Reflita, cloud computing não é para tudo!

Quando eventos e artigos dizem que migrar para a nuvem é o futuro inevitável da TI, é preciso refletir e observar algo antes: Nem tudo deve ir para o cloud.

Com forte viés de terceirização, a Computação em nuvem é uma excelente alternativa para algumas aplicações, como e-mail, backup, ambiente de teste e desenvolvimento, e ambientes transacionais pesados. E, dessa forma, o gestor maduro de TI deve considerar seriamente cada uma delas.

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E-mail: Essa foi uma das primeiras aplicações a encontrar terreno fértil na cloud. Há mais de 15 anos temos uma gama de soluções de e-mail rodando em nuvem, desde ambientes open source até ambientes licenciados. No mercado nacional é possível encontrar diversas empresas provedoras, com experiência acumulada em anos de mercado e escala de milhões de clientes e caixas instaladas. Além destes aspectos, destaco a conveniência em tirar o e-mail de dentro de casa, permitindo que a filtragem demalware seja feita fora das portas da empresa.

Backup: o modelo em vigor de backup em fitas, com robô, manuseadas com frequência, transportadas por empresas terceiras entre salas seguras, e frequentemente afetadas por problemas mecânicos já deixou muito profissional de TI na mão. O cloud é uma alternativa. Por que não fazer o backup pela internet, guardando seus dados em data centers terceirizados, e tê-los disponíveis num clique? Cada vez mais empresas buscam a nuvem como solução de storage e backup. O volume de dados em nuvem cresce exponencialmente, armazenagem em nuvem é mais seguro, mais rápido, mais econômico e menos trabalhoso que gerir este importante processo dentro de casa.

Ambientes de teste e desenvolvimento: Qual o gestor de TI que nunca se encontrou na situação onde o responsável de desenvolvimento reclama que o ambiente de teste não está disponível, ou que não atende seus requisitos – muitas vezes montado com as antigas máquinas da operação – e o responsável de operações, reclama que não pode dar a devida atenção porque estava com problemas na operação. Por isso, levar o ambiente de Teste e Desenvolvimento para a nuvem é uma medida que provê recursos computacionais sob medida, na configuração exigida para os testes, contratados por período equivalente à duração do projeto, desonerando a área de operações, e facilitando a vida do responsável de desenvolvimento. Outro benefício é que ao levar esse ambiente para a nuvem, libera capacidade computacional dentro da empresa, aliviando os sistemas de operação.

Sistemas transacionais pesados: Nesse caso falamos de portais de e-commerce, sistemas de autoatendimento, ou softwares de gestão empresarial. Sistemas deste porte, acessados por usuários em mobilidade, ou por clientes externos, rodando dentro de casa, terá beneficio imediato ao ser migrado para uma estrutura em nuvem, Isso porque como existe grande volume de acesso vindo de fora, através da internet, para dentro da empresa, os links que conectam a empresa à internet acabam se tornando o gargalo no acesso a aplicação. Ao migrá-la para o “centro da internet”, todos seus usuários internos e externos se encontrarão mais bem conectados a esta aplicação.

Portanto, cloud não é para tudo, mas considere seriamente as quatro oportunidades acima. Encontre o parceiro correto, conheça-o, valide suas credenciais. Você pode estar mais perto do que pensava de tirar benefícios da vanguarda da tecnologia da informação, a computação em nuvem.


2 Comentários

Frederico Neves
1

Bom Dia, parabéns pelo artigo de tudo que escreveu o único problema que vejo é quanto ao backup, com os links que temos hoje no Brasil imagina só efetuar um backup via internet? Pode ser algo demorado

gustavorafael
2

Mauricio, parabéns pelo artigo. Me permita refletir sobre duas situações:
– Quando colocamos que o e-mail é uma ótima ferramenta para ir para nuvem, eu concordo visto que quando o e-mail esta interno vários pontos de atenção são necessários, como manter disponibilidade do serviço quase que 100%, manter um anti-spam eficiente, limitar cotas, prevenir abuso no MX, entre outros, porém tenho deparado com várias empresas que terceirizaram o serviço de e-mail voltarem o serviço para gerenciamento interno por um fator “Limitação no envio de e-mail”. Todos as empresas que ofertam e-mail como serviço, entre eles, Google, Microsoft, Uol, Mandic, Locaweb, entre outros possuem limitação na quantidade de envio de e-mail, devido um tratado internacional. Como exemplo na Locaweb possui “limitar o envio a 100 mensagens por hora para cada caixa postal do seu domínio”, desta forma uma conta de vendas da empresa, que possui uma quantidade de vendas e já que todas as vendas gera e-mail com a NFe (XML), seria impactada com esta migração.
– O segundo ponto, é que em várias palestras, artigos, com pessoas do ramo de Cloud como você, estão apresentado casos de empresas novas já 100% em Cloud, e até empresas tradicionais do mercado levando o seu Core para a nuvem, ou seja, com suas aplicações, ERP em Cloud.
Gostaria da sua opinião sobre estes dois pontos, como você vê esta limitação no envio de e-mail, e se você acha que os provedores de Cloud e as empresas já estão com um nível de maturidade bom para levar o Core para a nuvem.

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