WEBMIN – Administração de sistemas *NIX com interface web

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Boa tarde pessoal!

Uma ferramenta que há muito utilizo em implementações por facilitar a tarefa de administração dos serviços instalados em servidores Linux/Unix é o WEBMIN. Muitos clientes que não tem famialirização com interface terminal, acham muito bacana usar este aplicativo para gerenciar seus servidores.

O WEBMIN funciona como um frontend para interação com os serviços e recursos existentes nos sistemas operacionais Linux/Unix e facilita bastante a configuração e customização de recursos dos serviços que executam neste sistema operacional.

Funciona como uma alternativa rápida para interação, e também pode ser configurado para que administradores júnior por exemplo, tenham acesso apenas a algumas funções de serviços, como restart por exemplo.

Para quem não conhece, sugiro experimentar! Trata-se de uma ferramenta poderosa… Os mais experientes já devem conhecê-la, então fica a dica pra galerinha.

Vejam algumas screens:

Abraço!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Junieh Byegmann

Mais artigos deste autor »

Formado em Sistemas de informação pela UNIASSELVI de Blumenau, analista de suporte especializado em soluções em software livre utilizando Linux e DBA Oracle.


3 Comentários

Klaus Peter Laube
1

Nossa! Que dica fenomenal!

Facilita muito a vida uma ferramenta dessas… principalmente de gente (como eu) que não tem o perfil de administrador de rede.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">