UML (Unified Modeling Language) para Concursos Públicos – Conceitos Iniciais

Olá a todos,

Esse é o primeiro de uma série de artigos voltados para concursos públicos na área de TI, que tem como objetivo listar os principais tópicos que são mais cobrados sobre UML, servindo como instrumento de leitura rápida. No final serão apresentadas algumas questões de concursos das principais bancas para fixação do assunto. Então vamos começar!!!

A Unified Modeling Language (Linguagem de Modelagem Unificada) é uma linguagem gráfica para visualização, especificação, construção e documentação de artefatos de sistemas complexos. Não é proprietária. A UML emergiu como notação diagramática padrão para modelagem orientada a objetos criada inicialmente pela junção de duas metodologias, do BOOCH e OMT (Rumbaugh). Posteriormente, se juntou a eles Jacobson, o criador do método Objectory (OOSE).

Os Diagramas da UML são classificados como estruturais e comportamentais:

1) Diagramas Estruturais/Estáticos:

  • Classe: mostra o conjunto de classes com seus atributos, métodos e relacionamentos.
  • Objeto: fazem a modelagem de instâncias de itens contidos em diagramas de classes. Utiliza notação semelhante.
  • Componentes: são empregados para modelagem de coisas físicas que podem residir em um nó, como executáveis, bibliotecas, tabelas, arquivos e documentos.
  • Implantação: modela as necessidades de hardware e características físicas do sistema.
  • Pacotes: para organizar seus elementos de modelagem em conjuntos, em subsistemas.

2) Diagramas Comportamentais/Dinâmicos:

  • Caso de uso: descreve um cenário que mostra as funcionalidades do sistema do ponto de vista do usuário.
  • Máquina de estados: mostra os possíveis estados de um objeto e as transações responsáveis pelas suas mudanças de estado.
  • Atividades: mostra o fluxo de atividades em um único processo. Mostra como uma atividade precisa da outra.
  • Interação:
    • Sequência: mostrar como as mensagens entre objetos são trocadas no decorrer do tempo para realização de uma operação.
    • Colaboração: A diferença do diagrama de sequência consiste no fato de que o tempo não é mais representado por linhas verticais, mais sim através de numeração.

A UML não é uma metodologia de desenvolvimento. É uma notação independente de processos, embora o RUP (Rational Unified Process) tenha sido especificamente desenvolvido utilizando a UML. A UML não é uma linguagem proprietária, embora seus criadores trabalhassem na Rational na data de sua criação.

A UML é principalmente aplicada tanto na Análise quanto no Projeto Orientado a Objetos. Isso não impede que a UML seja aplicada em projetos estruturais ou até mesmo em outras áreas.

Questões de concursos:

1) (ESAF – 2008 – CGU – Tecnologia da Informação – Desenvolvimento de Sistemas) A linguagem de Modelagem Unificada (UML) emergiu como notação de diagramação de padrão, de fato e de direito, para a modelagem orientada a objetos. Desta forma, a sentença que conceitua apropriadamente a UML, segundo o OMG-Object Management Group, é:

a) um método para especificar e modelar os artefatos dos sistemas.

b) um processo de especificação e modelagem de sistemas orientados a objeto

c) uma linguagem para implementar os conceitos da orientação a objetos.

d) uma linguagem visual para especificar, construir e documentar os artefatos dos sistemas.

e) um método comum para a representação da orientação a objetos.

2)  (FGV – 2010 – DETRAN-RN – Programador) NÃO é um diagrama utilizado pela UML 2.0:

a) Diagrama de casos de uso.

b) Diagrama de classes.

c) Diagrama de blocos múltiplos.

d) Diagrama de objetos.

e) Diagrama de sequência.

3) (CESPE – 2011 – TRE-ES – Técnico – Programação de Sistemas) RUP e UML são interdependentes, isto é, não há como se aplicar o RUP no desenvolvimento de um sistema se não se utilizar o UML.

Certo/ Errado

4) (CESPE – 2010 – DETRAN-ES – Analista de Sistemas) O uso da linguagem de modelagem unificada, conhecida como UML, é recomendado para a análise orientada a objetos, mas não para o projeto orientado a objetos, que deve ser realizado por meio do suporte de linguagens de programação orientadas a objetos.

Certo/ Errado

5) (CESPE – 2010 – TCU – Auditor Federal de Controle Externo – Tecnologia da Informação) UML (unified modeling language) é uma tecnologia concorrente com o processo unificado, no que diz respeito ao apoio à prática de engenharia de software orientada a objetos.

Certo/ Errado

6) (CESPE – 2008 – SERPRO – Analista – Desenvolvimento de Sistemas) UML (universal modelling language) é uma linguagem de modelagem proprietária que pode ser utilizada no desenvolvimento de sistemas de maneira intuitiva para visualização de objetos.

Certo/ Errado

Respostas:

1) d,  2) c,  3) errado, 4) errado, 5) errado, 6) errado


Bons estudos!!!

Até a próxima.

Paulo Henrique Barros Santos

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Ciência da Computação, especialista em GTI.Possui as seguintes SCJA, SCJP,SCWCD. Atua a mais de 7 anos com desenvolvimento de software. Atualmente no Exército Brasileiro.


5 Comentários

Fael
1

Obrigado pelo artigo.
Não sei até que nível de UML é cobrado pelas bancas, porém vejo que as questões estão sempre em níveis superficiais ( claro, você precisa saber algo sobre). Isso acontece com diversas outras tecnologias : COBIT, RUP, CMMI, ITIL ? Pergunto, pois por exemplo, decorar 34 processos do COBIT e todos os seus objetivos de processos é praticamente impossível. Fora que tem os processos das outras ferramentas citadas.
Obrigado novamente !

Paulo Henrique Barros Santos
2

Beleza, Fael.
É muito comum as bancas colocarem questões de Uml com figuras pedindo que identifique o que está acontecendo em determinado diagrama apresentado, ou seja, são questões mais dinâmicas. Com relação à RUP, Cobit, CMMI e outros, normalmente exige que o candidato decore seus objetivos e processos, nesse caso recomendo que faça bastantes exercícios. Nesse artigo coloquei somente dicas básicas para quem está iniciando o estudo da Uml para concursos, nos próximos artigos detalharei os diagramas que mais são cobrados, acompanhado com questões de concursos anteriores dos mais diversos níveis.
Abraço.

Saulo
4

Paulo, primeiramente parabéns por essa iniciativa!
Queria saber de vc quais livros vc indica para um estudo mais aprofundado de UML para concursos?

Paulo Henrique Barros Santos
5

Bom dia, Saulo
Para a maioria das bancas recomendo o estudo do livro “UML – Guia do Usuário – 2º Edição -Grady Booch “, por aborda o conteúdo de maneira didática. Para concursos da banca Cespe recomendo o estudo em conjunto com o livro “Utilizando uml e padrões – Uma introdução à análise e ao projeto orientado…- 3ºEdição – Graig Larman”, pois já vi questões que envolvem o conhecimento de uml e padrões de projetos.
Abraço.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!