PTI Responsivo e Direitos Autorais. Mudanças Importantes!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Prezados leitores,

Todos nós sabemos que empreendimentos devem se reinventar o tempo todo para se adaptarem às constantes mudanças de mercado. Ainda mais quando os mesmos exploram a área de Tecnologia da Informação (TI).

Por isso, venho anunciar neste post duas mudanças importantes aplicadas no PTI que visam a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade de TI.

A primeira mudança está relacionada ao acesso através de dispositivos móveis. Com a crescente demanda de acessos vindos de smartphones e tablets o PTI agora possui layout responsivo, ou seja, você pode acessar o PTI através de seu gadget e visualizar basicamente a mesma estrutura que vê no desktop, só que adaptada/otimizada para telas menores.

As grandes vantagens desta técnica, ao meu ver, são:

  • oferecer aos visitantes um acesso uniforme, sem mudança total de layout/navegação
  • possibilidade de adaptação do site em variados tamanhos de telas (inclusive ao rotacionar o dispositivo)
  • possibilidade de navegar e ler sem a necessidade de utilizar o zoom de tela

Hoje o PTI recebe mais de 11 mil visitas por mês (7%) vindas de dispositivos móveis, sendo que este número dobrou desde o início de 2013 e a previsão é alcançarmos 10 a 12% de acessos mobile até o fim de 2013.

Os dispositivos mais utilizados para acessar o PTI são: iPhone, iPad e Samsung Galaxy (S4, S3, Y e outros da família).

Os testes de responsividade foram feitos em iPhone 4, iPad, Galaxy S3 e S2 e nos navegadores Chrome, Safari, Opera Mini e navegador padrão de smartphones Samsung.

Para alcançar resultados satisfatórios e oferecer uma melhor experiência aos leitores do PTI, fui aprender ainda mais sobre HTML 5, CSS 3 e Javascript. Encontrei muita coisa boa em português no site do Tableless, no Curso de Design ResponsivoHTML 5 e CSS 3 do Treinaweb e no livro, artigos e palestra do mestre Sérgio Lopes, instrutor na Caelum. Em inglês também achei mmmuuuiiitaaa coisa boa, até mesmo porque por lá eles já estão mais evoluídos nisso. Vale dar uma googlada por “responsive design”.

Então quer dizer que ficou tudo uma perfeição? Não, acredito que não! Mas quero oferecer continuamente melhorias, por isso, peço sua ajuda para acessar o PTI através de seu dispositivo móvel e para enviar possíveis problemas e/ou sugestões. Caso seja possível, envie screenshot da tela para o e-mail [email protected] explicando o problema/sugestão.

pti_responsivo

PTI acessado através de um Galaxy S4

A segunda e importantíssima mudança está relacionada aos direitos autorais dos conteúdos disponíveis GRATUITAMENTE no PTI.

Não sei se todos tem esta noção, mas quando um profissional, seja de qual for a área, resolve escrever artigos para publicação em sites como o PTI, este tem seu objetivo, que pode ser divulgar seu livro, divulgar seu site, melhorar sua visibilidade na internet ou simplesmente ajudar outras pessoas compartilhando seus conhecimentos.

O que tenho certeza, é que muitos não tem noção de que escrever um bom artigo muitas vezes leva horas, dias e até semanas de pesquisas, organização de ideias, redação, revisões, ajustes e etc. Este post, por exemplo, já está sendo redigido há mais de duas horas! Isso que não envolve pesquisa alguma, é apenas uma exposição de ideias.

Bom, desde o início do PTI sempre primei pelo livre compartilhamento de informações com a citação dos devidos créditos aos autores – tanto que sempre mantive o PTI com licença Creative Commons que permite:

  • Compartilhar – copiar, distribuir e transmitir a obra.
  • Remixar – criar obras derivadas
  • Sob as seguintes condições: Atribuição, Uso não comercial, Compartilhamento pela mesma licença.

Acontece que nem todos os profissionais e empresas sabem trabalhar adequadamente (ou fingem que não sabem) com este tipo de licença e isso estava gerando situações desconfortáveis com reclamações de vários autores que usam a estrutura do PTI para exporem suas ideias, conhecimentos e opiniões.

Diante do exposto acima, a partir de 05/08/2013 todos os conteúdos publicados no PTI estarão condicionados a seguinte regra:

“É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos e ilustrações por qualquer meio sem a prévia autorização por escrito de seu autor”

Resumindo, vamos tentar coibir ao máximo a apropriação de obra com cópia total de conteúdos sem citação de fonte, cópia com alterações distorcidas de conteúdo, cópias de trechos de artigos para elaboração de outros artigos ou mesmo para utilização em outras mídias (livros, jornais e etc) e outros tipos de cópias (se é que existem).

A exceção fica por conta dos autores que, além de enviarem seus artigos ao PTI, também enviam para outras fontes (próprias ou de terceiros), pois, neste caso, o artigo não é exclusividade do PTI.

Os autores continuarão sendo responsáveis por buscarem seus direitos por plágio, mas agora contarão também com a ajuda da equipe PTI para contato e denuncia por abusos e não seguimento da regra citada acima.

Importante! O compartilhamento de título + link (com ou sem atribuição de hashtags) em redes sociais está permitido, assim como linkar artigos em sites também não tem restrições.

É radical? Sim, é! Mas diante da cara de pau de muitos (muitos mesmo) tive que mudar um pouco a filosofia aplicada ao PTI. Isso é triste, pois é tão fácil (e legal) citar a autoria de algo que nos ajudou, ao mesmo tempo que é tão gratificante para um autor saber que seu conteúdo é apreciado por outras pessoas.

Bom, é isso. Espero que curtam as novidades e que compreendam os motivos pelos quais foram aplicadas, mais especificamente a segunda mudança.

A propósito, foram três horas desenvolvendo este pequeno post :)

Grande abraço!

 

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

2 Comentários

Maujor
1

Olá Jackson,

Ainda quer com um ano e um mês de atraso deixo minha mensagem de parabéns por sua iniciativa de tornar responsivo este Portal.
Ficou muito bom e tenha certeza que seu esforço foi amplamente recompensado ao brindar os leitores do Portal com um layout responsivo.
Meus melhores votos de sucesso para você e para o Portal.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">