Avaliação do Windows 8.1 Preview

Com a chegada da versão final prevista para o fim deste ano, decidi atualizar a minha versão do meu Windows 8 para a versão preview do Windows 8.1. Após algum tempo avaliando, decidi descrever as primeiras impressões que tive.

A primeira situação que notei, e como era de se esperar conforme o anunciado, é que incluíram o botão iniciar na barra de tarefas da área de trabalho (Desktop). Porém, acredito que para muitos que trabalham com o Windows 8, acharão este botão desnecessário. Não é um botão como nas outras versões do Windows que tem os programas instalados. A função principal dele quando clicado, é voltar para a tela inicial do Windows onde se encontram os Tiles (Blocos).

Se clicar neste botão com o botão direito do mouse, terá outras opções que se encaixam mais para questões administrativas e de manutenção do sistema, o que já existia no Windows 8 ao clicar com o botão direito do mouse no canto inferior esquerdo da tela, só que foi adicionada a opção de desligar o sistema.

Outra situação que notei é que o Antivírus Avast foi desinstalado na atualização. Eu tinha o avast além do antivírus que já vinha com o Windows 8. Entrei no site do Avast e tentei reinstalá-lo, porém, deu problemas de incompatibilidade com a nova versão do Windows. Não entendi o porquê se a base da versão é a mesma. Tentei usar as opções de compatibilidade, mas mesmo assim não permitiu a instalação e acabei deixando o Antivírus padrão do Windows mesmo.

desktop2

desktop3

Uso o Office 365 e instalo com ele software do SkyDrive para o sincronismo dos meus arquivos. Na atualização o Windows 8.1 instala esta opção, o que possibilita o sincronismo direto sem a necessidade de um software rodando em segundo plano para isto. Gostei muito desta opção, já que com Cloud Computing, além de ser uma das tecnologias top do momento, uso muito a opção de gravação em discos virtuais, lembrando também que a última versão o Microsoft Office já possibilita salvar os documentos direto no SkyDrive.

explorer

Outra melhoria que achei legal, foi a opção de ter outros tamanhos para redimensionar os Tiles da Tela Inicial. Poderá ser melhor organizado e também renomeado os grupos.

desktop

Foi melhorada a opção de buscas. Pode escrever uma palavra chave que ele pode buscar, tanto em arquivos, como em aplicativos, como também na loja do Windows e também no Bing.

search

Na loja do Windows, foi mudado o layout para procura de apps, que ficou muito bom, rápido e prático também.

store

O boot do Windows ficou um pouco mais rápido. Na tela inicial, a forma de visualizar todos os aplicativos instalados ficou mais prático e rápido também.

Um pequeno bug que notei, foi que no Internet Explorer, em alguns sites onde existem botões para executar algumas funções como Downloads, ou em cestas de compras, ou até mesmo redirecionar para outros sites, não estão funcionando. Tem vezes que você clica neste botão e fica pressionado não acontecendo mais nada e em outras situações você clica e dá um loop, voltando  para a mesma página.

Tem pequenos bugs que com certeza vão sendo corrigidos com as atualizações, mas, nada que prejudique o funcionamento do sistema.

Na minha avaliação geral, gostei da nova versão do sistema e acredito que vai agradar a maioria dos usuários.

Abraços e até a próxima.

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Formado em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, com MBA em Gestão de Projetos.
Trabalhando há mais de 20 anos na área de TI, prestando suporte técnico e consultoria à empresas e usuários finais.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!