Monitoramento de Desempenho de Servidores

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Por Rogério Dias – MCTS e MCITP Server Administrator

Ola amigos!

Neste artigo falarei da importância do monitoramento de desempenho dos servidores na rede. Apesar de ser um artigo totalmente teórico é de extrema importância para a vida saudável do ambiente de rede, ou melhor dizendo, do ambiente de trabalho.

O monitoramento dos servidores é a maneira como o administrador de redes tem para analisar e acompanhar o aumento de carga nos servidores e verificando então a ocupação/utilização dos elementos de hardware, tais como: memória RAM, processador, rede e os sistemas de discos, (notem que aqui estou focando apenas alguns objetos mais críticos dos diversos objetos que podem ser monitorados). Todos nós sabemos que pouquíssimos profissionais têm esse costume, às vezes por não acharem tão importante ou às vezes por classificarem como uma obrigação não tão importante e acabam não dando a devida importância.

São nesses casos que nós acabamos nos enganando. Através do monitoramento de desempenho o administrador pode fazer uma estimativa de quando será necessário o upgrade ou a troca de um desses elementos de hardware como, por exemplo, o aumento da memória RAM ou então a adição de mais um HD. Em casos em que não são dadas as devidas atenções, o que acontece é que o servidor chega a um ponto tão critico que os serviços começam a ficar lentos, o desempenho dos servidores e serviços forcenecidos caem e ai já viu – usuários começam a reclamar e isso se torna uma grande dor de cabeça.

Nesse estágio o administrador já não sabe mais exatamente o que está acontecendo, simplesmente começa a suspeitar que possa ser uma coisa e outra, tudo isso na base do achismo e improviso e definitivamente essa não é a melhor maneira para se trabalhar e lidar com esses problemas.

O que devemos fazer é definirmos uma política bem estruturada dentro de uma rotina de monitoramento para que possamos então saber exatamente em que situação se encontra nosso ambiente de servidores, nesse caso trabalharemos com pró-atividade e isso será muito bem visto – e acreditem, essa palavrinha bonita chamada “pró-atividade” destaca e diferencia muito bem um profissional. Desta forma poderemos prever com antecedência a necessidade de um upgrade evitando a queda de desempenho dos serviços e também, acredito eu, como sendo o mais importante as reclamações dos usuários. É ou não é verdade?

Um detalhe importante é que através do monitoramento poderemos prever com antecedência a troca de um determinado servidor caso ele esteja chegando a um limite onde não será mais possível um upgrade, seja ele de memória RAM ou HD, até porque nós sabemos que hardware de servidor você não encontra em qualquer esquina ou com qualquer fornecedor o que pode levar um certo tempo para que você receba os componentes, eis então mais um ponto de grande importância para prever acidentes.

Bom, vale a dica pessoal, e lembrem-se pequenos detalhes fazem grandes diferenças.

Até a próxima!

Recursos Adicionais

Para obter mais informações, veja os seguintes recursos:

Monitorando o desempenho do servidor:

Rogério Dias
Há 7 anos atuo na área de Tecnologia, atuei como analista de suporte Sênior, Administrador de redes e coordenador de TI.

Consultor Certificado Microsoft – MCTS e MCITP Server Administrator

Atuei em grandes empresas como Gutermann GSP uma empresa têxtil alemã, provedor UOL e também atuei em uma empresa de Digital Signage (Midia Digital) na qual tive a oportunidade de fazer toda implantação de TI, desde a infra-estrutura até a parte de sistemas e por fim coordenando a área de TI, fazendo toda a gestão e acompanhamento dos projetos em Home Centers, Agências

Estou no 4º ano de faculdade, cursando Administração com ênfase em Tecnologia da informação pela FIAP – Faculdade de Informática e Administração Paulista.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

4 Comentários

londonms
1

Fantastico este texto sobre o monitoramento, este texto falou tudo o que eu estava pensando sobre monitoramento, valeu por compartilhar.

Muito obrigado mesmo.

Jackson Antunes Rosa Santos
3

Existe algum programa que monitora todas as atividades do server 2003? ,, assim como qdo fica fora do ar,, pelo menos um registro/ hora da atividade…

se puder me ajudar, fico grato:
[email protected]

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">