4 estratégias incomuns para gerar engajamento orgânico no Instagram

Deseja mais engajamento em suas postagens do Instagram? Quer saber como atrair as pessoas a se envolver com você sem ter que investir rios de dinheiro em anúncios?

Neste artigo, você descobrirá 4 maneiras incomuns de criar postagens no Instagram que motivam as pessoas a se envolverem e clicarem no seu conteúdo.

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Estratégia #1: Incentive o envolvimento no Instagram com quebra-cabeças relevantes para a marca

A publicação típica de imagem ou vídeo no Instagram pode gerar, na melhor das hipóteses, alguns segundos de envolvimento.

Por que não dar a seus seguidores um pensamento inquietante para mantê-los ocupados e envolvidos com sua publicação?

Pesquisas mostram que a participação em atividades resulta em recordação melhor do que simplesmente falar sobre elas.

Além disso, os quebra-cabeças envolvem as pessoas por mais tempo.

Testes e quebra-cabeças fazem as pessoas pararem e pensarem por um minuto. Se você também conseguir aproveitar as emoções do seu público, as pessoas estarão mais inclinadas a compartilhar os quebra-cabeças com suas próprias redes.

Abaixo você pode notar um exemplo desta publicação de uma empresa norte americana chamada Casper:

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Isso gera engajamento e fornece feedback interessante para você.

Lembre-se de que as postagens de quebra-cabeça criadas para o Instagram devem estar relacionadas à sua mensagem geral da marca.

Certifique-se de escolher um tema que reflita sua marca e sua mensagem principal.

Além disso, pesquise tópicos com os quais seus seguidores tenham uma conexão emocional. 

Puzzles/Quebra-cabeças

A proposta de valor central da Casper, uma marca de colchões, está centrada no relaxamento e no bom sono.

Com isso em mente, a marca vincula efetivamente as postagens atraentes do Instagram com a marca, fornecendo quebra-cabeças de reprovação relacionados ao descanso por meio do feed e do Stories.

De fato, os quebra-cabeças representam quase metade de suas postagens com o maior número de comentários.

Embora a Casper não ofereça prêmios por obter as respostas certas, apenas pela emoção de ter resolvido um quebra-cabeça as postagens criam uma tonelada de envolvimento.

Para ilustrar, o post do exemplo recebeu mais de 3.800 curtidas e 94 comentários.

Além dos gráficos estáticos, a Casper também publica quebra-cabeças animados no feed do Instagram, no Stories e nos anúncios. Esse jogo divertido atraiu mais de 19.800 visualizações.

O perfil Curiosity é uma publicação que compartilha explicações de fatos e curiosidades interessantes.

No Instagram, eles usam quebra-cabeças para impulsionar o engajamento pós, visualizações de plataforma e tráfego fora da plataforma, fornecendo as explicações ou soluções de conteúdo em seu site.

Para chegar a essas respostas, os espectadores precisam visualizar a biografia do Curiosity no Instagram para encontrar o link para o artigo relevante. 

Estratégia #2: Faça seu Instagram crescer com uma caça ao tesouro Emoji

Outra maneira criativa de envolver o seu público no Instagram é com um alucinante momento em que o público precisa encontrar emojis escondidos.

Chanel e Stevo do How Far From Home começaram a esconder emojis em suas fotos de viagem como parte de um divertido jogo semanal em sua popular conta no Instagram.

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Conteúdos como esse os ajudou a atrair mais de 167.000 seguidores no Instagram. Eles são realmente um casal invejável, abandonando carreiras de sucesso em marketing para viajar pelo mundo.

Essa é a razão de parte da emoção que os cerca. A outra parte é a maneira inteligente de esconder emojis em suas fotos de viagem.

Estratégia #3: Crie uma comunidade com um desafio recorrente no Instagram

Geralmente, um desafio do Instagram é quando você escolhe um tema e pede aos seus seguidores que compartilhem fotos com base nas ideias que derivam desse tema.

O desafio pode exigir que os participantes publiquem fotos diariamente, semanalmente ou mensalmente e o anúncio é feito com antecedência.

Às vezes há prêmios e outras vezes há apenas a satisfação de ter participado. O desafio é sempre pensar no futuro e de forma criativa.

Quais são os benefícios de um desafio recorrente no Instagram?

É uma maneira de convidar seguidores passivos para criar ativamente o conteúdo que você pode usar para alimentar seu próprio perfil.

Você não apenas obtém o conteúdo que pode publicar em sua conta, mas também envolve seu público-alvo ao mesmo tempo.

Criado pelo artista @jakeparker em 2009, o desafio Inktober ajuda os artistas a criar o hábito de desenhar diariamente, e milhares de artistas participam anualmente.

As melhores inscrições são apresentadas no perfil do Inktober com um novo desenho selecionado todos os dias para atingir um total de 31 desenhos para todos os dias de outubro.

Os participantes em destaque recebem uma enorme exposição. Para visualizar isso, o ilustrador de livros @tonigalmesdibuixos teve algumas de suas imagens em um post que recebeu mais de 63.400 curtidas.

Aqui estão algumas linhas gerais para criar desafios do Instagram que são tão interessantes quanto os destacados acima.

Planeje suas postagens para o desafio

Planejar um desafio de um mês para o Instagram é um trabalho árduo. Peça a amigos e até membros ativos da sua comunidade que apresentem ideias que possam ser dignas de um desafio. Ao escolher um tópico, escolha algo que se adapte ao clima geral da sua marca.

Dica de ouro: defina lembretes para publicar o desafio a tempo.

Frequentemente, simplesmente tiro uma foto do desafio e o configuro como papel de parede no meu telefone. Como eu checo meu telefone várias vezes por dia, ele serve como lembrete.

Escolha uma hashtag para o desafio

O desafio da hashtag é a chave. Seja criativo e pense em algo único e intimamente ligado à sua marca.

Peça aos participantes que usem a hashtag nas legendas do Instagram para poder acompanhar todas as imagens postadas como parte do desafio.

Tudo o que você precisa fazer para encontrar as postagens é procurar a hashtag na barra de pesquisa. 

Interaja com os participantes do desafio

O envolvimento com as pessoas ajuda bastante a melhorar as taxas de participação em seu desafio.

Não se apresse em se envolver com eles comentando ou gostando do conteúdo deles. Muitos participantes retribuirão o comportamento com outros participantes, criando uma reação em cadeia. Isso ajuda a criar um senso de comunidade também. 

Promova seu desafio em outras plataformas

Divulgue o seu desafio no Instagram, mas promova-o em suas outras redes sociais e até gere anúncios pagos para começar. 

Estratégia #4: Gere cliques em links com vídeos instrutivos nos Stories do Instagram

Segundo pesquisa da WR Hambrecht + Co, 7 dias após uma sessão de treinamento, os participantes esquecem 65% do material coberto.

Em 6 meses, eles esquecem quase tudo o que aprenderam; a porcentagem de recall é de cerca de 10%.

No entanto, um vídeo instrutivo pode oferecer aos usuários um novo nível de experiência que simplesmente está ausente em outras mídias.

Estimulante visualmente e multifacetado, o vídeo envolve os espectadores de maneiras que o texto raramente consegue e ajuda as pessoas a se lembrarem de conceitos e detalhes.

Se você cometer erros, aprenda e siga em frente. Você não tem permissão para pensar no passado.

Isso torna o vídeo ao vivo inerentemente desafiador e profundamente emocionante para o espectador e o participante.

Conclusão

Todas os stories, vídeos e concursos do Instagram têm um grande potencial para aproveitar as emoções do seu público e gerar engajamento.

Mas, em vez das postagens habituais que as empresas tendem a compartilhar, este artigo concentra-se em quatro tipos incomuns de conteúdo que despertarão o interesse do seu público e estimularão as interações.

Quebra-cabeças que combinam com sua mensagem geral da marca, caça ao tesouro de emojis, desafios em torno de um tema relevante e vídeos instrutivos são maneiras de levar a comunidade do Instagram a se envolver com o seu conteúdo.

Mariana Tavares

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Redatora profissional. Amo trabalhar com Marketing Digital e compartilhar conhecimento sobre estratégias para melhoria de resultados no Google, Mídias Sociais e sobre Marketing de uma forma geral.


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