Segurança da Informação: boas práticas de backup

Um bom plano de backup minimiza o downtime (tempo de indisponibilidade do serviço ou sistema), minimiza a sobrecarga e diminui a ocorrência de perda de dados, por isso, seguir algumas boas práticas de backup ajudam a evitar grandes dores de cabeça para o time de TI.

O Backup é uma parte crítica e muito importante para os departamentos de TI das empresas. Este serviço é uma rotina constante que é executada no background, ou seja, quase ninguém fica sabendo que existe (ou que é executado).

Segurança - Plano de Backup

Uma das boas práticas é fazer o backup para a sua nuvem

Muitas organizações hoje em dia já possuem sua nuvem, seja ela uma “nuvem própria” ou serviço disponibilizado por alguma outra empresa. A ideia principal é realizar o backup em um local seguro e assim eles estarão disponíveis assim que você precisar.

Para que isto seja possível, será necessário um sistema de backup capaz de replicar os dados para a sua nuvem. É importante neste caso, fazer a replicação de modo assíncrono, fazendo com que a utilização da banda seja o menos possível.

Realize os backups externos mais facilmente

Uma solução de backup que replica de forma automática e envia diretamente para a sua nuvem irá te ajudar a proteger o seu backup de forma que se torne altamente disponível, tolerante à falhas e altamente escalável – tudo com menos esforço e risco para você.

Recupere o backup o mais rápido que puder

Normalmente, as áreas de TI das organizações dão mais foco nas rotinas de backup, configurando e verificando as pastas de rede que deverão ser copiadas, quantas fitas as rotinas consomem, criação de rotinas diárias diferenciais, mensais full, qual a sequência das fitas e etc.

Na verdade, a parte do backup mais importante não é o backup em si, mas sim a recuperação do que foi feito o backup. De nada adiantaria realizar o backup se não conseguíssemos recuperar aquilo que foi feito no backup.

É na recuperação do backup que se justifica o investimento feito.

Sempre que possível, de tempos em tempos verifique aleatoriamente as condições de recuperação de um arquivo qualquer do backup, além de realizar testes, te dará uma estimativa de quanto tempo demora para recuperar determinado arquivo, isto também assegurará ou minimizará o risco de alguma fita estar estragada e te deixar na mão na hora H. E ainda, se houver algum plano para agilizar esta recuperação, será bem-vindo.

Quando ocorre uma situação em que é necessária a recuperação, a mesma precisa ser realizada já, agora, se possível instantaneamente.

Se necessário, escale os serviços ou pastas da rede por ordem de uso e/ou criticidade, e recupere-os primeiro. Assim, os usuários terão os documentos/serviços mais críticos recuperados primeiro e depois os arquivos menos importantes.

Tenha sempre um servidor reserva, seja ele virtual ou físico

Nunca se sabe quando acontecerá o próximo system crash ou algum defeito físico. Prepare uma imagem do sistema operacional e faça clones. No caso da virtualização, quando um desastre ocorre, basta que o servidor virtual seja refeito novamente (à partir de uma imagem ou clone). Já o servidor físico, é necessário ter peças reservas ou reativar aquele servidor antigo mas que ainda funciona, enfim, antecipe-se e deixe tudo pronto em caso de emergência.

RECUPERE! Não importa onde e não importa como

A sua solução de backup deve te dar este suporte, para que a recuperação seja feita em algum servidor (virtual ou físico) diferente ou localizado em uma rede diferente e distante. Isto dará a possibilidade de realizar migrações mais facilmente e com risco minimizado de perda de dados, e a liberdade de realizar testes em máquinas diferentes. Assim, em uma situação real, você não estará “preso” à um determinado sistema que só poderá rodar em um determinado servidor.

Reduza, sempre que possível, o tamanho do seu backup retirando arquivos duplicados

Enquanto os usuários criam documentos e salvam na rede, o backup vai ficando cada vez maior. Além disto, devemos estar atentos à possibilidade de estar realizando backup de algo que já foi feito anteriormente e que não houve alterações, criando backups duplicados. Há soluções de backups que avisam e gerenciam isto, evitando a realização de backups duplicados.

Agora, não somente dados, mas também aplicações

Há soluções de backup que também realizam o backup de aplicações. Enquanto isto, o clone do sistema operacional ou o “Shadow copy” existente em alguns sistemas de backup podem salvar sua pele em uma situação crítica.

Elimine sua janela de backup

Por que esperar a próxima rotina de backup executar para assegurar que os dados da sua organização foram realmente copiados? E se, por exemplo, o banco de dados monstruoso daquela aplicação se corromper entre uma rotina e outra?

Muitas empresas operam em 24x7x365, e nesta situação temos usuários constantemente alterando arquivos da rede ou criando novos arquivos. Através das rotinas de backup contínuas, dia e noite, fará com que seu sistema de backup salve dados continuamente, se algo der errado com certeza terá o último backup mais atual possível.

Concluindo

Estas foram algumas boas práticas para um bom plano de backup que, seguramente, poderão te devolver noites tranquilas de sono. Algumas práticas podem parecer estranhas ou inaceitáveis, mas no mundo de hoje a informação é sagrada!

Se você tem alguma outra boa prática para backup, alguma crítica, sugestão ou até elogio, fique a vontade para deixar seu comentário abaixo!

Marcelo Costa Almeida

Mais artigos deste autor »

Sou profissional na área de TI há mais de 10 anos. Pós-graduado em Gerenciamento de TI. Possuo certificação ITIL V3.
Pratico surf e corridas de rua. Sou cozinheiro aos finais de semana e churrasqueiro oficial de minha família. Sou casado e tenho duas filhas.


12 Comentários

Rogério Figueira
3

Alguém poderia indicar uma aplicação de faça backup somente de arquivos que foram alteram, como nosso querido Marcelo Costa mencionou?

Aline Menezes
4

Olá Marcelo, andei lendo alguns post’s seus e achei bem interessante. Sou estudante do ultimo ano de Engenharia da Computação em Minas Gerais, e estou fazendo meu TCC na área de ‘Cloud Computing’. Será um estudo de caso com uma pesquisa de campo com profissionais da área de T.I, gostaria de saber se você poderia me ajudar. Se puder, por favor peço que me envie um e-mail, que explicarei o que preciso. Obrigada.

Beatris
5

Muito importante o backup. A última vez que precisei de um, descobri que achavam que estava sendo feito backup diariamente, mas na verdade fazia 7 meses não se era feito corretamente.

patricia
6

boa noite estou fazendo curso no senac em area de rede, tecnico em rede de computadores, e estamos aprendendo sobre rotinas de backup. aprendi a gostar desta area quando comecei a trabalhar de suporte tecnico na telefonica, hoje moro no interior de são paulo mais precisamente em jaboticabal e estamos aprendendo o linux por ser uma plataforma mais dificil devido aos comantos sempre que temos duvidas consultamos a internet. resumindo acho que ate o final do curso vou abrir uma franquia para tintas de cabelo. obrigada e boa noite.

Douglas Gomes
7

Rogério Figueira, dá pra fazer por shell script, mas se for via software, utilize o arcserver.
Excelente artigo!

Diego
8

Ótimo artigo, administro uma rede com uma central e 4 filiais, ultimamente, meus esforços estão sendo focados justamente na questão do backup, utilizamos uma solução como Cobian backup fazendo backups diários de um servidor para outro (local e remotamente), estou estudando também alocar um espaço na nuvem para maior redundância.
Um programa muito interessante também que descobri é o FreeFileSync, poderoso, leve e gratuito, deem uma olhada caso interesse.
Att.

Guilherme Augusto Esplugues
10

Aqui na empresa que eu trabalho fizemos um bat que pausa o servido do banco de dados (Firebird) faz o backup, retorna o serviço, compacta o arquivo e envia via FTP. Diariamente ele é executado em mais de 100 clientes e sempre salva a pele das empresas que não tem um funcionário na área de TI cuidar desses casos.

Daniel
12

Muito interessante, utilizo e recomendo o Veeam Backup mas em cenários menores indico o ibackup solução bem barata com opção de backup local e em nuvem, utilizando criptografia padrão ou informada pelo sysadmin e também faz backup de SQL, exchange, sharepoint, oracle, system state e por fim hyper-v com backup/restore de VMs.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!