Cuidados na Internet – Dicas básicas de segurança

Salve Amigos!!!

Todos sabem que a internet veio para nos auxiliar em muitas coisas, mas também pode nos trazer muitos problemas. Não adianta muitas vezes as empresas investirem em segurança por que a maioria dos casos de fraude são explorados no elo mais frágil de um sistema, o ser humano.

Por isso trago algumas dicas básicas de segurança, que muitas vezes parecem ser chatas e repetitivas, mas as pessoas ignoram-as e justamente estas falhas tornam-se exaustivamente exploradas pelos fraudadores. Essas dicas tanto servem para compras, transações bancárias e etc.

A primeira dica e a mais importante de todas. Quando for fazer alguma transação bancária ou compra pela internet, use sempre o seu computador pessoal, nunca no trabalho, lan house ou computadores compartilhados por muitas pessoas. Porque não se sabe o que se tem instalado nessas máquinas, logo, esse ato seria considerado uma roleta russa. Quando eu falo seu computador, presumo que sua máquina esteja com todas as medidas de segurança tomadas (como anti-vírus e atualização em dia).

Não acesse páginas desconhecidas ou links fornecidos por e-mail, não acesse e-mails informando sobre dívidas e pendência No caso do Internet Banking (de qualquer banco), observe atentamente a tela em que sua senha é solicitada. Observe a figura do cadeado, caso tenha dúvidas da procedência do site, o banco tira suas dúvidas de segurança, leia antes de digitar sua senha.

Para proteger as senhas, evite combinações óbvias, como números seqüenciais, datas de nascimento, telefones. Se possível misture letras e números. Se você tem memória fraca para decorar senhas, use combinações mnemônicas, onde são mais seguras que as convencionais justamente porque fogem das opções convencionais, como por exemplo: hacker = h@cK3r , rafael = r@f@3l. Outra recomendação também pode ser a troca regular de sua senha.

Essas foram algumas dicas de como se virar na internet sem maiores sustos. Lembrem-se sempre que a inocência ou excesso de confiança do ser humano são as maiores vulnerabilidades de qualquer sistema.

E você, tem alguma dica bacana para contribuir? Deixe seu comentário!

Fonte http://rafaeliguatemy.blogspot.com/2009/12/cuidados-na-internet.html


4 Comentários

Klaus Peter Laube
1

Olá Rafael!
É impressionante como tem gente que simplesmente “esquece” de dicas tão óbvias, não é? Reforço ainda com uma dica mais “Extreme”: Nunca informe login e senha em micros públicos. Em hipótese nenhuma!
Galera vai para lan house usar Orkut e MSN, depois fica se perguntando o que houve com seus profiles…

leandro
2

Olá galera!
Não seja besta de ficar passando suas senhas para estranhos!
Se alguém q vc ñ conhece pedir sua senha , manda ele VÊ SE O PEIXE DELE MORREU AFOGADO

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!


oito − = 2

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>