6 bons motivos para trabalhar como freelancer

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Busca por autonomia, liberdade de horários, renda extra, poder de decisão, exercer a função que gosta. Os motivos para trabalhar como freelancer são inúmeros e os profissionais que optam pela área para exercer suas profissões ou ter uma fonte de renda extra aumenta significativamente a cada ano.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que a profissão está recebendo novos adeptos desde o ano 2004 e, em 2011, mais de quatro milhões de brasileiros trabalhavam em casa.

Imagem via Shutterstock

Imagem via Shutterstock

Entre os tantos motivos para trabalhar como freelancer, listamos sete:

Motivo 1: Trabalhar com o que gosta. Muitos profissionais passam anos e anos de suas vidas atuando em um ramo profissional que não agrada, nesse caso se tornar freelancer é uma libertação. A partir desse momento, o profissional passa a exercer uma atividade profissional que é mais prazerosa.

Motivo 2: Lucro. Todo negócio exige investimentos, mas trabalhar como freelancer significa não ter que repassar seu lucro para a empresa em que trabalha. Ou seja, quanto mais trabalhar, mais vai lucrar. É importante lembrar de poupar uma pequena parte da renda mensal para enfrentar situações de crise.

Motivo 3: Trabalhar em casa (ou onde estiver). Não precisar bater cartão todos os dias na empresa já é motivo suficiente, mas como freelancer você escolhe onde vai trabalhar. Em casa, em um parque, durante uma viagem, enfim. O problema é que esse quesito exige organização. Caso contrário, esse será o motivo de os negócios não darem certo.

Motivo 4: Poder de decisão. Em qualquer emprego formal, quem decide quando é hora de ampliar os negócios ou “dar uma pisada no freio” é o chefe, mas agora o chefe é você. Isso significa que quem define os novos investimentos e assume os riscos inerentes a ele é o próprio freelancer. Por isso, avalie bem os prós e contras antes de tomar uma decisão.

Motivo 5: Capacitação. Quantos funcionários de empresas reclamam por não receber formações e, por isso, não se sentem capacitados para exercer as funções. Ao trabalhar como freelancer, você pode investir na própria formação, ampliar as possibilidades de negócios e, automaticamente, lucrar mais. Além disso, se um dia precisar voltar para o mercado formal, estará devidamente capacitado.

Motivo 6: Férias. Se no mercado de trabalho formal as férias são curtas ou em períodos não tão interessantes pra você, agora esse problema está resolvido. Trabalhar como freelancer permite que você avalie e defina qual ou quais os melhores períodos para tirar uns dias de férias, conhecer novos lugares, desestressar e voltar com tudo para o trabalho.

Esses são só alguns dos motivos que comprovam as vantagens de trabalhar como freelancer. O mais importante é ter consciência de que o bom êxito na nova carreira depende de muito estudo: público, investimentos, riscos, metas, enfim, planejamento.

Tudo ok? Então, boa sorte :)

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Ricardo Caetano

Mais artigos deste autor »

Desenvolvedor apaixonado por automação de negócios digitais, empreendedorismo, SEO e WordPress. Autor do blog dinheiro na internet onde dá dicas de como criar um negócio na internet e ganhar dinheiro online.


5 Comentários

moises
1

Ola a todos, acompanho o site mesmo sendo novato ma área, e tenho uma duvida que pode ser um tanto simples mas, existe programadores freelances?

Tirando programação para web, não faço ideia como funciona.

Ricardo
2

Bom artigo, meu sonho desde a infância é poder trabalhar em um negócio que me traga prazer e ao mesmo tempo não consuma todo o meu tempo.Trabalhar como freelancer pode ser uma excelente alternativa.

Grande Abraço!

Juliana
3

Excelente artigo! Hoje eu abri mão de um emprego para ser freela e nada se compara com a liberdade de horários. Acordar na segunda-feira e poder dar uma volta no parque tranquilamente é algo extremamente recompensador.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">