Unifeob alcança 31% de retorno em ações de email marketing com ZipCode

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Com 45 anos de tradição em ensino superior, a Fundação de Ensino Octávio Bastos (Unifeob), localizada em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo, tinha o objetivo de garantir que suas estratégias de marketing atingissem o público desejado: pessoas com interesse em fazer cursos de férias. Para garantir bons resultados, a instituição optou por trabalhar com campanhas digitais terceirizadas e contratou a ZipCode, especializada em Marketing Direto e TI, responsável pela locação base de dados e realização das ações de email marketing.

Com 3,5 mil alunos matriculados, a Unifeob possui 26 cursos regulares, nas áreas de: Direito, Saúde, Educação, Negócios, Medicina Veterinária, Cursos Superiores de Tecnologia, composto por Processos Gerenciais, Logística, Gestão de Recursos Humanos, Gestão da Qualidade, Marketing, Comércio Exterior, Gestão Ambiental e Agronegócio. A Universidade também oferece cursos no período de férias.

Para aumentar o número de participantes nos cursos de férias, a instituição percebeu que o ganho em divulgação e o retorno sobre o investimento (ROI) das estratégias de marketing seriam facilmente alcançados por meio de ações direcionadas, com foco em internet, através de campanhas de email marketing.

Com a ZipCode, o trabalho em parceria foi estruturado utilizando o banco de dados locado pela especialista. A empresa de marketing direto, que disponibiliza ferramentas como locação e tratamento de banco de dados (database marketing) foi a responsável por segmentar os contatos, seguindo o perfil desejado pela Universidade: homens e mulheres de 25 a 45 anos com segundo grau completo ou curso superior incompleto, residentes em São João da Boa Vista e região.

Para este trabalho de marketing digital, a Unifeob desenvolveu campanhas de email marketing cujo conteúdo teve como base a divulgação dos cursos de férias. A peça virtual foi enviada para 5,4 mil endereços eletrônicos. Após o disparo, a ZipCode disponibilizou à Fundação uma ferramenta analítica capaz de mensurar os resultados da ação.

De acordo com levantamento da Unifeob, 31,4% dos participantes decidiram se inscrever nos cursos de férias após receber um email marketing da instituição, 1%  decidiu por indicação de amigo e 10% por lerem em jornal.

Segundo Amélia Queiroz, coordenadora da Unifeob, a ZipCode foi escolhida como prestadora desses serviços por decisão dos próprios professores dos cursos de tecnologia, que conhecem o know-how da companhia. “O projeto de marketing digital foi elaborado entre o corpo docente e a ZipCode. Estamos muito satisfeitos com os resultados, uma vez que já tivemos como mensurar o resultado do investimento, que foi maior que as outras ações como anúncios em mídia impressa”, exemplifica Amélia.

Fonte: NB Press Comunicação

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">