Certificação em TI – Colocando a Teoria em Prática

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

certificacao-ti-teoria-praticaEmbora o estudo teórico seja essencial para quem está planejando fazer provas de certificação, colocar em prática o que estudou é essencial para fixar o conteúdo. Este artigo é a continuação do 7 Dicas Para Tirar Sua Certificação Gastando Menos. 

A primeira dica antes mesmo de começar o artigo é: Seja curioso! Não teste somente comandos básicos ou use superficialmente a tecnologia que está estudando. Aprofunde seus conhecimentos explorando a tecnologia, descubra suas limitações, seus pontos fortes e fracos. Aventure-se.

Dito isso, segue algumas dicas de como testar seus conhecimentos de maneira prática sem gastar muita ou nenhuma grana.

Ferramentas de Cloud Computing: Para ter alguma experiência prática com Cloud Computing não é preciso investir alto em hardware, você pode usar serviços de Cloud tranquilamente e free. Por exemplo, o serviço Amazon EC2 Cloud possibilita que você tenha acesso remoto a plataformas Windows e Linux, o que permite que você pratique comandos do Linux ou experimente ser um administrador Windows Server.

O Windows Azure é pago, mas oferece 3 meses trial para seus serviços, o que é suficiente para você estudar antes da prova de certificação. Você pode usar o Azure para desenvolver software ou trabalhar com armazenamento de dados. Além do Azure a Microsoft também disponibiliza uma versão trial do Exchange Online, que é um servidor de comunicação colaborativa para e-mails e é bem legal.

Virtualização: Se você precisar trabalhar com sistemas operacionais não sendo o nativo de sua máquina, você pode usar máquinas virtuais (por exemplo VMware Player, Windows Virutal PC, VirtualBox). Elas são bem fáceis de configurar e na Internet é bem fácil encontrar diversos tutoriais sobre como configurá-las. Caso você queira ter dois ou mais sistemas operacionais em seu computador você pode dividir seu HD e usar dual-boot. Não vou entrar em detalhes nesse assunto, mas também é bem fácil encontrar na internet material sobre isso.

Redes: Se você estiver se certificando em redes, por exemplo as certificações Cisco ou Juniper, pode usar roteadores open-source como o RouterOS e ZeroShell, além do Endian para ganhar alguma experiência. É possível também usar emuladores para praticar comandos e simular configurações de rede com o GNS3 Graphical Network Simulator que suporta Cisco IOS/IPS/PIX/ASA e Juniper JunOS. Para praticar com autenticação 802.1X você pode usar o FreeRADIUS ou o TekRADIUS que é freeware.
Se quiser afiar suas habilidades em segurança de redes você também pode testar sua própria conexão usando o BackTrack.

Administração de Servidores: Além das ferramentas de Cloud que eu citei no primeiro item, a Microsoft disponibiliza versões trial do Windows Server, Windows Small Business e vários outros produtos que você pode usar para colocar na prática seus conhecimentos.

Banco de Dados: Você também pode brincar com bases de dados. Basta instalar algum banco de dados open-source ou algum que tenha versão trial: MySQL, SQLite, PostgreSQL, Microsoft SQL Server, DB2 entre vários outros.

Além dos recursos citados é possível encontrar vários outros, eu mesmo não usei ainda muitos desses que eu citei, mas achei a ideia deles bem interessante e pretendo explorar o que eles têm a me oferecer. Explore você também!! :D

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Ingrid Marçal

Mais artigos deste autor »

Bacharel em Ciência da Computação pela FCT-Unesp. Atualmente cursando pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela instituição SENAC. Apaixonada por tecnologia e gestão, adora compartilhar ideias e levantar discussões sobre assuntos interessantes envolvendo TI.


13 Comentários

Ingrid Marçal Autor do Post
5

Isso é uma boa pergunta Wagner. Nunca procurei saber sobre certificações gratuitas… Vou pesquisar e escrever um post sobre, boa ideia!
Obrigada por comentar.. xD

WAGNER FERNANDES MOREIRA
6

Ouvir dizer que tem alguns da fundação Bradesco,talvez possa colocar em seu posto.
Aqueles do menu superior do site com a opção “certificação”,todos são dicas de certificação paga?

Wagner F Moreira – Aluno Ciência da Computação.

Ingrid Marçal Autor do Post
7

Eu não lí todos eles ainda, mas provavelmente a maioria deles (ao menos os que falam sobre certificações específicas) são sobre certificações pagas.

Henrique Pace Gerhard
8

Eu estou começando minha carreira profissional agora, curso Sistemas de Informação na FIAP, e quero começar com o pé direito ! Existe alguma certificação que eu possa fazer no segundo semestre de faculdade ?
Obrigado

Ingrid Marçal Autor do Post
9

Olá Henrique!
Na minha opinião as certificações em linguagens de programação são as mais “fáceis” por não terem muita burocracia… eu tiraria a certificação Java (No site da Oracle você encontra bastante info sobre). Quem já tirou, diz que 6 meses é suficiente para estudar para a prova, mas é claro, levando a sério e estudado direitinho. Eu, por exemplo, começarei os estudos nesse semestre, pretendo tirar no final do ano se tudo der certo.

No entanto há várias certificações que você pode tirar mesmo sem ter terminado a facul, até onde eu sei a graduação não é pré requisito, mas me corrijam se eu estiver errada.. rsrs
Você só precisa ter em mente qual área dentro de TI você mais gosta ou quer trabalhar.. E claro, estudar bastante para a prova de certificação… xD

Aaaah, e obrigada pelo comentário! =D

Sidnei R. de Almeida
10

Olá Ingrid Marçal , achei muito interessante suas dicas . Mas encontro muitas dificuldades nos estudos . Pois resido fora do Brasil ( Japão ) e para encontrar algo que me ajude estou penando muito . Mas matérias como a sua acaba me animando mais . Obrigado .

MICHELE CAMPI
12

OLÁ INGRID!!

EU SOU FORMADA EM SISTEMA DE INFORMAÇÃO DESDE DE 2007,TRABALHO MUITO TEMPO NUMA EMPRESA COMO ANALISTA DE SISTEMA, MAS GOSTARIA DE FAZER ALGO EM TI, COMO UMA CERTIFICAÇÃO, PARA PASSAR A TRABALHAR COM A MESMA. POR ONDE VOCÊ ACONSELHA COMEÇAR?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">