SD-WAN: 6 vantagens sobre MPLS para seu negócio

A Internet existe muito antes de ouvirmos falar em SD-WAN e seus benefícios. Mas foi apenas no início dos anos 2000 que milhões de residências e escritórios se conectaram à internet 24 horas por dia, 7 dias por semana. Para se adaptar a uma procura crescente de conectividade à Internet e garantir redes estáveis, organizações com grande capilaridade regional e global, desde então, passaram a fazer uso  de redes de longa distância’ ou ‘Wide Area Network’ (WAN).

À medida que os negócios crescem para que eles compartilhem dados entre filiais e permaneçam conectados por meio dessas rede de telecomunicações onde as informações e os aplicativos corporativos trafegam por meio de redes privadas dedicadas Multiprotocol Label Switching (MPLS) ou redes privadas virtuais (VPNs) baseadas em Internet Dedicada ou banda larga.

expereo-sdwan-cloud-tecnologia

Mas o ano é 2021 e os desafios que as empresas enfrentam hoje são, no mínimo, sem precedentes. O mundo dos negócios e as empresas estão mudando rapidamente. Muitas empresas contam com sua infraestrutura tecnológica para apoiá-las e ajudá-las a acompanhar as mudanças nos requisitos e necessidades de negócio. O aumento das  demandas de largura de banda para o tráfego em nuvem, as exigências de aplicações de alta largura de banda e a proliferação de dispositivos móveis estão crescendo exponencialmente. Esta explosão sem precedentes do tráfego WAN traz maior complexidade operacional e de gerenciamento, tornando imprevisível o desempenho das aplicações e difícil de escalar para organizações com ambiente de filiais distribuídas.

As arquiteturas tradicionais de redes de longa distância (WAN) dependem de links dedicados e privados para a comunicação entre filiais, o transportar o tráfego das filiais para o centro de dados, o que consome a largura de banda da rede, utiliza rotas de baixa qualidade para acessar aplicativos e serviços empresariais hospedada na nuvem ou no centro de dados empresariais que frequentemente resulta em mau desempenho da aplicação. 

Estas soluções são rígidas, complexas de configurar e custosas de manter, exigindo uma configuração de rede manual significativa e monitoramento constante para funcionar adequadamente. À medida que esta complexidade cresce, há uma tremenda cobrança para reduzir custos e despesas operacionais e pressão para atender à crescente demanda de largura de banda usando opções de transporte WAN mais baratas sem afetar o desempenho, segurança e confiabilidade.

Este é exatamente o ponto que a SD-WAN tem ajudado diversas empresas a enfrentar estes desafios empresariais estabelecendo trazendo o conceito de ‘transport independent’, transporte de dados agnostico a tecnologia WAN para um custo mais baixo e maior diversidade, fornecendo uma alternativa econômica às tradicionais circuitos de dados privados e tecnologias MPLS, permitindo implantar WANs privadas empresariais através de um transporte público como a Internet, que suporta tanto o topologias tradicionais de implantação hub-and-spoke para conectar as filiais a matriz de uma empresa assim como redes full-mesh, com a capacidade de estabelecer automaticamente conexões temporárias ponto-a-ponto entre as filiais diretamente usando criptografia IPsec que elimina a configuração significativamente manual do túnel com maior flexibilidade do que os serviços WAN privados.

O SD-WAN é um grande passo em direção à solução de redes de longa distância de última geração, permitindo você acelerar a resposta comercial para atender às novas demandas de um mercado em rápida transformação e ajudá-lo a alcançar as últimas inovações do mundo ‘software-defined’, proporcionando gerenciamento e provisionamento centralizados com segurança, automação de rede, simplificação das operações e solução de problemas, políticas roteamento baseado em aplicação, segmentação e otimização para conectividade em nuvem em um só lugar.

É uma arquitetura WAN em nuvem que facilita a ‘transformação digital’ para as empresas, reduzindo significativamente os custos da WAN, simplificando a conectividade em nuvem e o tempo para implantar novos serviços enquanto protege suas filiais.

O que é SD-WAN?

SD-WAN é uma abordagem recente para aprovisionamento, configuração, gerenciamento, automação e otimização de redes de longa distância. É um produto (não uma infraestrutura de rede) que atua paralelamente sobresposta a solução de rede existente nas empresas (pode ser MPLS, Internet de banda larga ou um modelo híbrido), separando os control-plane, data-plane e camada de gerenciamento de rede do hardware subjacente e disponibilizando-os como serviço de software, como qualquer aplicativo. Por ter capacidade de e gerenciamento centralizado e ter inteligência para responder automaticamente a eventos da rede, SD-WAN direciona o tráfego de forma segura e inteligente em vários sites, ajustando a largura de banda onde é mais necessária. Isso permite que as empresas aproveitem os benefícios da banda larga sem sofrer os efeitos da falta de confiabilidade e garantia de desempenho das redes banda-larga baseada em “entrega de melhor esforço (best effort)”.

Quais são os benefícios do SD-WAN para sua empresa?

SD-WAN apresenta uma opção flexível para quem procura uma alternativa para MPLS ou configurações de rede híbrida. Isso porque SD-WAN pode gerenciar vários tipos de conexões – incluindo MPLS e banda larga – e rotear o tráfego pelo melhor caminho em tempo real. Virtualizar sua rede de negócios pode resultar em benefícios infinitos. Vamos dar uma olhada em cada um a seguir.

1.Desempenho 

Desempenho WAN aprimorado.

SD-WAN oferece conexões mais eficiente e ageis para os negócios, permitindo usar vários links WAN de alta capacidades simultaneamente (como MPLS e Internet). Bem como ter diferentes provedores de serviços e tecnologias para unir diferentes tipos de conexão, proporcionando diversidade de acesso e conexões e desempenho  otimizado. Além disso, SD-WAN também usa algoritmos inteligentes para controlar o tráfego e redirecionar para o link disponível de melhor desempenho, maximizando a capacidade e melhorando a experiência do usuário, especialmente para aplicativos e serviço baseados em nuvem , como Slack, SalesForce e Office365. Mesmo quando parâmetros como latência e perda de pacotes mudam ou mesmo  indisponibilidade o SD-WAN responde rapidamente de acordo. Chamadas de vídeo com podem exigir alta capacidade de tráfego, enquanto um grupo de funcionários no Twitter pode ter a prioridade mais baixa. Dessa forma, os aplicativos essenciais aos negócios têm prioridade.

2.Segurança

Criptografia ponta a ponta. 

O MPLS funciona através de uma rede privada. Isso evita armadilhas de segurança, mas as limitações à conectividade de rede permanecem. O acesso direto à Internet pública, por sua vez, pode ser usado para melhorar a experiência do usuário, mas apresenta questões de segurança.

O SD-WAN é seguro por definição, o que significa que túneis criptografados de ponta a ponta (128 bits ou mais) são construídos em toda a rede (0% ou 100% dela é transportada em infraestrutura pública). Isso é uma excelente base para o firewall interno ou gateways de acesso das empresas e não exclui a segurança adicional nos níveis de autenticação ou aplicativo.

3.Fácil de usar

Melhor gerenciamento de rede. 

SD-WAN apresenta o conceito de ‘rede overlay’ o que permite que as empresas respondam às necessidades operacionais em  constante mudança. Uma vez que é uma solução de rede virtualizada e não depende do infraestrutura de rede física subjacente (‘underlay’), pode ser rapidamente implantado e ajustado às necessidades corporativas e de negócio.

Os requisitos de conectividade de toda a empresa podem ser orquestrados a partir de um painel de gerenciamento central que oferece visibilidade total da rede entre as filiais. Ao ter uma visão 360º em tempo real do desempenho de seus negócios na Internet, as empresas têm controle total de sua rede e podem fornecer melhor desempenho de rede conforme a situação exigir.

4. À prova de futuro

SD-WAN permite acesso à nuvem.

SD-WAN permite acesso e migração ágil das cargas de trabalho hospedadas nos centros de dados corporativos para a nuvem.

As empresas estão cada vez mais migrando aplicativos sensíveis à latência para a nuvem. Isso torna sua força de trabalho mais ágil, colaborativa e produtiva, aumentando sua vantagem competitiva.

Com muitas empresas agora fazendo uso de ambientes ‘multi-cloud’, a complexidade disparou a tal ponto que apenas uma solução SD-WAN pode gerenciá-la.

SD-WAN apresenta recursos dinâmicos para aprimorar a conectividade com a nuvem, permitindo o uso de vários links subjacentes para gerenciar e orientar o tráfego do usuário, dependendo do caminho de melhor desempenho, do tipo de dados (voz, vídeo, etc.) e de seu destino.

5.Redução dos custos

Uma solução mais eficiente para redes geograficamente distribuídas.

Os clientes SD-WAN não ficam presos a cobertura de rede de um único provedor ou precisam pagar por serviços de links privados, o que, por sua vez, torna a SD-WAN uma opção muito mais barata do que as WANs tradicionais, como MPLS. Observa-se uma redução de cerca de 40% nos custos quando as empresas mudam para SD-WAN.

Isso ocorre principalmente porque o SD-WAN permite que as empresas escolham e combinem tecnologias de acesso, operadoras, hardware e outros componentes de rede para atender a necessidades específicas. Por exemplo, a banda larga da Internet e o ‘3G/4G móvel’ são opções de conectividade normalmente baratas. Ao escolher esses links para certos tipos de tráfego de baixa prioridade, em vez optarem por uma rede MPLS cara, as empresas podem reduzir significativamente o orçamento.

6.Confiabilidade

Menos tempo de inatividade para sua empresa.

Como mencionado antes, SD-WAN faz uso simultâneo de vários links para aprimorar a experiência do usuário. No entanto, vale mencionar que também melhora a confiabilidade do site. Uma rede SD-WAN pode combinar uma mistura altamente personalizada e diversificada de links de rede para criar uma rede de segura e virtualmente eliminar o interrupções na rede. Resumindo, o SD-WAN permite que as empresas usem de modo mais eficiente seus circuitos de dados, tornando-a mais segura e resiliente.

SD-WAN resulta em impacto positivo nos negócios

Todos os benefícios combinados criam um impacto.

Por todas as razões mencionadas acima, SD-WAN pode ter um grande impacto nas operações e, consequentemente, no volume de negócios. Ela garante que os serviços da empresa permaneçam em níveis de utilização determinados pela prioridade de negócios, não conforme ditado pelo hardware de rede. E, em tempos em que os concorrentes estão a apenas um clique de distância, um pequeno ‘delay’ no tempo de resposta é a linha tênue entre um ‘novo lead’ e uma oportunidade perdida.

Mas, mais do que isso, a conectividade de rede deve ser tratada como a base sobre a qual o resto do ambiente de trabalho ágil de uma empresa será construído.

“Com SD-WAN, as organizações não apenas estão preparadas para o futuro, mas também podem desfrutar de uma infinidade de novos recursos e um excelente retorno sobre o investimento.”

O que a Expereo pode fazer pelo seu negócio

Os benefícios de mudar para SD-WAN são infinitos, assim como o número de provedores de serviços competentes disponíveis no mercado atual. O problema é que muitos componentes diferentes podem afetar sua transição para SD-WAN e o desempenho geral da rede, desde a realização do projeto e site survey até a preparação da largura de banda adequada. Um ‘Provedor de Serviços Gerenciados(MSP)’ dedicado deve ser capaz de ajudá-lo com isso.

Seja lidando com infraestrutura legada complexa ou resolvendo interações entre a rede underlay e overlay, nós da Expereo projetamos, implementamos e monitoramos todos os aspectos abrangentes que potencializam o SD-WAN.

Entendemos a estrutura regulatória internacional, como ela se relaciona com SD-WAN e temos o conhecimento para orientar seus negócios na otimização do desempenho de sua rede.

“Essa é a nossa experiência, fomos reconhecidos pela CISCO como um parceiro avançado de Cloud and Managed Service Program (CMSP). Isso significa que somos certificados para garantir um desempenho de classe empresarial, ao mesmo tempo em que atendemos a qualificações rigorosas. Nossos serviços são construídos em estruturas validadas e padrões abertos de melhores práticas, permitindo que você se conecte com confiança.”

Conte com nosso apoio para terem acesso à gerentes de projeto dedicados, profunda experiência e suporte ágil, prontos para fazer a transformação de sua empresa em uma SD-WAN baseada na Internet e centrada na nuvem tranquila e sem complicações. Clique abaixo para fazer contato conosco e saber mais sobre SD-WAN. 

QUERO-SABER-MAIS

Podemos levá-lo de onde você está agora, para onde deseja estar.

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">