que estes fatores são gerenciáveis.

Os responsáveis por mudanças organizacionais podem planejar ações para que os fatores humanos sejam adequadamente tratados (Gestão de Mudanças – Change Management) e seus projetos tragam os resultados esperados – ROI.

Assim como a disciplina de Gerenciamento de Projetos, a de Gestão de Mudança contempla conceitos, atividades e ferramentas que devem ser contemplados na metodologia de implantação de projetos e programas de mudança organizacional.

As atividades de Gestão de Mudança podem ser agrupadas em EstruturaisEstratégicas.

Estruturais

  • Estão ligadas à necessidade de conhecimento e à capacidade das pessoas de atuarem em conformidade com as definições da nova solução (ferramentas, processos e procedimentos, valores e modelo de atuação).
  • São percebidas como necessárias nas organizações, usualmente consideradas em projetos de dimensões e complexidade significativos, mas não são suficientes para garantir a implantação de mudanças.

    E incluem:

    • Comunicação;
    • Capacitação;
    • Alinhamento Organizacional – estruturas, papéis e pessoas.

      Estratégicas

      Representam um desafio maior, pois estão associadas à estrutura de poder e controle na organização, expectativas de posição e carreira, status, entre outros fatores que muitas vezes tornam as iniciativas organizacionais não prioritárias ou indesejadas.

      Incluem:

      • Patrocínio;
      • Alinhamento Executivo;
      • Envolvimento e Suporte Gerencial;
      • Alinhamento da Cultura (valores, modelo de gestão, práticas de negócio, processos de recursos humanos, etc.).

        Vale ressaltar que o sucesso de qualquer iniciativa depende ainda da organização e da gestão do projeto em si:

        • Quem participa e de que forma participa;
        • Como a solução é desenvolvida e principalmente validada;
        • Qual o nível de compreensão dos envolvidos sobre as variáveis críticas para a sustentação da mudança proposta.

          Desta forma, a Gestão da Mudança deve ainda atuar, em parceria com a Gestão do Projeto, na organização do projeto e na dinâmica de funcionamento da equipe responsável por sua implantação, no projeto e com o seu público-alvo.

          Artigo de Sergio Fernandes, parceiro do Ezencutivo.

          Marcadores: ,

          Outros conteúdos interessantes

          Confira os 2 comentários deixados Comentar

          1. Jackson via Rec6
            9:21 em 22 de dezembro de 2009
            1

            Gestão de Mudança Organizacional | Profissionais TI…

            Frequentemente, os investimentos em projetos são direcionados para a solução a ser implantada, acreditando-se que por si só produzirá os resultados esperados e que, quando uma solução mostra-se relevante e lógica, a adesão das pessoas é uma c…

          2. Marcos Paulo
            11:36 em 23 de dezembro de 2009
            2

            Legal, gostei do blog!!!


          Deixe seu comentário!