Opa, pessoal!
Há alguns dias fui atender um cliente que estava com alguns problemas de espaço no H.D. do seu computador. Ele havia feito a atualização do Windows 7 para o Windows 10, com isso, diminuiu consideravelmente o espaço livre que havia no seu H.D. Mesmo feito uma limpeza, não melhorou muito o espaço livre que ainda havia para armazenamento. Então me veio a ideia de excluir o diretório Windows.old, que estava ocupando aproximadamente 15 Gb!
Para quem não sabe, neste diretório estão armazenados os arquivos do Windows anterior e também os arquivos dos usuários. Este diretório tem utilidade no caso de querer restaurar o Windows para a versão antiga, ou seja, anterior a atualização feita. Como o cliente não pretendia fazer um downgrade (retornar a versão anterior) do seu Windows, me autorizou a excluir este diretório.
Porém, não é possível remover o diretório clicando em delete ou com o botão direito do mouse em excluir, pois é um diretório protegido por conter arquivos do sistema anterior.
Neste tutorial, irei demonstrar de forma simples como excluir este diretório e poupar ou recuperar espaço no seu HD.
Para eu fazer este artigo, eu criei um ambiente de testes em uma máquina virtual no Parallel do Mac com o Windows 7 e depois fiz a atualização para o Windows 10 para que assim pudesse criar este diretório Windows.old.
Vamos lá!
Iremos digitar limpeza no campo de busca do Windows 10. O mesmo que se refere ao Cortana (assistente pessoal do Windows).
Irá aparecer entre as respostas da pesquisa a opção Limpeza de Disco, então clicaremos nela.
Irá começar a carregar o aplicativo de Limpeza de Disco.
Abrirá a janela referente a Limpeza de Disco. Dentre as opção que aparecerão no campo de Arquivos a serem excluídos, tem a opção Arquivos de instalação temporários. Deixaremos esta opção marcada e em seguida clicaremos em Ok.
Irá aparecer uma mensagem de aviso a respeito desta opção marcada, pois se refere aos arquivos de restauração para a versão anterior. Se estiver certo da remoção, clique em Sim para prosseguir.
Ao clicar em Sim, irá remover os arquivos da instalação anterior.
Agora é hora de excluir o resto que ficou neste diretório, pois ainda ficaram os arquivos e configurações dos usuários e sujeiras do sistema.
É aconselhável que faça o backup do que ficou deste diretório antes de excluí-lo por completo.
Como ainda possui arquivos protegidos de usuários, precisamos dar permissão total neste diretório para então podermos excluir.
Para isso, iremos clicar com o botão direito do mouse em cima do diretório Windows.old e em seguida clicar em propriedades.
Na janela de propriedades, iremos clicar na guia Segurança e em seguida iremos clicar no botão Editar. Com a edição de permissões dos Usuários habilitadas, iremos clicar no “Usuários” e marcar a opção Permitir referente a Controle Total.
Na sequência cliremos no botão OK para confirmar as alterações de permissões.
Agora podemos clicar com o botão direito do mouse em cima do diretório Windows.old e clicar em Excluir (ou usar a tecla Delete).
Irá aparecer a janela de confirmação de exclusão e clicaremos em Excluir arquivos.
E começar a excluir o restante dos arquivos que ficaram.
No momento da exclusão, pode ser que alguns arquivos não serão excluídos, mas poderão ser após a reinicialização do sistema.
Acho que é isto. Espero ter contribuído. Até a próxima!
3 Comentários
Muito útil!
Parabéns Luciano
Luciano, Quando faço esse tipo de procedimento em massa, eu utilizo o ccleaner portátil, executando diretamente do pen drive.
Ele faz a mesma limpeza, e voce não precisa aguardar a aplicação das permissões.
Abraço.
Genial, tinha que remover a pasta Windows_old na unha. Valeu!!!