Nuvem Privada – Chegou a vez da SUA NUVEM!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Muito tem se comentado sobre computação em nuvem, este assunto está hoje entro os top 10 de todos os portais voltado a tecnologia. Muitas empresas estão migrando os seus dados para a nuvem buscando usufruir de seus benefícios e a grande maioria tem obtido êxito, basta uma pequena pesquisa na Web para encontrar diversos cases de como a computação em nuvem tem mudado a rotina de várias empresas pelo Brasil e mundo. A computação em nuvem é, sem dúvida, o presente e não mais o futuro como alguns ainda insistem em chama-lá.

planejamento-cloud-computing-computacao-nuvem

Porém, muitas dúvidas ainda assombram gestores de TI. Uma que percebo na maioria dos casos é: E o que eu faço com minha estrutura física? Esta dúvida é muito comum, pois muitas empresas investiram alto em uma estrutura e agora diante da nuvem não sabem como proceder.

A resposta para esta pergunta é simples: Use a sua estrutura na nuvem e tenha a SUA NUVEM.

Este conceito se chama nuvem privada. Ao implantá-la em seu ambiente você terá todos os benefícios da Computação em Nuvem usando a sua infraestrutura. A base para que este serviço funcione é uma virtualização bem projetada. Para quem usa o VMware com licença Enterprise Plus, está a disposição uma ferramenta chamada vCloud Director, com ela é possível implementar uma nuvem privada profissional.

É preciso ressaltar que ao implementar uma nuvem privada você precisará tomar algumas precauções com o seu ambiente, veja os principais:

Segurança

Quando falamos em nuvem o cuidado com a segurança dos seus dados precisa ser redobrado! É preciso avaliar possíveis brechas deixadas, pois seus dados saem do seu ambiente interno e tomam proporções globais, visto que agora são acessíveis de qualquer lugar do mundo. Suas politicas de Firewall e rede também precisam ser reavaliadas para garantir a segurança de suas informações.

Alta disponibilidade

Quando falamos em Computação em Nuvem a primeira coisa que imaginamos é um ambiente munido de Alta Disponibilidade. Não basta apenas disponibilizar seu data center na grande rede se a sua retaguarda não esta pronta. Investir em virtualização, servidores, storages é fundamental para que se garanta uma segurança ao seu ambiente. Em outro artigo eu falei sobre o vSphere da VMware e, caso você opte por implementar uma boa politica de virtualização, eu recomendo o uso desta ferramenta, pois ela lhe dá toda a segurança e confiabilidade em alta disponibilidade que o seu ambiente necessita.

Poder de crescimento

Estar na nuvem significa estar preparado para um crescimento elástico, até porque um dos fundamentos da Cloud Computing é justamente ter uma elasticidade no crescimento de forma bastante simples e até de forma ON DEMAND. Você precisa ter disponível uma capacidade de memória, armazenamento e processamento para sua nuvem. É inadmissível que sua cloud pare por falta de recursos computacionais. Por isso é importante realizar um estudo e uma análise antes de implementar uma cloud privada. Um bom estudo vai garantir que surpresas indesejáveis não venham a acontecer. Uma coisa é certa: sua nuvem vai crescer, esteja preparado para isso.

Redundância de Link

Parece obvio, porém, muitas empresas esquecem exatamente deste detalhe. O link do seu data center, uma vez que seus serviços serão acessados de qualquer lugar do mundo, precisa estar disponível a qualquer hora. Mantenha no mínimo 2 links redundantes para garantir que sempre que requisitados seus dados estejam disponíveis. Cloud sem link não é cloud, quando você esta usando um serviço de Cloud terceirizado este problema não acontece, pois, as empresas estão precavidas destas necessidades, agora quando você será seu provedor de Cloud, esta responsabilidade passa a ser sua.

Tomando estes cuidados com certeza você colherá os bons frutos da Cloud Computing privada, eu particularmente tenho muita afinidade neste tipo de serviço e vou dizer porque:

Estrutura local

Os seus dados que estarão disponíveis na Web estão armazenados no seu data center. A confiabilidade nestes dados aumenta a medida que você garante que somente você terá acesso a eles. Dados são sigilosos e precisam ser tratados como tal! Quando você adquire um serviço de cloud terceirizado, seus dados estarão no mesmo ambiente que possíveis concorrentes e esta realidade não me agrada.

Melhor Gerenciamento

Se os dados e a estrutura são seus, o gerenciamento se torna, ao meu ver, muito mais simplificado, pois você terá todo o controle da sua estrutura virtual e física, garantindo uma independência nas decisões sem precisar ter que dividí-las com terceiros. Nada como ser dono da sua estrutura, e ser dono é poder tomar as decisões.

Provisionamento rápido, barato e eficaz

Com a nuvem privada você tem total controle sobre a sua estrutura, caso precise aumentar ou diminuir os recursos de algum servidor você não precisará pagar nada a mais por isso, e com apenas poucos cliques você disponibiliza mais processamento ou memória para um servidor. Outro exemplo é que quando você precisa prover um novo serviço, este processo se torna muito simples. Em poucos minutos seu novo servidor está pronto para ser usado sem depender de solicitação a um provedor terceirizado, por exemplo.

Sem dúvidas a cloud veio para ficar, e é fato que existem vantagens e desvantagens de uma nuvem pública para a nuvem privada, porém, se você já dispõe de um data center robusto eu acredito que a melhor opção é usá-lo ao seu favor na nuvem!

Até a próxima pessoal e bem vindos a realidade Cloud!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Frederico Neves

Mais artigos deste autor »

Profissional graduado em Sistemas para internet, possui grande experiência em projetos de virtualização e cloud computing. Atualmente ocupa o cargo de Consultor de TI na PRODAMA atuando com a equipe de vendas dimensionando cenários e desenhando projetos. Atuo também em implementações de toda linha VMware, IBM System X, IBM System Storage, ARCSERVE Backup.
Profissional especialista IBM System X, IBM System Storage e VCP5 VMware.
Contato: (44) 8411-2684
email: [email protected]


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">