Enviar fotos durante a viagem? Crie um e-mail provisório

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Chegou a tão sonhada viagem dos sonhos. Muita festa, alegria e momentos inesquecíveis que devem ser guardados em fotos digitais para posteriormente, mostrar a toda família. Algumas pessoas não aguentam nem sequer terminar a viagem e já querem ao longo da viagem, enviar as fotos por onde passam para os amigos e aí surge uma questão: como enviar as fotos sem descuidar da segurança?

Até porque, você vai enviar as fotos utilizando, provavelmente, um computador de um cibercafé ou pelo menos do hotel, mas vai ter que entrar em sua conta de e-mail, ou seja, vai rolar login e senha pessoal na rede. Não seria legal você manipular seus dados pessoais em computadores que nem sequer tem notícia sobre uso de anti-vírus, e pior, computadores de cibercafé ou lan house são de utilidade pública. Portanto, vai que nesses computadores está rodando um keylogger (captura de tudo que é digitado no teclado).

A cada dia que passa, várias notícias de crimes cometidos no meio digital chegam aos nossos ouvidos e acreditem, acaba sendo “normal” e sempre acreditamos que nunca passaremos por essa situação. Eu percebo em minhas viagens à trabalho, que muitas pessoas utilizam as conexões de rede wireless gratuitas disponíveis nos inúmeros lugares, como no próprio hotel, por exemplo.

Contudo, o ideal é você criar, provisoriamente, uma conta de e-mail nesses webmail’s da internet que tem aos montes, criar um login e senha que só serão utilizados durante a viagem para enviar os mails com as fotos da viagem. Ao chegar em casa, aquele e-mail pode até ser “invadido” devido a falta de segurança em algum computador utilizado para envio das fotos, mas aqui vai a dica importante: após enviar o e-mail, apague da pasta todos os e-mails enviados com as fotos. Assim, o seu e-mail provisório não conterá nenhuma informação pessoal que irá comprometer sua viagem.

O interessante é que além de você ficar despreocupado quanto ao seu e-mail provisório criado com o único objetivo de enviar as fotos durante a viagem, tem outro atrativo: você não vai ser obrigado a ler os spams que, por ventura, chegarem no seu novo e-mail, pois, como será provisório com a finalidade de enviar as suas fotos de viagem, ao chegar em casa, esse e-mail não será mais útil e portanto, não precisará ser mais acessado.

Agora é só relaxar, aproveitar a próxima viagem e continuar a receber e enviar suas mensagens no seu e-mail particular. Lembrando de criar novos e-mails provisórios a cada viagem…

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Roney Medice

Mais artigos deste autor »

Coordenador de Segurança da Informação do Terminal Retroportuário, no Porto de Vitória, com mais de 22 anos de experiência na área. Consultor de Segurança da Informação do Grupo Otto Andrade. Membro Fundador do CSA - Cloud Security Alliance, Membro do Comitê ABNT/CB-21 em Segurança da Informação. Graduado em Ciência da Computação, Direito e MBA em Gestão de Segurança da Informação.


4 Comentários

Diego Cardoso
1

Roney,

Bom dia, concordo plenamente com o conteúdo do artigo.

Sem dúvida é essencial o extremo cuidado com login e senha de e-mail, contas bancárias, até mesmo o simples twitter o pessoal não perdoa.

No meu ultimo treinamento que eu fiz agora no começo do ano, eu acessava todos os dias o meu e-mail na copa nos horários de intervalo, conseguiram acessar o meu e-mail e trocar a senha, a sorte é que eu tinha meu e-mail secundário cadastrado e consegui recuperá-lo novamente.

Atualmente estou lendo e me atualizando sobre segurança na web por conta própria, é uma área empolgante e extremamente desafiadora devido a sempre surgirem novas ameaças no dia-a-dia.

Abraços !

Roney Médice
2

Diego,

Fico feliz em ter ajudado a se atualizar na área de segurança da informação, um assunto que devemos sempre buscar conhecimento e praticá-lo.

Abraços,

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">