O que é Máquina Virtual e o que são hypervisors?

O que é uma máquina virtual (MV)?

Uma máquina virtual (MV), do original em inglês virtual machine (VM), é uma implementação de ambiente computacional onde pode-se instalar e executar um sistema operacional.

A máquina virtual emula um computador físico comum, onde as requisições de CPU, memória, disco, rede e outros hardwares são gerenciados pela camada de virtualização, que traduz essas requisições para o hardware original.

O que é um hypervisor?

As máquinas virtuais são criadas sobre um software chamado hypervisor, que executa sobre um sistema operacional instalado em um computador comum ou em um servidor.

  • hypervisor funciona como um “hospedeiro”, gerenciando e distribuindo os recursos e emula um hardware físico para que as máquinas virtuais possam ser instaladas e executadas.
  • Os hypervisors mais avançados tentam utilizar para seu próprio sistema operacional o mínimo de recursos possíveis, para disponibilizar o máximo para as máquinas virtuais, sendo que alguns não tem nem interface gráfica para gerenciamento.
  • hypervisor pode ser utilizado para criar múltiplas máquinas virtuais individuais e isoladas entre si, que são chamados de “convidados”.

Normalmente os sistemas operacionais “convidados” (do inglês guest) não sabem que estão sendo executados em uma máquina virtual, e a maioria dos sistemas operacionais pode ser instalado da mesma forma que seria instalado em um computador físico.

O sistema “convidado” pode acreditar que está fazendo uma chamada de gravação e leitura em um disco físico, mas na verdade está gravando em um arquivo no “hospedeiro”.

Máquinas Virtuais executando dentro de um servidor com Hypervisor instalado. Cada MV tem um pouco de recurso alocado do hospedeiro, executam simultaneamente e de forma isolada entre si

Máquinas Virtuais executando dentro de um servidor com Hypervisor instalado. Cada MV tem um pouco de recurso alocado do hospedeiro, executam simultaneamente e de forma isolada entre si

Softwares para criar Máquinas Virtuais

Exemplos de softwares para criar máquinas virtuais são: VMware WorkstationVMware PlayerVMware vSphere (ESX)Microsoft Hyper-VCitrix XenServerRedHat KVM, Oracle VirtualBox e Parallels.

Em ambientes como o Amazon AWS, Microsoft Azure e Google Cloud, também existem recursos para executar máquinas virtuais, onde normalmente são chamadas de Instâncias.

As máquinas virtuais trazem algumas vantagens sobre o modelo tradicional de executar o sistema operacional direto no hardware físico:

  • a possibilidade de compartilhar o hardware físico com outras máquinas virtuais
  • a facilidade de ser copiado ou movido para outro hardware físico sem precisar se preocupar com drivers
  • a possibilidade de executar diversas MVs ao mesmo tempo, ideal para fins de testes e desenvolvimento.

Em ambientes empresariais, a virtualização pode facilitar as rotinas de backup, recuperação de desastres, novas implantações de aplicativos (utilizando Virtual Appliances), facilitar as rotinas administrativas e diminuir o downtime.

Leia também:

Fernando Ulisses dos Santos

Mais artigos deste autor »

Empreendedor em Empresas de Tecnologia da Informação.

Pós-Graduado em Segurança da Informação, certificado VMware VCAP-DTD.

Atualmente trabalha no seu mais novo projeto, o Sky Monitor.

Idealizou e criou o PowerBiz, ferramenta para Convertion Rate Optimization em Marketing Digital.

Criou o Business Monitor, um mini sistema de BI para geração de Dashboards em tempo real.

Fundador da Blue Solutions, onde trabalhou em dezenas de projetos de virtualização, reestruturação, implantação e migração de Datacenter em empresas de todos os portes.


2 Comentários

wellington
1

Este tema é bem interessante nos dias de hoje, aguardo ansioso por posts mais aprofundados (técnicos) , pois estou direcionando minha carreira como profissional de infra para esta tecnologia. Parabéns .

osvaldo
2

É realmente incrivel,instalei o VMware Workstation e estou usando o XP dentro do windows 7,programas que não pegavam no 7 rodam de boa no XP,pena que esse programa é pago.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!