Novo software DS SolidWorks CAD 3D coloca ao alcance de estudantes recursos que medem impacto ambiental de projetos

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A Dassault Systèmes SolidWorks Corp., líder mundial no fornecimento de tecnologia para CAD 3D, anuncia o lançamento da versão 2010-2011 do SolidWorks Education Edition, um software de CAD 3D direcionado ao ensino da engenharia com  novas e poderosas tecnologias para o desenvolvimento de produtos sustentáveis. Com o software SolidWorks Sustainability integrado, pela primeira vez, os estudantes do ensino superior terão à sua disposição informações aprofundadas sobre o impacto ambiental potencialmente significativo de suas opções como projetistas e engenheiros profissionais.

Segundo Oscar Siqueira, country manager da DS SolidWorks Brasil, atualmente, os estudantes querem saber como decidir pelas melhores opções. “Os estudantes de engenharia ficam entusiasmados com o desafio de inovar produtos e processos que minimizem a degradação ambiental. A DS SolidWorks está introduzindo na formação do profissional uma ferramenta que os ajuda a tomar decisões de projeto sustentáveis, de uma forma simples e eficaz”, afirma.

Decisões difíceis se tornam fáceis

O software SolidWorks Sustainability ajuda a quantificar o impacto potencial das montagens de CAD sobre o ar, a água, o consumo de energia e a pegada de carbono, desde o fornecimento da matéria-prima até a fabricação, a utilização e o descarte.

Ao projetar um produto, os estudantes de engenharia tradicionalmente se concentram em questões como custo, massa, rigidez e resistência à tensão. Embora esses fatores afetem a utilidade de um produto, o SolidWorks Sustainability calcula valores ambientais igualmente importantes: o impacto de todo o conjunto em termos de extração de matérias-primas, processamento de material, fabricação de peças, montagem, utilização e descarte, incluindo o transporte em cada uma dessas fases.

O software SolidWorks Sustainability inclui uma ferramenta para seleção de material que realiza, em tempo real, uma comparação entre a  montagem e um projeto de referência, permitindo tomar melhores decisões. O software também gera automaticamente relatórios personalizados das análises de sustentabilidade, ajudando a tomar decisões de engenharia que podem ser compreendidas por pessoas que não são da área técnica.

Avaliação automática do impacto ambiental

De acordo com Oscar Siqueira, o software SolidWorks Sustainability permite que análises quantificadas de sustentabilidade sejam incorporadas ao aprendizado de projetos sem exigir que os estudantes conduzam projetos de pesquisa independentes. “Os alunos podem agora avaliar seus projetos automaticamente, mas com informações detalhadas sobre cada variável, e tomar decisões corretas com impacto positivo sobre o planeta”, comenta.

O SolidWorks Education Edition 2010-2011 também inclui todos os aperfeiçoamentos da nova versão comercial do software de projeto da DS SolidWorks, o SolidWorks 2010, incluindo o SolidWorks Simulation Premium, um conjunto abrangente e poderoso de ferramentas para simulação, que inclui respostas não lineares e dinâmicas, bem como materiais compostos.

Formas de acesso para os estudantes

O SolidWorks Education Edition 2010-2011 é distribuído através da rede de computadores de instituições de ensino, mas qualquer estudante, no entanto, pode adquirir individualmente o SolidWorks Student Edition 2010-2011.

As instituições que usam o software SolidWorks também dispõem de capacidade exclusiva de disponibilizar o SolidWorks para estudantes e professores fora da sala de aula e do campus através da nova SolidWorks Student Access Initiative (Iniciativa de acesso ao SolidWorks para estudantes). Com o SolidWorks em seus laptops e PCs residenciais, os estudantes podem colaborar e concluir seus trabalhos quando, onde e da maneira que desejarem.

Novos recursos disponíveis

Através da incorporação dos melhoramentos do SolidWorks 2010, o SolidWorks Education Edition 2010-2011 inclui novos recursos abrangentes para produtividade de modelagem, simulação, publicação e gerenciamento de dados. Além disso, o software educativo inclui:

  • Teste de avaliação gratuito e (caso a pessoa seja aprovada) a certificação de Associado Certificado SolidWork (CSWA). Essa certificação prepara os estudantes para o ambiente de trabalho, motiva-os a continuar o aprendizado e comprova serem bons candidatos para trabalharem nas áreas de projeto e a engenharia.
  • “Manual do Instrutor de Ensino do Software SolidWork” com lições, apresentações em PowerPoint, avaliações e dicas. Para os estudantes, está disponível o “Guia do Aluno de Aprendizado do Software SolidWorks” correspondente.
  • Novos tutoriais e currículos que abrangem projeto, modelagem e visualização, tornando o STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática na sigla em inglês) relevante para o aluno. Novos tutoriais de simulação incluem problemas de verificação e normas internacionais (benchmarks NAFEMS) para ajudar os alunos a assegurarem que os projetos funcionarão corretamente no mundo real. (Através de uma parceria com a STEM Academy, a DS SolidWorks está apresentando o ensino de projeto sustentável orientado pela STEM a alunos do jardim de infância. Essa educação é realizada até o ensino médio, incluindo a ênfase em carreiras relacionadas com STEM para estudantes do sexo feminino e minorias).
AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">