Curiosidades sobre a segunda geração de processadores Intel Core

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Intel Core

A nova geração de processadores Intel da família Core representa o maior avanço em desempenho e capacidades computacionais jamais visto.

Fabricados segundo processo de 32 nanômetros, os novos chips são os primeiros a utilizar a microarquitetura inteligente que combina as tecnologias visuais e gráficas 3D em um único chip.

Vejam algumas curiosidades sobre a nova geração de processadores Intel Core:

  1. Comparada com a geração anterior, a criação de conteúdo ficou 42% mais rápida e os jogos melhoram 50% os seus desempenhos.
  2. Existem cerca de 1 bilhão de transistores dentro de um chip da nova geração Intel Core. Se um processador fosse um país e o número de transistores a sua população, um processador Intel Core da nova geração seria o 3º país mais populoso do mundo, atrás apenas da China e Índia.
  3. Se você aplicasse a tecnologia Intel Turbo Boost em suas atividades diárias, você liberaria 4 horas do seu dia, tempo normalmente gasto esperando respostas de outras tecnologias que você usa normalmente.
  4. Um processador Intel Core da nova geração possui mais transistores que o número de carros registrados na União Européia, EUA e região Ásia-Pacífico.
  5. Se cada casa dos Estados Unidos tivesse 30 interruptores de luz um processador Intel Core da nova geração levaria 1 nanosegundo para ligar todos os 3,57 bilhões de interruptores dos lares americanos.
  6. Um transistor de 32nm usado no novo processador Intel Core pode ser ligado e desligado 300 bilhões de vezes por segundo. Você levaria 4.000 anos para ligar e desligar um interruptor o mesmo número de vezes.
  7. Uma máquina de lavar roupas funcionando por 60 segundos seria o mesmo que utilizar um notebook equipado com o novo Chip Intel por 147 horas.
  8. Comparado com o primeiro processador Intel, o 4004 lançado em 1971, o novo chip roda 4.000 vezes mais rápido usando 4.000 vezes menos energia. O valor de um processador hoje é cerca de 100.000 vezes mais barato.
  9. O processador Intel Core é impresso em Silício puro, refinado da areia de praia.
  10. Se você pudesse pegar o ganho de desempenho de um processador Intel Core da nova geração e aplicasse em um Boeing 767, faria com que o avião viajasse 2 vezes mais rápido.

A segunda geração de processadores Intel Core é vista pelos analistas como um dos mais importantes ciclos de produtos da Intel em todos os tempos.

Fonte: 72DPI

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Marcelo Alves

Mais artigos deste autor »

Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.


3 Comentários

Giovani Raci Paganini
1

Impressionante, tenho um a primeira geraçao do i5 em meu notebook e até hoje todas as aplicaçoes e games funcionam nele em capacidade maxima, e mesmo rodando aplicativos pesados como Photoshop CS5 + Dead Space 2 o processodor nao passa de 60% de consumo de capacidade, o que me deixa de boca aberta.
Fiquei muito triste ao saber que a nova geração nao é compativel com as placas-mae da primeira geração.
Otimo artigo, meu primeira visita ao site mas estou gostanto bastante.

Ronaldo Xavier
2

Interessante, mas não seria melhor colocar todos estes comentários comparando a 1ª com a 2 ª geração?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">