Tutorial: Boot do Windows 7 através de um pen drive

Olá amigos!

Tenho conversado com bastante gente que me perguntam se é possível fazer uma instalação do Windows 7 pelo pendrive. Apesar de não ser novidade para a maioria dos profissionais do ramo, tem amigos que se batem ao fazer este processo. Bom, vamos ao procedimento.

O primeiro passo importante a se fazer, é verificar se o seu computador tem suporte a fazer boot através da porta USB. O processo para verificar isso, varia de fabricante para fabricante. É possível verificar através do manual da placa-mãe ou ir direto na BIOS. Para acessar a BIOS, inicie o computador e logo na primeira tela onde aparece reconhecendo o HD e a leitoras, aparecerá qual tecla deve ser pressionada para entrar na BIOS. Como havia mencionado, depende de fabricante para fabricante. A maioria tem a tecla Del e outras a tecla F2. Daí para frente deverá localizar em qual opção do menu há o item Sequência de Boot. Neste processo, em muitos casos, reparei que não necessitava checar se existe suporte a USB, bastava conectar o pendrive no USB e quando ligar o computador, ao ir pressionando a Tecla F8 como se fosse entrar em modo de segurança do Sistema Operacional, aparece a opção para selecionar a mídia de boot, então é só selecionar a mídia correspondente ao USB.

Vamos ao processo do preparo do pendrive (Não esquecer de que o pendrive já deve estar conectado no computador).

1. No menu iniciar do Windows 7,  na parte inferior do menu onde se refere a pesquisar programas e arquivos, digite CMD. Aparecerá nas opções do menu o ícone referente ao “Prompt de Comando”. Aperte com o botão direito do mouse em cima deste ícone e depois clique com o botão esquerdo do mouse em “Executar como Administrador”. Aparecerá a tela do prompt de comando como é mostrado na imagem abaixo.


2. Na tela de prompt de comando, digitar DISKPART e depois pressionar a tecla <Enter>. Aparecerá na tela o prompt do DISKPART ;

3. Na tela do prompt do DISKPART, digite LIST DISK  e depois tecle <Enter>.  Aparecerá as informações referente aos discos conectados no computador.

4. Então, digite SELECT DISK Nº, onde Nº será o número do disco referente ao pendrive (Tomar cuidado para não digitar o número correspondente a outro disco).

5. Agora que a unidade USB está selecionada, digitar CLEAN e depois teclar <Enter>. Tenha certeza que não tem nenhum dado importante no pendrive, pois com este comando tudo será removido.

6. Após o comando acima, o qual limpou unidade conectada ao USB, digite CREATE PARTITION PRIMARYe depois pressione novamente a tecla <Enter>.

7. Após o comando acima, digite FORMAT FS=FAT32 QUICK e depois tecle <Enter>. Este comando, formatará o pendrive para o formato Fat32. O comando Quick não é o fundamental, coloquei apenas para que fizesse o processo de formatação de maneira rápida.

8. Terminada a formatação digite ACTIVE e depois tecle <Enter>.

9. Digite EXIT e tecle <Enter> para sair do prompt do DISKPART.

Terminado os processos acima, com o DVD do Windows 7 na leitora, abra o Windows Explorer do Windows 7 e copie todo conteúdo do DVD para dentro do pendrive. Caso tenha dificuldades em abrir a janela de gerenciador de arquivos do Windows 7, digite EXPLORER na opção pesquisar programas e arquivos do menu do Windows 7 e depois pressione a tecla <Enter> que abrirá a janela do Explorer. Da mesma maneira como foi feito com o Prompt de Comando.

Pronto! Agora é só iniciar o computador e fazer o boot conforme o processo explicado no inicio deste artigo.

Bom, espero ter ajudado. Sei que existem outros artigos para este processo, mas fiz algo bem detalhado para ajudar os amigos. Só não entrei no mérito de configuração da BIOS, pois aqui não era o caso.

Este artigo eu já havia postado no meu blog, mas gostaria de estar compartilhando com um maior número de seguidores. E nada melhor que postar no blog dos Profissionais de TI.

Abraço


167 Comentários

Adilson Nascimento
1

Gostaria de dar os Parabéns pelo artigo!

Apesar de ser um procedimento bastante conhecido pelos profissionais da área
(como mencionado no próprio artigo). A explicação foi muito “rica” nos detalhes.

Muito fácil de compreender. Gostei mesmo!

Adriano
5

Gostaria de dar os Parabéns pelo artigo!

muito obrigado por ajudarem de forma tão esclarecida e segura….

Carlos
7

Bom dia!

Gostaria de saber, como faço para desfazer o procedimento feito no prompt. Estou com uma máquina aqui em que o usuário fez este procedimento no HD, para conseguir instalar uma nova cópia do W7, porem sumio com a outras partições do HD! Desde já já agradeço a ajuda.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
8

Boa Tarde Carlos!

Provavelmente, na hora que o usuário foi instalar o Windows 7, em um dos processos do boot da instalação, ele deve ter excluído a partição e recriado. Provavelmente ele dividiu a partição, e criou uma apenas onde o Windows 7 seria instalado ficando a segunda sem ser criada. Tem dois processos mais simples que posso lhe indicar: Iniciar o pendrive de instalação do wiindows 7 e na hora que pede para selecionar a partição, reparar que tem uma segunda partição com um espaço que não está alocadocSeleciona ela e mande criar e depois formatar. Feito isso continuará na mesma tela, não avance para não continuar a instalação do sistema. Apenas reinicie o computador através no botão de fechar no canto superior direito desta tela. Confirme que não vai continuar a instalação e o sistema será reiniciado. só tire o pendrive que ele fará o boot normalmente. A outra opção é no menu iniciar, tem a opção COMPUTADOR do lado direito, clique com o botão direito do mouse em cima dele e depois clique na opção gerenciar. Na tela que aparecerá, no lado esquerdo tem a opção repositório > Gerenciamento de disco. Do lado direito na parte de baixo, verá que tem as partições de disco e verá que uma de tamanho ligeiramente grande não está alocada, clique com o botão direito em cima dela e depois em clique em Novo Volume Simples. Depois é só clicar de novo neste volume com o botão direito do mouse e em formatar.
Espero tê-lo ajudado.

Luciano Gusso
Analista de Sistemas
Twitter: @lqgusso

Carlos
9

Luciano, muito obrigado pela ajuda, mas estes procedimentos já tinha tentado antes… Não funcionam. Tanto quanto na hora de inicializar pelo boot no pendrive e através do gerenciador, não aparece nada alocado! É como se o HD tivesse só isso msm!!!

Caio
10

Que inutil esse artigo. Perdeu seu tempo para escrever o obvio? E eu perdi o meu lendo crente que resolveria meu problema …. to chorando aqui viu. Um site com esse nome deveria conter publicacoes inovadoras, criativas e nao traduções.

Todo esse processo para copiar o conteudo do CD para o pendrive? Se tenho o CD porque tudo isso?

Me fale agora como faco para ter um pendrive para boot sem possuir o CD?

Valeu

Vander Oliveira
11

Certeza que boota sem definir o setor de boot no pendrive? Cru assim, na maioria das máquinas que testei não funfa.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
12

Caro Caio!

Gostaria que pelo menos demonstrasse respeito ao nosso trabalho. Se você é conhecedor do assunto, acho muito legal, mas, têm muitos leitores, que de alguma forma precisam de ajuda.
Agora primeiro respondendo sua pergunta: Hoje, em o CD Bootável está caindo um pouco em desuso, os laptops e desktops com placas mães mais recentes, já podem fazer instalação a partir de pen drives o que facilitaria muito a vida de profissionais de TI como no meu caso. Não iria estar precisando um Porta-CDs com diversas edições de Sistemas Operacionais, sendo elas Linux ou Microsoft. Outra fator importante em levar em consideração, é que instalações a partir de pendrives, são mais rápidas do que leitores de CDs/DVDs . Outra situação que seria de fato muito importante, é que tem crescido as vendas de dispositivos móveis como é o caso de Netbooks e Tablets. Neste caso, não tem unidades de Leitores CD/DVD e os únicos modos de fazer uma nova instalação neles seria via conexões USB ou via rede.
Quando preparamos a instalação de um Windows XP, Windows 7 ou Windows 8 via pendrive, deve prepara-lo para se tornar um dispositivo bootável para depois copiar todo conteúdo de uma mídia de CD/DVD para dentro dele como é mostrado no tutorial. Já tentei copiar e botar um Windows 7 de um pendrive sem prepará-lo e não deu certo. Se deu certo para alguém, é possível que este pendrive já tivesse sido usado antes para tal finalidade.
Vander, acho que consegui responder o seu post também neste último parágrafo.

Abraços,

Luciano Gusso
Analista de Sistemas
@lqgusso

Richard
13

Olá, gostaria de parabeniza-lo pelo site…. muito bom
Estou tentando fazer isso aqui, mas quando dou o comando list disk, não aparece meu pen drive, mais o mesmo é reconhecido pelo windows e posso manipular os arquivos nele pelo windows explorer.
Já tentei com o pen drive por FAT e NTFS.
Você tem ideia do que pode ser?

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
14

Bom Dia Richard!

Desculpe o atraso em responder.
Você está executando o prompt de comando em modo administrativo?
Não há necessidade de formatar o pen drive antes de fazer o processo acima, pois, um dos comandos citados, faz a formatação para você

Quando você dá o List Disk,
aparecerá o número correspondente. Veja se no número que aparece o tamanho dos bytes alocados. Assim você terá uma idéia se corresponde ao tamanho do seu pen drive.
Outra situação, tente fazer uma formatação completa no pen drive, não marcando a opção rápida.
Por favor, me diga os processos que você está executando para eu lhe ajudar.

Att,

Luciano Gusso.

Emerson
15

Prezado Luciano,

Muito bom seu artigo e funciona perfeitamente, é só seguir os passos mencionados e pronto.

Caio,

Você deveria ter mais respeito com os outros, mesmo porque está fazendo um papel de idiota, visto que provavelmente não seguiu os passos mencionados que É A SOLUÇÃO PARA O SEU PROBLEMA. Deixa de ser babaca, e procure ajudar ao invés de criticar o trabalho dos outros.

Luciano,

Mais uma vez parabéns pelo seu tutorial e não dê atenção para este tipo de gente.

Emerson

Louisa
17

Fiz tudo como no tutorial, mas dá que não tem espaço no pendrive, que não é possível, e tem 16gb no pendrive. O que devo fazer?

Louisa
18

Ah, é porque não dá pra colocar arquivo de imagem iso no pendrive certo, tenho que usar algum emulador pra então copiar o conteúdo do cd né ?

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
19

Bom Dia Louisa!

Faça assim: primeiro veja o que você tem dentro do seu pen drive. Caso não tenha nada de interessante ou você já tenha feito backup do que tem dentro dele, formate-o. Após formatar faça todo aquele processo que passei no tutorial seguindo os passos. Se você tem o Windows 7 em formato ISO ou outro formato de imagem, use um programe que emule ele, para que você possa estar copiando todos os arquivos que tem dentro dele para o Pen Drive. Esta cópia dos arquivos, será feita na parte do tutorial onde se refere a cópia do conteúdo do DVD para dentro do Pen Drive.
Espero ter ajudado.
Luciano Gusso

Sil
22

Olá Luciano !
Também concordo com aqueles que pedem para que outros te respeitem.
Conheço seu site e só não funcionou porque meu computador veio com windows 8, serial na BIOS…… e já estou querendo devolver.
Mas, agora já estou mais esperta no sentido de saber criar imagem ISO (isto é, quando vc. tem o CD do sistema operacional ) e um programa para criar a imagem.
Criei também o pendrive com o seguinte:
1) imagem ISO do windows 7
2) arquivos do windows 7
3) aquele arquivo eXtranho com final cfg
Parece que não cabe em um pendrive de 3.8 gb, mas isto é o de menos.
Enfim, na Bios desativei as opções de segurança. Là há somente duas opções f10 para aceitar e Esc para cancelar. Se aperto F10 ele salva, mas para vc. salvar e sair precisa dar ESC e daí parece-me que fica desativado..
O fabricante do meu computador não quer me dar auxílio, eles querem que fiquemos presos a eles e aquelas baboseiras que eles colocam. Até arrumei e deixei do meu jeito, mas trabalho com francês e tenho outro windows francês atualização que vou colocar (se conseguir..) sobre o windows 7 (ultimate, que muda o idioma).
Tentei tuudo, mas não sei se minha BIOS não aceita nada que altero.
BIOS: JOS 811.rom v8.1 (American Trends) Não entendo de BIOS.
Preciso muito ver o windows que comprei (atualização) instalado e formatar.
Please, se puder me ajude ?
De qualquer maneira, muuito obrigada !!
Abraços,
Silvia

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
23

Oi Silvia!
Peguei estes dias um caso de ter o Windows 8 gravado no chip da placa. Tem uma opção na BIOS de alterar o método de Boot. Não basta apenas alterar a ordem de boot dos dispositivos. Tem um lugar que altera o modo de boot de EFI para o modo Standard.
Me passe o modelo do seu notebook ou o modelo de sua placa mãe caso seja PC.
Ou pode estar consultando no site do fabricante.
Até,
Luciano Gusso

Aline Villela
25

Olá! Primeiramente, parabéns pelo trabalho e por compartilhar tão ricas informações. Estava justamente a procura de um tutorial que transformasse o pen drive em bootavel e esse foi o mais compreensível. Aproveitando o comentário, gostaria de tirar uma dúvida: Como faço para ter a certeza de que estou limpando o disco certo? No caso, como sei o número correto do disco? Muito obrigada!

Luciano Gusso
26

Bom Dia Aline!
Obrigado pelo comentário.
Você vai saber qual é o disco certo na hora que você fizer um list disk, você vai reparar que vai aparecer o seu disco rígido e o pen drive. Você vai saber distinguir visualizando o tamanho. No caso da imagem que anexei. o HD tem 149 Gb e o s outra unidade tem o tamanho de 3819 mb que se refere a 4 Gb. Você sabendo qual é a capacidade do seu pen drive você vai conseguir identificar. O maior tamanho que vai estar em GB é o do HD. Sabendo o tamanho dos dois não tem erro. é só olhar na coluna que se refere ao tamanho quando executar o comando list disk.
Espero ter ajudado.

wendel
27

como faz pra formatar pelo pendrive quando o HD não tem nada instalado, no caso, tenho um HD novo, sem nada instalado, como faço pra instalar o Win 7 pelo pen bootavel?!

Bruno
28

Só tenho a parabenizar a você amigo por salvar várias pessoas rsrsrsr com este tópico, muito obrigadoooo mesmo já estava loko e desesperado pensando que iria perder o pen de 8g valeu mesmo.

LUIS FERNANDO MELO MORAES
31

A clareza de tuas explicações são fantásticas. Parabéns e muito obrigado. Um forte abraço!!!

Paula
32

Vc salvou minha vida!!!! Não sabia mais o que fazer para resolver o problema do meu micro…eu colocava o cd do win 7 para instalar e dava falta de bootmgr…ele estava formatado e não conseguia rodar o cd para instalar…
Fiz tudo que falaram de todos os post que vi na net…e com o seu eu consegui resolver meu problema!!!!!

MUITO OBRIGADA!!!!!!!

Isabelle Torres
35

Bom, eu tenho um tabletPC e eu tô com esse mesmo problema, toda vez que eu ligo ele, aparece na tela “FALTA BOOT, PRESSIONE ALT+CTRL+DEL PARA REINICIAR”, eu aperto, ele “reinicia” e volta a mesma coisa, ele não tem entrada para CD/DVD, só para USB, quero saber se posso fazer a instalação pelo USB ? E se puder, qual o tamanho exato do USB, se é 4Gb, 8Gb ? Ou outro tamanho, e também queria saber, se pra instalar é necessário o CD/DVD do WINDOWS 7 ? Pode instalar sem o uso do CD/ DVD ?

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
36

Oi Isabelle, pode ser tanto o 4 GB quanto o 8 GB. No meu caso eu tenho o de 8GB porque tenho mais de um sistema operacional de opção no pen drive para a instalação. Se for colocar só o Windows 7 ou Windows 8 no pendrive para a instalação, um de 4 GB está de bom tamanho.
Para instalar o Windows 7 via pen drive, primeiramente precisa ter uma mídia de DVD com o Windows 7 para poder criar um pen drive bootável.
Depois de criar o pen drive, não irá precisar do DVD.

guilherm queirod
39

Luciano Gusso, bom dia.
Gostei da simplicidade deste metodo, a partir de agora quando for criar apenas com um SO vou usa-lo. Gostaria de perguntar sobre um problema que estou tendo. Usando o Yumi, criei um multiboot com o ubuntu e o windows 7 x86 e 64. Mas na hora de instalar na maquina, e o primeiro foi o windows, depois de escolher a versao, q no caso foi win 7 ultimate x86. ocorre algum tipo de bug que a maquina dá boot. Já tentei até com o win starter como teste, mas ocorre o mesmo. Porém quando eu fazia somente com o ubuntu e o win 7 ultimate x86, neste caso sempre funciona. Até agora nao consegui descobrir. Mesmo pesquisando muito. Abs

Robson
40

Ola Luciano,
Uma duvida meio besta mas, caso eu crie o disco de boot pelo pendrive, eu ainda conseguiria utilizar ele para armazenar outros arquivos não do windows ou poderia atrapalhar as instalações?

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
41

Obrigado Guilherme!
Desculpe a demora em responder devido estar em viagem.
Creio não ter nenhum problema em armazenar mais arquivos. Uso um pen drive com alguns sistemas operacional nele e também criei uma pasta com meus arquivos pessoais e está funcionando perfeitamente.
Abraço.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
42

Ops, acho que respondi a pergunta do Robson. Primeiramente obrigado pela pergunta Robson. Não tem problema nenhum em armazenar outros arquivos.
Abraço.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
43

Então Guilherme! Não sei se foi este processo que você fez: primeira instalar o Win7 e depois instalar o Ubuntu, pois o Ubuntu. Caso contrário sempre irá iniciar antes o Win7. Caso contrário, você pode entrar nas opçãos de incialização do windows e alterar no braço o método.

Abraço.

Carlos Massote
45

prezado Luciano!
gostei do artigo. Muito bom testei e funcionou , mais gostaria de saber Luciano é possível criar ou deixar no pen driver vários sistemas operativos para que eu fosse selecionar o sistema que eu pretendo instalar? se não serei obrigado andar por exemplo com vários pen driver de versões diferentes do Windows .

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
47

Obrigado Fabiano e Carlos! Carlos,tem sim como colocar diversos sistemas operacionais em um pendrive. Tem um programa chamado yumi que você pode incluir Sistema Windows, Linux e ferramentas de manutenção.

Guilherme
48

Olá Luciano! Parabéns pelo post vou tentar fazer isso pelo menos entendo mais ou menos, gostaria de saber se é a mesma coisa pra instalar o windows xp SP3 pelo pen-drive A ISO já tenho e Agora?

Pedro Henrique
49

Cara excelente artigo. Realmente está de parabéns. Riquíssimo em detalhes! Abraço e tudo de bom sempre! ;D

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
51

Obrigado Pedro pelo comentário.
Dione, faça o seguinte: em meu computador, veja se aparece seu pen drive, caso apareça, clique com o botão direito do mouse nele e depois em formatar, desmarque a opção de formatação rápida e depois formate. Caso não apareça, tente fazer o processo de formatação novamente conforme o tutorial explicado acima.

Valdo
52

Parabéns Luciano!

It works.
A Instalação do windows seven 7600, que eu não conseguia fazer funcionar com alguns softwares específicos para pen drive, funcionou perfeitamente com seu tutorial.

Great Post!
Thanks.

Valdo

Rupert
53

Luciano,

parabéns pelo post, consegui executar o passo a passo e transformei meu pendrive preparando para boot. Porém tenho uma pergunta que foge um pouco do seu tutorial! Gostaria de saber como faço para bootar no Windows 8. Quando acesso a bios não tem a opção de boot pelo pendrive, dai descobri que desabilitando o boot e inserindo o pendrive, e depois voltando a bios vai aparecer a opção de bootar pelo pendrive, mas, meu PC está com problemas, ele está tentando recuperar o sistema e com isso não inicializa o windows. E eu não consigo realizar o boot, porque quanto eu ligo e fico pressionando o F8 ele não faz nada, fica na tela de recuperação. O detalhe é que já tentei com todas as teclas de F1 a F12 e nada de bootar pra instalar o Windows 7, gostaria de sua ajuda se possível para resolver esse problema. Obrigado.

Tiago
54

Prezado Luciano,
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo post.
Mas acontece que tenho um sistema operacional em dois dvd’s, sendo o 1º de quase 8GB e o outro de um pouco + que 1GB. Tentei colocar cada um em um pendriver, mas quando aparece a mensagem de inserir o 2º disco, eu tiro o 1º pen e, simplesmente coloco o 2º, mas nada acontece. Tem alguma alternativa para meu caso.
Eu não quiz comprar um pen de 16 apenas para testar, gostaria de saber se tem como fazer com dois pen mesmo.
Agradeço desde já sua atenção.

Lucas
55

Caio, e quando uma pessoa baixa a ISO do Windows na internet porém não possui leitor em sua maquina? (netbook ou ultrabook). Pense antes de comentar, burro.

Reinaldo
56

MARAVILHOSO….Ótimo artigo….reitero que abomino comentários de pessoas que entendem do assunto e acharam desnecessários certos artigos como estes….NUNCA SE ESQUEÇAM….SÃO ARTIGOS COMO ESTES QUE SEMPRE AJUDAM PESSOAS LEIGAS COMO EU A RESOLVER CERTOS PROBLEMAS QUE NOS ECONOMIZAM TEMPO, DINHEIRO E DORES DE CABEÇAS COM “PROFISSIONAIS QUE SE DIZEM ENTENDIDOS NO ASSUNTO”….ABRAÇOS…

antonio
57

Bom dia, gostaria de saber se após ter deixado meu pendrive bootavel, eu posso colocar mais coisas dentro dele, como programas, ISOS, arquivos, etc… Assim facilitaria muito na hora de formatar algum pc. Outra pergunta, já tive um pendrive bootavel W7, e tipo assim, quando acaba a formatação, o boot se inicia novamente pelo pendrive, então tinha que tirar o pendrive na pressa. Seria normal isso?

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
58

Gente obrigado pelos comentários que temos recebido. Sei que para muitos profissionais de TI isso aqui deve ser moleza. Porém, tem muitos profissionais do ramo que precisam de ajudas e até mesmo aqueles que gostam por conta própria colocar a “mão na massa”.

Respondendo a pergunta do Antônio, não tem problema nenhum de adicionar outros arquivos dentro deste pendrive. Pode até criar uma pasta com seus arquivos se preferir. Quanto tirar o pendrive rapidamente para não inicar o boot novamente, pode na BIOS, colocar a segunda opção de boot o hd, assim se você não apertar nenhuma tecla, ele passará o boot para a segunda opção.
Abraços a todos.

Luciano Gusso.

Matheus Potenti
59

Parabens cara, me ajudou muito.!
Mas uma pergunta, esse processo funciona para o Win 8 tbm?

Porque fiz com Win 7.
E outra, se eu colocar o instalador do win7 e win8 juntos no mesmo pendrive, na hora de instalar vai dar problema.?? Terei que arrumar outro pendrive para separa-los?

Carlos Vinicius
60

Olá Luciano,

Não sendo repetitivo, mas gostaria de parabenizá-lo pelo artigo, foi de grande benefício pra mim, e há muitos outros certamente. Não sou profissional em T.I, mas um amante e curioso da área. Sucesso!

Abs.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
61

Opa Matheus!

Cara, funciona sim com o Windows 8. Tenho um artigo sobre o boot do Windows 8 pelo pendrive também aqui no Profissionais TI http://www.profissionaisti.com.br/2013/05/tutorial-boot-do-windows-8-pelo-pen-drive/ . O modo mais simples para você, é baixar um aplicativo é o YUMI (http://www.pendrivelinux.com/yumi-multiboot-usb-creator/) que você pode ter diversos sistemas em um pendrive inclusive programas de reparo.
Espero tê-lo ajudado.

Athos Farias
63

Vou testar agora num netbook philco 10D-V123LM que veio com linux Mandriva.

Quero instalar O Windows 7.

Rogerio
65

Bom dia, preciso de uma ajuda, segui os passos como descrito no tutorial porem agora eu nao consigo exergar o pen drive em nenhum computador… quando plugo o pen drive em algum computador ele nao aparece no micro…. o que devo fazer?

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
66

Bom dia Rogerio!
Provavelmente, no passo que se pede para tornar a partição ativar, você não fez.
tente fazer o processo novamente. O que deve ter acontecido é não ter criado a partição, então ela nã aparece no sistema.

João Gabriel
67

Primeiramente parabéns pelo post, muito bem explicado. Bem, segui todos os passos e tudo pareceu ter sido efetuado com êxito, o pendrive foi formatado para fat 32, e os dados contidos no dvd foram passados para o pendrive (inclusive o arquivo bootmgr) poís estou tentando bootar atraves do pendrive (já q estou sem DVD) o windows para corrigir a falha de inicialização “falta bootmgr” enfim, entro no Bios e dou prioridade ao usb, e nada dele inciar atraves do mesmo, reinicio e tento tbm atraves do menu de boot, apertando F12 e escolho lá tbm o USB (exit tipos diferente, usb hdd, zip, cd-rom, já tentei todos), noto o USB reconhecido lá encima e tbm o HD (mas na sequencia correta, o usb ta na frente) mas meu erro “falta bootmgr” continua. Uma ajudinha aê galerinha. Vlw

Thiago
68

Muito obrigado ao criador do Tuto, foi o único que me salvou, pois estava me “matando” sozinho…. como meu Eee PC não tem entrada pra dvd, tive de fazer o pen bootavel, porém só consegui fazendo com o CMD em modo de administrador, mas muito bom…. obrigado.

Mateus Lacerda
69

essa configuração do disk part bugou meu pen drive. Ele é de 16 GB, mas utizável é apenas 14,9 GB. Depois de limpar e dá o comando create partition primary, alguma coisa oculta ficou ocupando 10 GB, aí fica ” 3,9 GB livre de 14,9 GB”. Quando eu formato novamente ele volta ao normal, mas quando eu retiro ele do computador e coloco de novo aí volta pra isso.

silvio
72

Por favor, preciso de ajuda:
tenho um samsung serie 9 (sem leitor de CD). Sem querer iniciei uma restauracao do HD atraves do Acronis true image e cancelei antes de terminar. O resultado foi que ao ligar o note nenhum sistema operacional é reconhecido. Conectei um leitor de CD externo (USB), e liguei com o CD de instalacao original do notebook, mas nada feito. No boot nao tem opcao de boot por CD ou pendrive. O HD é um SSD. Como posso fazer para instalar novamente o windows? tenho o arquivo de backup do acronis, instalando algum sistema operacional acho que conseguiria instalar o acronis e recuperar o HD como estava antes. Por favor, fico muitíssimo agradecido se alguem puder ajudar.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
73

opa Silvio!
Quando você inicia o notebook, aparece logo no início umas teclas de atalho para entrar na BIOS, alterar a ordem de Boot. No meu note, é a tecla F10 que clico na inicialização para alternar a ordem de Boot. Isto depende de fabricante para fabricante. Antes de ligar o note, já deixa o pen drive conectado, quando iniciar, aperte a tecla corresponde para alternar a ordem de boot, então aparecerá as opções de boot para seu notebook, selecione o referente ao seu pen drive e pronto, inicializará a inicialização do boot pelo pen drive e depois é só seguir o tutorial.
Abraço.

Sidelcino
74

Realizei todo procedimento mas quando vou copiar os arquivos de instalação para o pendrive que está formatado em FAT32 da um erro informando que o sistema de arquivo atual do pendrive (FAT32) não suporta arquivos maiores que 4GB então não é possível concluir a copiar do arquivo de instalação. alguém passou por isso ou sabe como resolver? lembrando que meu pendrive é de 16GB. formatando o pendrive em NTFS resolveria o problema?

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
77

Oi Sidelcino!
Tem que ser em Fat32 mesmo. Veja se você montou a imagem iso do Windows 7. Provavelmente vocês está copiando a imagem ISO inteira para o pen drive. Use o virtual clone ou o daemon tools para montar esta imagem e copiar tudo que tem dentro desta imagem para o pen drive.

Luis Medeiros
78

Olá, boa tarde!
Eu fiz todos os procedimentos citados logo acima. E, no entanto, quando fui copiar os arquivos dos CDS para o Pen Drive, não consegui localizar o Pen Drive. Utilizo do Win 8. Não sei o que aconteceu, porque, até então, eu fiz todos os passos certinhos, seguidos à risca.
Desde já agradeço.
Abraços.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
79

Boa Noite Luis Medeiros!

Repita o processo de preparação do Pen Drive. Pode ser que tenha pulado alguma parte ou a formatação não foi bem sucedida. Antes de copiar novamente o conteúdo do DVD para p Pen Drive, faça o seguinte, desconecte o Pen Drive do Windows 8, reconecte e verifique se aparece ele pelo gerenciador de arquivos do Windows.
Abraço.

Luciano Gusso.

Lucas Rafael Apolar
81

Boa tarde Luciano! Muito bom o post.

Fiz todos os processos citados aqui, mas na hora de copiar os arquivos para o pen drive, aparece um erro dizendo que não há espaço suficiente para copiar o arquivo “install.wiin”.
O meu pen drive tem 8gb, e a instalação está gravada em um dvd dual layer, pois já está tudo junto (no mesmo instalador), windows 7 SP1 32bits e 64bits, dando um total de 5,46 Gb de instalação.
O arquivo “install.win” tem 5,13 GB e não pôde ser copiado para o pendrive pois alega que o tamanho é muito grande.

O que eu devo fazer?
Obrigado!

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
82

Opa Lucas! Está versão do seu DVD9 foi customizada. Baixe uma versão de tamanho original (não customizado). Pen Drive não aceita cópias de arquivos grandes. Você ter um DVD de S.O. com 6 GB de tamanho, mas os arquivos originais são divididos em tamanhos menores. Este arquivo install.wim foi customizado deixando ele muito grande.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
84

Boa noite! Com certeza não fez certo o processo. Por favor, repita o processo novamente. Outra informação: não se queima um PenDrive fazendo este processo. Ou o sei PenDrive já estava com problema ou a sua entrada USB está com problema.

Wescley Mendes
85

Caro amigo, primeiramente boa noite, eu fiz todo esse procedimento e consegui formatar meu net atravez do pendrive, mas agora gostaria que meu pendrive voltasse ao normal, vejo que quando coloco pra formatar no modo tradicional ele tem a opção de restaurar o padrão do dispositivo mas não esta funcionando, qual o procedimento que devo utilizar?

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
86

Bom Dia Wescley!
Pode estar formatando da mesma forma que costua formatar os outros pen drives.
Pode ir através do gerenciador de arquivos, clicar com o botão direito do mouse em cima da unidade referente ao dispositivo e depois clicar em formatar. Caso seu pen drive seja superior a 4 gb. aconselho formatar em ntfs.
Abraço.

Ferreira Felipe
87

Caro Luciano,

Eu li nos comentários onde você relata que obrigatoriamente deve ser somente Fat32, mas isso não é verdade até porque não é possível colocar uma instalação do Windows que tenha 4Gb, por exemplo.

A solução para instalações com 4Gb se dá somente substituindo o Fat32 por NTFS no comando correspondente, e outra coisa, mesmo numa formação simples dá pra fazer a instalação com boot basta colocar os arquivos, mesmo misturados com outros no pendrive, desde que os arquivos da instalação estejam completos dá certo, eu mesmo só faço dessa forma – não misturados com outros (agora, alguns tipos de pendrives baratos algumas placas não reconhecem ou tem dificuldade para reconhecer).

Antigamente eu também tinha que fazer todos esses comando pelo CMD, depois descobri que não era necessário, agora só faço esse tipo de formação pelo Windows mesmo, quando tenho todas as versões juntas, que são mais de 4Gb daí eu só escolho NTFS e só.

vlw

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
88

Grande Felipe!
De fato o processo que você fez eu já fiz também. Uso também o pen Drive bootável para armazenar outros arquivos. Quanto ao arquivo de 4 Gb não cheguei a pegar Windows 7 deste tamanho. Então deveria usar partições ntfs. Obrigado por compartilhar conosco. Tenho pen drives multiboot com Linux e Windows mas em fat32. Irei fazer este teste em partição ntfs. Valeu amigo.

Fabio
89

Bom dia, fiz tudo conforme no tutorial, e quando copio para o pendrive, aparece uma mensagem de que nao pode ser copiado um arquivo maior que 4GB, no caso o wininstaller, o que fazer neste caso? Ja tentei mudar o formato de armazenamento, ate consegui copiar os arquivos, mas a instalacao nao e iniciada no boot. Ele simplesmente iniciao windows normalmente.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
90

Opa Fabio bom dia! Altere no processo o fat32 por ntfs. Caso continue não iniciando, veja se alterou a ordem de boot do seu pc para começar pelo dispositivo USB. No início do boot do sistema, aparece as teclas de atalho para a BIOS e também para alterar a ordem de boot. clique nesta segunda e selecione o dispositivo correspondente ao seu pendrive.
Espero tê-lo ajudado.

Jorge Gomes dos Santos
91

Olá,
Gostaria de saber como reinstalar o Windows 7 Starter e usar a chave de produto original que vem com o notebook, legalmente baixando da internet para um pendrive para fazer a instalação por um destes dispositivo periférico pois o netbook não tem unidade ótica de CD/DVD e se poder, mencione os passos para direcionar o download ao pendrive, o melhor navegador para baixar, se devo ou não usar acelerador de downloads, e como não baixar as sujeiras que comumente vem junto com os programas como; propagandas que abrem sem ser solicitadas, barras de tarefas e vírus disfarçados.

já fiz outras reinstalações com Windows 7 Profissional, mas apos algum tempo aparece uma mensagem de erro de programa com registro sem autenticidade, (pirata) como não uso mais do que o Windows Starter tem a oferecer, e só depois de formatar é que notei que a Microsoft rastreia os OS e invalida apos notificar o usuário, dai que se persistir, os DLL serão corrompidos e fico sem os arquivos dês de já muito lhe agradeço.

Jorge.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
94

Opa Jorge!
Primeiro, acredito que no site da Microsoft você consiga baixar a ISO do Windows Starter.
No windows 7, você terá que baixar algum programa para emular a imagem ISO para poder copiar os arquivos dela para o pen drive. Eu gosto de usar o virtual clone. Muitos gostam do Daemon Tools e ambos podem ser baixados do site baixaki. Após emular a imagem ISO com estes aplicativos, abrirá seus arquivos como se estivesse usando uma mídia de DVD. depois é só seguir os passos deste tutorial aqui.
Abraços.

Carlos Eduardo
97

Segui os passos aqui descritos, muito bem explicado, parabéns. No entanto, não tenho o disco com o windows, você poderia indicar algum site confiável para baixar os arquivos e copiar no Pen Drive. Grato.

Carlos Eduardo

Sandro
98

Olá Luciano, tudo bom?
Segui seu tutorial e ele reconheceu o pendrive e fez a instalação, mas ao reiniciar ele volta e fica em loop, instalando o tempo inteiro.
Se eu desabilito o usb e tiro da máquina, ela não prossegue. Se coloco o pen ela instala novamente.
Sabe o que pode ser feito? O modelo é um /Ultrabook da Samsung AD2.
Grato!

Gustavo
101

Sempre esqueço como se faz esse pen drive de boot do windows 7, muito útil esse site. Só gostaria de passar uma única coisa que faltou nesse tutorial, e em alguns casos, o pen drive não vai funcionar por conta dessa simples linha de comando.

“Para finalizar, abra o Prompt de Comando (caso esteja usando o Windows 7, execute como Administrador) e navegue à pasta boot no DVD do Windows 7.

Execute o comando bootsect /nt60 K:, substituindo K pela letra que identifica o pendrive. Depois, é só copiar o conteúdo do DVD do Windows 7 para o pendrive e fazer o boot por meio dele no Netbook.”

reginaldo
102

amigos formatei um netbook e agora ele ao iniciar fica pedindo pra apertar f2 pra entrar na bios ou enter pra entrar na ordem de boot, quando eu teclo enter ele me da duas opções de boot pelo hd e pela lan, se eu entro pelo hd, beleza ele funciona normlemente, mas é muito chato ficar dando enter pra entrar. como faço pra tirar isso da inicialização? me ajudem

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
104

Opa reginaldo!
Entre na BIOS. Nas opções de boot deixe o hd como a primeira opção e depois clique em F10, salve e saia. Caso não resolva, retorne na BIOS e restaure as configurações da BIOS para a default.

Espero ter ajudado.

geraldo
105

como faço para ter os no pen drive de boot ?
tem que criar pastas na raiz do pen drive ou
posso deixar todos os arquivos na raiz ?
nesse caso quero usar um pen drive de 8GB e ter
nele um windows xp , 7 , 8.1 e talvez alguns Linux
desde ja agradeço sua atenção e obrigado por postar
coisas de miuto valia para nos , simples iniciantes !!!

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
106

opa Geraldo! Neste caso, para criar um pen drive multibootável, eu aconselho um programinha simples para criar. O nome dele Yumi. Pode colocar versões diferentes do Windows, distros do Linus e também ferramentas de diagnósticos e manutenção.
Abraço.

Mario Luiz
107

Luciano,
Bom dia!

Parabéns por este conteudo, está muito bem explicado e com muitas imagens para melhor compreenção, por favor continue com este excelente trabalho!
Grato!

Andre
108

Luciano, bom dia! Tudo bem?

Cara gostei muito desse artigo, sei que existem milhões de programas que você consegue criar um pen drive de boot/instalação, mas ainda acho que esse processo não falha. Uma dúvida: Esse tipo de processo posso usar também para Windows 8? Abraços!

Marcio
111

Bom dia a todos, no meu não funcionou…ele escreve que o windows está carregando os arquivos porém logo depois a tela fica preta….há algo que possa fazer? Obrigado

Fabí
112

Olá Luciano,

Prometi que se desse certo, eu agradeceria aqui nos comments kkk.
Apesar de ser um método fácil e conhecido, reconheço que mesmo sendo da área de TI ainda resisti ao método, tentando utilizar os programas que “facilitariam” e na verdade só fizeram perder meu tempo.

Parabéns pelo post e obrigada :)

Robison José Teodoro
113

Olá Luciano,

Eu ainda não tentei criar o boot, mas gostaria de lhe fazer uma pergunta: Depois do passo 9 (ultimo), eu vi num video que ainda teria que fazer um paço antes de copiar os arquivos do DVD, que é:
- Ir para a leitora de DVD
- Acessar a pasta WIN7\BOOT
- Aplicar o comando BOOTSEET /NT60 (e a letra do Pendrive no Windows):
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=vR1MEFC_gDQ

Eu não preciso mesmo executar este último comando, antes de copiar os dados do DVD para o pendrive?

Obrigado,

Robison

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
115

Boa Tarde Rodison!
Não existe esta necessidade. Nos primeiros processos, eu inclui esta linha de comando, mas depois fiz outros sem esta opção e funciona perfeitamente.

Iane
118

Bom dia Luciano, adorei o post, apesar de ainda não ter testado quero parabenizar seu trabalho. Muito bom e enriquecedor pois no meu caso, que não entendo muito de TI, já consigo resolver alguns problemas através da ajuda de pessoas como vc!
Bom, tenho duas perguntas.. a primeira é se eu consigo colocar o W7 baixado pela net nesse pen drive “bootado” e instalar tranquilamente em um note. A outra pergunta é como desfazer esse boot do pen drive?

Obrigada pela atenção,

Iane.

Regiane Mariano
119

Boa Noite Luciano!
Primeiramente quero te agradecer… fiz o primeiro pendrive deu certo formatei o pc, ai pensei vou fazer outro pen drive com capacidade maior para deixar todos os SO que eu uso para nao ter varios pendrive um de cada, mas hoje qdo fui fazer fiz como esta escrito mas qdo fui copiar os arquivos do DVD para pendrive ele nao aparece mas tirei e coloquei varias vezes e nada ai fui fazer com outro aconteceu a mesma coisa agora estou com dois pendrive que nao reconhece no pc o que devo fazer ?
OBS; O primeiro era da marca kingston e os outros dois foi da marca sandisk, e os da marca sandisk sao novinhos tinha acabado de abrir e reconheceu antes deu fazer o procedimento sumiu depois que eu fiz, so sei que nao estragou pq qdo faço tudo de novo eles aparece para mim marca os numero deles la o tamanho certinho mas no pc nao aparece… me ajuda

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
120

Bom Dia Iane!

Desculpe o atraso em responder.
Tem duas opções, se o seu pendrive tiver estaço suficiente mesmo com o win7 dentro dele, pode continuar usando para armazenar seus dados juntos. Agora, provavelmente o win7 que baixou pela internet, vem com a extensão .iso que é uma imagem. Você pode estar utiliando um programa para montar esta imagem iso e copiar seus dados para dentro do pendrive como se fosse um DVD. Para montar imagem a partir do windows 7, você pode estar usando o virtual clone ou o daemon tools.
Se estiver fazendo este pendrive a partir do windows 8, dá um duplo clique neste arquivo de imagem que o sistema emular esta imagem para você. A outra questão sua é referente a formatação. Pode formatar direto o pendrive que não tem problema e então podrá usá-lo para armazenar seus arquivos.
Agradeço seu elogio e a pergunta.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
121

Oi Regiane!
Pode ter dado algum problema nas partições do pendrive. Você poderá estar usando o partition magic ou o mind tools para excluir estas partições do pendrive e criá-las novamente.

Regiane MAriano
122

Boa Noite Luciano…
Deu certo eles voltaram aparecer no pc sera que se eu fazer de novo vai dar erro

Marcos
123

Oi Luciano!!!

Muito show de bola suas postagems,
Entao sobre a instala;ao via USB, aq nao ta dando certo
a ordem de boot ta

”USB-HDD”
”Floopy”
”HDD”

mais ele nao le e inicia o windows normal (xp)
o sistema do USB ta de NTFS como fa;o pra ele reconhecer na hora do boot? obrigado.

Manasses Gonçalves
127

Luciano Gusso!
Para mim Informatica (hardware e software) é um hobby….
Acho que seu trabalho aqui foi excelente… meu caso é que já tive o W7 e baixei o mesmo em formato iso para meu computador, para que quando houver quais quer incidente com meu DVD eu simplesmente gravaria novamente… sempre procurei auxilo em software para fazer este processo, alguns funcionavam outros não, mas em minha opinião, desta forma como você explicou, achei muito mais pratico e rápido, alem de que, você pode criar também outros discos via boot, no meu caso, estou para comprar alguns pendrives para deixar o W7, Adobe CS6 Master Collection, Office 2010 86x64x entre outros… Muito Obrigado mesmo, por você ter disponibilizado seu tempo para nos ajudar !

Muito Obrigado !!!

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
128

Oi Marcos!
Desculpe o atraso. Bem, tente fazer da seguinte forma: deixei seu pendrive conectado, e então quando iniciar seu PC veja qual a tecla de atalho que seleciona a opção de boot. Pode ser o F2, F10, F12,… Depende do fabricante. Então ao inicar e mostrar esta tecla de atalho, aperte em seguida que não hora de iniciar o carregamento do sistema aparecerá o menu de opção de dispositivos de boot para você escolher.
Espero tê-lo ajudado.

Murilo
132

Parabéns!
Explicação simples e objetiva. Muito bom saber de pessoas que compartilham conhecimento e tem a paciência de fazer tudo em detalhes.

Rodrigo
134

Luciano tenho uma imagem ISO do W7 que abri com o DAEMON Tolls, mas ocorre um erro durante a copia dos arquivos para o pen drive “Função Invalida do MS-DOS.”

excelente artigo, espero que este erro tenha solução.

muito obrigado!!!

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
136

Boa Tarde Rodrigo!
Tente abrir o prompt de comando como Administrador e fazer as cópias.
Ou você pode estar usando o explorer para copiar os arquivos da imagem montada para o pen drive.

Lorraine
137

Olá Luciano fiz tudo corretamente. Só que na hora e copiar os arquivos do DVD para o pen drive. Aparece o seguinte:”Não é possível ler o arquivo ou tipo de origem”
install.wim
Tipo:arquivo WIM
Tamanho:3,65 gb
Sendo que meu pen drive é de 8gb, e já tentei coloca-lo no meu notebook e ele diz que não há nenhum driver de dispositivo encontrado.
O que pode ser? Espero seu contato.
Pois estou precisando muito usar meu notebook, e ele está com problemas.
Obrigada!

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
138

Oi Lorraine!
Neste caso, na parte que se refere a formatar o pé drive, ao invés de colocar fat32, coloque NTFS pois o install.Wim foi customizado o que impede copiá-lo para fat32 devido seu tamanho..
Espero ter ajudado.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
139

Neste caso, na parte que se refere a formatar o pendrive, ao invés de colocar fat32, coloque NTFS pois o install.Wim foi customizado o que impede copiá-lo para fat32 devido seu tamanho..
Espero ter ajudado.

eric gomes
140

Boa tarde,
Luciano, parabens pelo teu post, eh a primeira vez que estou tentando instalar com pen driver e estou com uma pequena dificuldade em instalar o win 7, fiz todos os procedimentos de instalação, mas na hora de terminar a instalação trava na parte concluindo instalação bem na metade ,quando me parece acha a placa de video, tem alguma alternativa em mudar isso?

Paulo
141

Parabéns Luciano! Vejo tantos tutoriais que indicam a instalação de programas, mil e um processos e você com a maior simplicidade nos contempla com essa aula. Lembrando, aos que acham que é só copiar e colar no pen drive estão redondamente enganados, esse esquema que o Luciano nos passou cria o boot também. Valeu!

IVIS
144

FIZ UMA COPIA DE UM DVD DO WIN7 USANDO O NERO, MAS A COPIA DA ERRO NA INSTALACAO DO WIN 7, VC SABE PORQU ISSO ACONTECE ?

IVIS
146

FIZ TODOS OS PASSOS.
FIZ UM TESTE NO MEU NOTEBOOK MODELO SAMSUNG RV415
MARQUEI USB HDD
MAS O SISTEMA REINICIA O WINDOWS 7 HOME BASIC NORMALMENTE.
VC PODE ME DAR UMA DICA , EU QUERIA SOMENTE TESTAR O PEN DRIVE ?

Edielson Santos
147

Luciano, talvez possa me explicar porque depois de feito o procedimento no Prompt, meu pen drive sumiu da lista de dispositivos do Windows, aparecendo agora somente o HD, em suas duas partiçoes, e os DVDs.

Luiz Wagner
148

Parabéns, Luciano

Tenho o CD para bootar na máquina mas não estava funcionando. E não funcionou mesmo. A solução foi fazer um boot pelo pendrive. Segui exatamente o tutorial e deu certinho.
Funcionou perfeitamente, como se estivesse utilizando uma mídia CD/DVD.

Parabéns.

Muito obrigado.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
150

Opa Luiz Wagner!

Faça o seguinte, criei a partição novamente, provavelmente a partição não foi criada com êxito. Não é que o seu PenDrive sumiu, apenas a partição não foi criada com êxito ou deu problema ao criá-la. Refaça o processo da criação novamente. Caso você tenha acesso ao Windows, baixe um programa como por exemplo o partition magic e crie a partição do pendrive a partir de lá. Espero tê-lo ajudado.
Luciano Gusso

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
151

Caro R0N1L50N!
Agradeço seu comentário e a partir dele posso ver que você é meio limitado na área de informática.
Quando for instalar um Sistema Operacional em um netbook ou em ultrabooks, um profissional da área não leva consigo uma leitora na mala para poder usar no cliente. Neste caso, o modo mais prático e rápido para solucionarmos o problema do cliente, é usar um pendrive. Aliás, podemos ter diversos S.O.s bootáveis dentro de um pendrive.
Hoje as mídias de CD/DVD estão caindo em desuso por parte dos profissionais de TI. Além de o pendrive ser mais prático, ele faz a transferência de arquivos mais rápida do que em uma mídia de cd/dvd, ou seja, a instalação através de um pendrive é mais rápida.
Qualquer dúvida estarei à disposição.
Luciano Gusso.

Paulo
152

Realizei o procedimento na CMD, porém não aparece mais o ícone do pen drive, ele reconhece, porém não consigo ter acesso ao pen drive, ajude-me além de não formatar meu computador não consigo usar meu pen drive

Rodrigo
153

Boa noite Luciano

Parabéns pelo seu belo trabalho, me ajuda muito!!!!!
Todo esse processo para criar um “bootável” do win7 funcionaria num DVD-RW ?

ITALO
154

Luciano muito bom esse tutorial, me ajudou muito.
Só que acredito que esse procedimento nao funciona no XP correto?

João Maria
155

Paulo, comigo aconteceu a mesma coisa!
No entanto eu recoloquei a letra no pen driver deu certo.
Usei este procedimento do tutorial até o momento de FORMAT FS=FAT32 QUICK.
Ao invés, coloquei FORMAT FS=NTFS QUICK.
Coloquei AIO de win 7 pro x86 e x64, win8 pro x86 e x64 e win8.1 x86 e x64.
O arquivo ficou grande demais para FAT32.
Funcionou perfeitamente.
Neste link verá como mudar a letra do pen driver.
http://canaltech.com.br/tutorial/windows/Aprenda-a-ressuscitar-seu-pendrive-corrompido-ou-defeituoso/
Parabéns ao colega Luciano Gusso pelo tutorial!!

Nittho
156

Acabei de fazer esse procedimento e funcionou perfeitamente, estou instalando em um notebook q não possui driver de cdroom. Valeu pelo posto… 100%!!!!

Jandson
158

Sensacional!!. Sempre tentei mais nunca consegui fazer. Sempre ensinavam usando executáveis que nunca funcionavam e ainda colocavam em risco meu computador. Parabéns cara!!

Fábio Rodrigues
160

Luciano, antes de vir aqui, eu usei um programa para tornar o pendrive bootavel, mas durante a operação ocorreu um erro e o meu PC não consegue mais ler o dito cujo.
Achei o seu tutorial bem mais simples e prático, e fui seguindo os passos. Descobri que o computador reconhece o pendrive conectado, apenas não consigo acessa-lo, resolvi formata-lo pelo prompt. Como ía dizendo, fui seguindo os passo e todos íam funcionando bem, no entanto quando apliquei o “format fs=fat32 quick”, ele não reconheceu o comando e listou todos os comandos possíveis.
Agora estou estagnado nessa situação, você por acaso sabe por que isso acontece?

Se puder me dar uma luz, vou ficar muito grato.
Desde já, agradeço o seu tempo. Obrigado

Felipe Galdino
161

Oi, muito bom o tópico, apliquei em uma aula de profissionalizante em TI, e foi muito bem aceito pelos alunos, referente ao problema do pendrive não ser reconhecido aconteceu comigo, porém usei o partition tool e descobri que não foi atribuida uma letra para unidade, fiz isso e funcionou normal

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
162

oi Fabio, você acessou o prompt de comando em modo administrador? nem todos comandos são reconhecidos em modo usuário. Caso tenha usado o modo administrador, você pode usar o comando sem o parâmetro quick ou format fs=ntfs quick.
Obrigado pelo retorno e desculpe a demora em responder.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
163

Obrigado pelo comentário Felipe e fico feliz que tenha gostado e compartilhado as informações aqui contidas. Sei que ainda é meio difícil pensar nisso, mas, em um futuro próximo, será a idéia de não ter mais mídias de CD/DVD. Alguns ultrabooks já estã saindo no mercado sem leitora de mídias.

Kaio
164

fiz o procedimento acima no CMD…
e meu pen-drive não está aparecendo mais no “meu computar” explorer..

ideias?

valeu

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

*

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>