Service Level Agreement (SLA) com Zabbix

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Quando falamos em Tecnologia da Informação, seja em prestação de serviços, contratos ou até mesmo em entrevistas, ouve-se muito falar de ITIL e principalmente Service Level Agreement (SLA).

O que é Service Level Agreement (SLA)?

Resumidamente, SLA é um acordo de nível de serviço entre um fornecedor e um cliente que determina o mínimo do produto/serviço a ser fornecido durante o período do contrato acordado. Como exemplo, cito quando uma empresa contrata um provedor de Internet. No contrato é aplicado um nível de SLA que o fornecedor tem que obedecer. Caso não entregue esse SLA, o contrato pode determinar multa ou descontos em faturas.

Saiba mais no artigo “Entendendo o conceito do termo SLA

Como o Zabbix pode ajudar nessa questão de SLA?

O Zabbix possui um recurso chamado “It Service” ou “Serviços de TI”, onde você pode calcular o SLA através de Triggers do Zabbix usando diversos cenários. É possível, por exemplo, criar um serviço principal e selecionar uma Trigger. Caso esta Trigger seja disparada, o SLA é afetado ou pode utilizar em modo de serviços filhos, onde você pode possuir vários servidores dos quais fornecem a solução (ERP, Portal WEB). Dessa forma, qualquer Trigger que for acionada o SLA do Portal Web será afetado, como no exemplo abaixo. 

portal

Neste cenário, sendo o Portal Web o principal serviço que depende dos servidores DNS e Web para total funcionamento, qualquer problema que ocorrer com as Triggers que selecionei para os filhos, o SLA do serviço principal será afetado. Muitos clientes/alunos utilizam essa opção para calcular o SLA do provedor de internet. 

imgsla

Podemos também visualizar um Gráfico anual do mesmo: 

imgslaano

Use e abuse dessa funcionalidade do Zabbix! Podendo calcular o SLA de seus clientes você pode garantir maior conformidade aos contratos estabelecidos.


Atenção! Se você tem interesse em conhecer o Zabbix a fundo, não deixe de conhecer o curso “Monitoramento de TI com Zabbix” oferecido por mim e pelo portal Profissionais TI. 

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Jorge Pretel

Mais artigos deste autor »

Fundador da JLCP Treinamentos, especialista em produtos Microsoft, Amazon e Zabbix com diversas certificações técnicas, atuou em grandes consultorias como responsável por projetos e resolução de incidentes Microsoft, AWS e Zabbix.

Articulista no Tech Net Wiki, Cooperati, profissionaisti, também atuou em elaboração de questões para cursos do Microsoft Virtual Academy.


1 Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">