Como iniciar na programação – Torne-se um bom programador

Quem já manja bem de programação de computadores sabe que no início a primeira coisa que deixa qualquer um de cabelos em pé é a escolha da linguagem.

Alguns querem C, para saber como funciona o todo da linguagem, outros preferem Java por ser a mais “popular” em fóruns e livros hoje em dia. Ainda há quem prefira .NET (como eu por exemplo), para ter em mãos uma linguagem que abre mercado rápido e extenso.

Claro, que até decidir qual linguagem começar, milhões de coisas vem à cabeça: Será que vou conseguir? Como fazer isso? Como eles conseguem? Será que serei bom?

como-iniciar-programacao-bom-programador

Isso aconteceu (e ainda acontece comigo). Não pense você que, porque escrevo este texto que eu já seja um bom programador, porque ainda nem cheguei a ser intermediário em uma única linguagem sequer.

Com qual linguagem começar?

VOCÊ PRECISA RESPONDER ESSA PERGUNTA SOZINHO!

Quando escolhi começar a programar com C#.NET, levei algumas coisas em consideração: Para o que vou desenvolver? O quer quero para o futuro? Onde chegarei?

Respondendo a estas três preguntas, cheguei à conclusão que a plataforma oferecida pela Microsoft é praticamente voltada para iniciantes, pois todo o aprendizado necessário tem no site MSDN, da própria Microsoft. Esse material é livre, grátis, e está lá para quem quiser acessar.

Por onde começar?

DE PREFERÊNCIA DO COMEÇO, É SERIO!

Você já deve ter ouvido muito quando perguntou para outros programadores por onde deveria começar seus estudos, a resposta: “Tchê! Começa do começo!”. Mas tem uma lógica (aprenda a amar essa palavra) por trás dessa ironia. Li em um fórum certa vez, antes de iniciar em C#, que programadores iniciantes não sabem engatinhar mas querem correr, e você precisa ter cuidado com isso, pois você precisa saber o básico para saber o intermediário. Então não adianta sair por aí pegando dicas de como criar instalador ou como criar conexão com banco de dados, se você não sabe nem fazer um “Hello World!”.

Lembre-se de uma coisa, para o resto da sua vida: programador bom é o cara que estuda tudo, sabe tudo mesmo, e VOCÊ JAMAIS SABERÁ TUDO! Sempre terá algo novo para aprender. Portanto, para ser um grande programador você precisa estar atualizado, com tudo ao seu redor. Quando digo que o programador deve saber tudo, quero dizer o seguinte: o programador comum programa uma linha de código, mas o BOM PROGRAMADOR sabe o que cada palavra do código executa em todo o PC (ou servidor), que gera um código binário, com comando que passam pelo chipset, memória, barramento e processador, até gerar um resultado para o usuário.

O que estudar?

SIMPLES. SÓ TUDO!

Não vou me alongar nessa última parte, mas tentarei deixar claro uma coisa: A vida do programador se resume em estudar, estudar e estudar! Esta e outras aprendi com vários craques pela web, como por exemplo, o André Noel do Vida de Programador.

Saiba que para ser bom, você precisa saber tudo, como falei anteriormente. Não basta apenas ler, é preciso praticar também, e muito. Faça exercícios e pesquisas. Vire amigo dos melhores buscadores da web.


21 Comentários

Marcos Paulo
1

Resumindo, para ser bom programar é bom saber tudo! “É muito melhor saber-se alguma coisa de tudo do que saber-se tudo apenas de uma coisa.” – Pascal

Emmanuella
3

O erro é acharmos que já sabemos tudo, o segredo é nunca parar de buscar (estudar e se aprimorar) e acreditar no impossível. 😉

Nelson
5

Aos programadores iniciantes, sugiro antes de escolher uma linguagem estudar metodologia de construção de aplicativos. Daí você pode utilizar qualquer linguagem: C, java, .net, Smalltalk, …
Aprenda a pensar como o usuário. Procure sempre se colocar no lugar de quem vai utilizar o aplicativo e, mais importante, procure saber o benefício que este aplicativo trará para a empresa, quem paga seu salário.

Eduardo
6

A capacidade de resolver problemas e de desenvolver lógicas para solução dos mesmos é fundamental para iniciar qualquer tipo de programação. Um programador não será um bom programador caso não tenha uma boa capacidade cognitiva de processar rapidamente matemática e lógica.

Henrique Morais Nascimento
7

Olá, Boa noite! Sou estudante de TI, esta informações são interessantes, estou no módulo web design, no próximo módulo estudarei programação. (Gostaria que PTI publicassem conteúdos sobre web design. Obrigado.
Henrique

Bruno
9

É realmente uma vida de estudos.. Eu mesmo até hoje não conheço nenhum C#.NET. Conheço C, C# e VB.NET, mas esse C#.NET é novidade pra mim.

Glécia
10

Bom dia, estou no início do 2º período de TI e realmente se não estudar muito é difícil conseguir chegar a algum lugar. Estou fazendo um curso online em php, mais ainda não sei se é essa linguagem que quero aprender.

Felipe
11

É pra ser um bom programador tem que saber de tudo Mas o brabo é quando não te dão oportunidade. Eu fiz o Técnico de Informática tenho alguns projetos estou procurando estágio já faz meio ano já fiz várias entrevistas dai não te dão oportunidade por que tem que ter experiências ou ser graduado ou estar cursando ensino superior. Na moral pra você entrar no mercado de trabalho tem que no mínimo estar cursando ensino superior senão não vão te dar nem bola por mais que você seja bom.

Arthur
13

1 – Estude profundamente os paradigmas de linguagem de programação;
2 – Estude uma linguagem (sintaxes, bibliotecas);
3 – Desenvolva seu “raciocínio lógico”;
4 – Hora de programar!

jortron
14

Excelente texto de estímulo para todos aqueles que estão na porta de entrada da programação.Textos assim,dão autoestima para continuar sempre.

Bruno Folharini
16

É mas eu estou num caso complicado. Faço Segurança da informação e no meu curso tem a cadeira de programação em C/C++ porém não consigo passar nessa cadeira já cursei a mesma umas 3 vezes a cadeira e nada. tipo na carreira que quero seguir programar assim eu não precisaria. Não quero entrar para área de programação até pq não me chama a atenção. quero seguir na parte de redes, de computação forense mesmo pro meu curso. porém preciso passar nessa cadeira.

GILBERTO FRANCISCO DA CRUZ
17

Muito boa a matéria. Já à muito tempo descobri que “Quanto mais eu acho que sei de programação, percebo que tem muito a descobrir”.

Luciano Lopes
18

Ótimo artigo, estou ingressando naárea agora e é exatamente isso que estou fazendo, estudando e praticando muito, acho uma coisa que agrega muito é falar sobre o assunto com pessoas que curtem a mesma coisa, eu faço isso através da internet, onde moro a galera não liga muito e os que ligam são os “deuses” da programação, ai é perca de tempo haha!
Acompanharei mais vezes o site, um abs

FAGNER
20

Boa tarde
Willian
E verdade temos que nos dedicar muito. Sou apaixonado por desenvolvimento, escolhi também o c#, porem estou com muita dificuldade de entrar na área, pois todas empresas que enviei meu currículo pede experiencia, e não dão oportunidade para iniciantes. Como fazer nesse caso?

Michel
21

Estou muito confuso ainda no que fazer, pois estou para terminar um curso agora ano que vem de Relações internacionais, porém estou querendo migrar para a área de TI, tenho conhecidos que trabalham na área de Programação. Na época que eu ingressei no meu curso tinha muito interesse pela programação mas não dei continuidade, e agora quero entrar nela. Venho estudando no meu tempo livre Python. Mas não sei se faço um curso bacharelado ou um tecnólogo apenas. O meu problema que não achei um tecnólogo voltado mais para a programação em si.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!