3 motivos para utilizar serviços de backup online

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Ultimamente tem se falado muito em backup online. Tudo tem que ser na nuvem… RackSpace, Dropbox, Skydrive e Google Drive se tornaram nomes comuns.

motivos-fazer-backup-online-nuvem

Fazer backups em DVD já é coisa do passado. Com a baixa dos preços do armazenamento, muitas pessoas preferem fazer seus backups em HD externos, pois podem ser plugados facilmente via USB e guardados onde desejar (alguns preferem esconder).

Porém, existem bons motivos para fazer seus backups online (na Nuvem!). Vou aqui listar alguns deles:

Não precisa plugar nem desplugar

Se você quer backups atualizados diariamente isso faz toda a diferença! Na primeira semana você até poderá conectar seu HD externo e realizar o backup todo dia, mas, em pouco tempo, você não terá mais paciência pra isso. E backup desatualizado, não resolve.

Com o backup online, uma vez configurado, sua ferramenta irá enviar automaticamente a cópia de seus arquivos para um servidor remoto, mesmo que você não se lembre.

É quase impossível perder um backup online

Muita gente acha que depois de fazer o backup para um HD externo, que os dados estão super seguros. Porém, existem alguns riscos que devem ser levados em consideração:

  • Em caso de um incêndio, por exemplo, tanto seu computador quanto o HD externo estarão “fritos”;
  • Alguns carregam consigo o HD na mochila, junto com o notebook, e quando são roubados ficam sem nada, uma vez que os arquivos originais e as cópias foram levadas;
  • Se o HD fica em um lugar pouco seguro e é roubado, você dá “de bandeja” seus arquivos mais importantes para quem o levar.

Já as empresas online, replicam seus dados em vários servidores, normalmente em outros continentes. Mesmo que ocorra um incêndio em um datacenter, ou que um continente seja engolido por um tsunami, você ainda assim terá seus dados protegidos.

O preço vale a pena

Existem vários serviços de backup online. Não vou comparar preços aqui, mas vou falar apenas do serviço que mais uso, que é o Amazon Glacier. O preço por mês, por giga, é de U$0,01. Com isso, temos:

  • 100 gigas online custam 1 dólar por mês, 12 dólares por ano;
  • 500 gigas online custam 5 dólares por mês, 60 dólares por ano.

Se comparar ao preço de um HD externo de 1 Tera, que é cerca de R$260,00, temos um preço competitivo para o serviço online, uma vez que nunca estraga e é muito mais seguro.

E vocês, o que acham do formato de armazenamento na nuvem? Já utilizam algum? Contem suas experiências e opiniões abaixo! :)

Conteúdo original: 3 motivos para fazer backups online

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Tiago Gouvêa

Mais artigos deste autor »

Programador por natureza, trabalha desenvolvendo tecnologias focadas em comunicação, colaboração e integração em diversas plataformas.
Criou projetos de sucesso, chegando a ser premiado com R$120.000,00 através do Programa PRIME (Primeira Empresa Inovadora).
Criou sistemas online como o Index CMS e Integre.se utilizados por centenas de empresas em todo o país;
Atualmente é Diretor de Tecnologia em uma empresa de gestão de Fundos, consultor de desenvolvimento e palestrante.


2 Comentários

Mauro Moraes
1

Já tem um tempo que venho pensando em partir para soluções de cloud para o backup, porém, infelizmente aqui onde trabalho ainda existe a velha mentalidade do “mas isso custa caro!” e “área de TI só dá gasto!”, independente de você apresentar o custo x benefício da solução.
A princípio, me parecei interessante a solução da Amazon, mas devo admitir que achei um bocado confuso chegar ao custo final do serviço para as minhas necessidades!

Filipe
2

Olá. Muito legal seu artigo.

Já cogitei esse tipo de solução, mas eu problema foi a forma de envio das informações. Com cerca de 500gbs de arquivos, levaria quase uma semana para enviar tudo.

Como vocês lidam com a questão do calculo da banda necessária para envio dessas informações?

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">