A união faz a força: Nokia e Microsoft se unem para enfrentar o mercado de telefonia móvel

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

O mercado de telefonia móvel está em pé de guerra e para vencer essa batalha e dominar o território, as empresas do setor se unem formando alianças.

Pra quem por acaso não viu as centenas de notícias sobre o assunto, essa foi a estratégia usada pelas gigantes Nokia e Microsoft. A primeira para continuar na liderança do setor e a segunda para garantir o sucesso do seu ingresso tardio no mercado.

Para saber mais sobre o mercado de telefonia móvel e ver o ranking dos fabricantes do setor, veja o post “O mercado de celular está cada vez mais aquecido

Windows Mobile Phone é o nome da aliança firmada entre a Nokia e a Microsoft que promete revolucionar o mercado de telefonia móvel mundial. Com esse acordo a Nokia passará a usar o sistema operacional Windows Mobile 7 e o sistema de buscas Bing nos seus celulares. Em contra partida, a Microsoft irá incorporar a ferramenta de localização Nokia Maps ao seu sistema de buscas.

Segundo especialistas de mercado, essa aliança tem tudo para dar certo e os concorrentes devem ficar atentos à movimentação das duas gigantes nos próximos meses.

De acordo com Nokia e Microsoft, uma das estratégias dessa aliança será a de investir pesado em mercados emergentes como o Brasil, Rússia, Índia, Indonésia, China e países africanos. Para se ter uma ideia, no Brasil de todos os celulares ativos, apenas 10% são smartphones e o país ainda tem um potencial enorme para trocar os celulares antigos para novos aparelhos smartphones.

As duas empresas também estão de olho nos usuários que ainda não possuem nenhum celular. No blog oficial da Nokia, a empresa revela que uma das metas dessa parceria é conectar o próximo bilhão de usuários móveis que se encontram dentro de uma parcela de cerca de 3 bilhões de pessoas que ainda não tem celular.

Outro ponto importante dessa parceria a ressaltar é o fortalecimento da comunidade de desenvolvedores de aplicativos para os dispositivos, afinal um smartphone sem aplicativos legais está fadado ao fracasso. Para isso a Nokia já anunciou uma série de incentivos como a isenção da taxa anual de associação à rede de desenvolvedores e a distribuição de aparelhos com o sistema operacional Symbian e também com o Windows Phone 7 para os desenvolvedores associados.

Diante de toda essa guerra entre as empresas do setor, o maior beneficiado é o consumidor, que terá a sua disposição um leque de novidades tecnológicas com um preço baixo devido à concorrência acirrada entre as empresas do setor.

Fonte: 72DPI

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Marcelo Alves

Mais artigos deste autor »

Marcelo Alves, graduado em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Universidade do Estado de Minas Gerais. Atua como Webdesigner e Diretor de Criação desenvolvendo projetos de comunicação para web.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">