Como posso fazer meu negócio Web prevalecer com tanta concorrência?

Há dias tenho percebido que em muitas comunidades (na maior parte fórum de Hosting) as pessoas chegam sempre ao mesmo denominador no quesito concorrência:

– Como sobreviver a um mercado tão concorrido?!

Acompanho desde 2006 o mercado de hosting como sysadmin em ambientes Cpanel e tornou-se nítido o nível acirrado de concorrência. Empresas gigantes continuam crescendo mais ainda e como ficam os micro empresários de hosting? Vamos focar neste texto somente no segmento de Hosting, apesar de vários pontos servirem para outras áreas.

Todos os serviços de Hosting atualmente disponibilizam:

  1. Chat: implementar um chat é muito simples e já não é um grande diferencial (e sem custos) -> Livezilla;
  2. Ter atendimento fonado já não é um tão potente assim, há empresas que disponibilizam número fixo (voip) com baixo custo na mensalidade (0800 também não é um ponto tão importante nos dias atuais);
  3. FAQs: CTRL + C -> CTRL +V não agradam mais! Há pessoas que REALMENTE lêem os faqs antes mesmo de procurar um suporte mais específico.
  4. Sistema Help Desk: TODAS possuem um serviço de HD, nem que seja um cheio de bugs

O que faria minha empresa encontrar ao menos um pouco de espaço perante tantos “astros”?

Perceba que estamos na era da web 2.0, então, por que não dizer que um site elegante, acessível e bem detalhado em conteúdo é um ponto muito forte?
Sim, hoje, como consultor em empresas de hosting e desenvolvedor eu jamais hospedaria minha aplicação web em uma empresa que não possui um site decente!

Segundo ponto que considero o mais forte de todos: seu cliente é seu amigo?
Sim, mega corporações não tem tempo para relacionar-se melhor com seu cliente. Isto é fato. Um grande exemplo disso são empresas gigantes de telecom – Quem nunca teve estresse com alguma delas?

Quem nunca sentiu-se bem com um tratamento vip (ainda que por meio de telefone)?
Clientes de consultoria raramente pulam para o gramado do vizinho (ainda que o gramado do vizinho REALMENTE esteja bem mais verde que o seu).

Clientes a base de boca-a-boca, um marketing direto e bem expressivo jamais falha.
Clientes que costumam estar no sufoco e encontram um caminho (não apenas um script com bug resolvido por parte do core do idc/helpdesk) sentem-se supridos em um ambiente maduro.

Pessoas gostam de lidar com pessoas e não apenas com faqs ou informações copiadas e coladas (ou pior, robôs que enviam respostas automatizadas, como o Google).

Pense nisso!

Fica aí a minha visão como desenvolvedor/consultor que sou em relação a um mercado bem concorrido, o de Hospedagem de Sites.

Abraços


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