O que é XaaS? Entenda como este termo impacta o setor de TI

Com a propagação da Cloud Computing como uma ferramenta geral para qualquer negócio, novos serviços surgiram no mercado. A demanda que se iniciou com SaaS ampliou com o objetivo de englobar outros serviços. A ideia é possibilitar uma flexibilidade e inovação em diversos setores, de forma que as companhias não precisassem solucionar problemas relacionados à TI.

Posto isso, um novo termo surgiu: XaaS, que é uma ideia mais expansiva onde “tudo vira um serviço”. Assim, é fundamental que profissionais de TI e empresas entendam o que é e como essa tecnologia interfere no cotidiano dos negócios

Esse conceito se relaciona com qualquer serviço de computação que é disponibilizado na internet que seja pago em um modelo de consumo flexível, sendo que não se trata de uma compra ou licença inicial. Ele é associado ao gerenciamento de TI como um produto e pode certamente formar a base para novos fluxos de receitas nas empresas. 

transformacao-digital-cloud-negocios-futuro

Diante disso, preparamos este guia para que você entenda mais sobre XaaS e como ele pode impactar o mercado de TI e dos negócios. Confira agora!

O que é XaaS?

O termo XaaS é um acrônimo, embora, neste caso, o ‘X’ signifique “qualquer coisa”. Portanto, a ideia do XaaS é “qualquer coisa como serviço ou tudo como um serviço”. É um termo extremamente abrangente que se refere a quaisquer ferramentas, aplicativos, serviços, jogos, etc., que são entregues para um computador ou outro dispositivo por meio da nuvem, em vez de obtidos no local ou em um formato físico.

Grande parte das empresas disponibilizam alguma forma de XaaS, incluindo Microsoft Azure, a Amazon Web Services (AWS) e até mesmo o Google Apps. Na realidade, para quem precisa de algum tipo de serviço de TI ou funcionalidade baseada em computador, é bem provável que é possível obtê-lo como XaaS. Alguns dos tipos mais comuns de XaaS incluem:

  • Software as a Service (SaaS);
  • Plataforma como Serviço (PaaS);
  • Armazenamento como Serviço (StaaS);
  • Infraestrutura como Serviço (IaaS);
  • Recuperação de Desastres como Serviço (DRaaS);
  • Banco de Dados como Serviço (DBaaS);
  • Rede como Serviço (NaaS);
  • Comunicações como Serviço (CaaS);
  • Dados como Serviço (DaaS).

Todas essas são versões legítimas de serviços oferecidos por provedores de nuvem. Mas existe até uma versão criminosa desse tipo de entrega. Malware as a Service (MaaS), que é uma forma de crime cibernético organizado em que os usuários finais assinam um serviço que fornece malware para montar ataques.

Da lista de vários serviços oferecidos pelo modelo XaaS, três deles são vistos como ‘pilares’ desse conceito: SaaS, PaaS e IaaS.

  • SaaS: nessa versão, um provedor hospeda aplicativos e software na nuvem e os oferece aos consumidores por meio de assinatura. Um bom exemplo disso seria a Adobe, que disponibiliza uma variedade de pacotes. Dependendo das necessidades do cliente, eles podem optar por assinar um aplicativo, como Adobe Photoshop, ou um dos vários pacotes de aplicativos;
  • PaaS: com PaaS, o provedor de serviços oferta aos clientes uma plataforma onde eles podem hospedar, executar, gerenciar ou desenvolver aplicativos sem ter que criar ou manter sua própria infraestrutura local ou em nuvem;
  • IaaS: IaaS, também conhecido como serviços de infraestrutura em nuvem, baseia-se em recursos de computação automatizados e facilmente escalonáveis. Isso permite que as empresas tenham acesso a toda a infraestrutura de TI de que precisam, seja temporária ou a longo prazo. O preço favorável desse modelo de serviço possibilita às empresas a vantagem de não ter que investir em hardware que só pode ser usado algumas vezes.

Ao terceirizar suas necessidades de infraestrutura, as organizações têm acesso a tudo o que precisam, incluindo redes, sistemas operacionais, servidores e armazenamento de data center. 

Por que o XaaS está em alta agora?

Os serviços de nuvem pública estão crescendo. Os relatórios sobre o segmento de computação em nuvem são interessantes. A Research and Markets aponta que a receita total no mundo de computação em nuvem chegará a US $ 342 bilhões em 2025. 

O crescimento geral e o crescimento percentual dentro de cada segmento mostram algo mais interessante quando considerado em conjunto com implementações multicloud — que também estão em ascensão. O aumento repentino do trabalho remoto, causado pela pandemia global de coronavírus, tem propiciado a proliferação desse tipo de tecnologia.

Além disso, esse modelo de negócios do XaaS, que ajudou as empresas no espaço B2B a gerar receita contínua de seus produtos, está sendo observado por negócios de consumo sedentos por uma receita que vai além da compra inicial do produto. Por meio da “servitização” – combinação de produtos e serviços.

As empresas são capazes inovar com mais velocidade e aprofundar seus relacionamentos com os clientes, fornecendo mais valor. Isso inclui insights de dados derivados de dispositivos movidos a IoT, por exemplo. Assim, mudar para um modelo XaaS oferece muitas vantagens para os negócios de variados setores como:

  • menor custo total de propriedade;
  • acessibilidade aprimorada;
  • atualizações contínuas;
  • controles de segurança otimizados;
  • escalabilidade;
  • tempo de implementação mais rápido;
  • aumento das capacidades gerais da equipe estratégica de TI.

Contudo, levar todos ao XaaS não ocorrerá da noite para o dia. Em 2016, aproximadamente 17 por cento da receita total do mercado para serviços de infraestrutura, middleware, aplicativos e processos de negócios mudaram para a nuvem. Até 2021, é previsto que esse percentual alcançará 28%.

Dessa forma, a migração para um modelo XaaS será muito similar com as migrações iniciais para provedores de nuvem pública e modelos híbridos. Será lento, mas no final acontecerá. 

Quais são principais fatos que você deve saber sobre o XaaS

Existem alguns pontos importantes para entender sobre o XaaS. Listamos eles a seguir. 

Redução de tempo de chegada ao mercado

Com o XaaS, não há necessidade de comprar e implantar o hardware e software que se deseja construir e manter uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos. Não há fundamento que equipes de desenvolvimento aguardem enquanto você está fazendo isso, pois é possível aproveitar os recursos XaaS do provedor de serviços de nuvem e, assim, iniciar o desenvolvimento rapidamente.

Capacitação variada de personas na rede

Ao aproveitar o XaaS, a rede e o ecossistema de uma empresa se tornam abertos e evasivos, e também podem atrair uma gama mais ampla de clientes. Ao conhecer a preocupação das personas e o marketing por meio da empatia, a empresa pode se beneficiar de um efeito multiplicador que escala rapidamente e permite que todas as personas do usuário final adotem sua plataforma e se tornem mais fiéis.

Acesso fácil a serviços de alto nível

A digitalização é uma obrigação na era moderna da tecnologia. No entanto, nem todas as empresas têm receitas suficientemente acessíveis para uma conversão total. Os pequenos negócios geralmente ficam para trás quando se trata de introduzir tecnologias disruptivas no sistema de trabalho. Com a solução XaaS, empreendimentos de todos os tamanhos, até mesmo as menores, podem ter acesso a serviços de alto nível que, de outra forma, são muito caros.

XaaS fez um corte durante o período da pandemia Covid-19

As empresas desfrutam de agilidade e flexibilidade de TI aprimoradas, escalabilidade imediata, velocidade, maior ROI, menos tempos de inatividade e produtividade aprimorada, ao mesmo tempo que aproveitam os modelos XaaS. Durante a pandemia Covid-19, o mundo inteiro foi ameaçado. O XaaS estava desempenhando um papel crucial ao ajudar as companhias a seguir em frente, independentemente de interrupções e perigos próximos. Os negócios perceberam o valor do XaaS durante esse período crítico.

Otimização de resultados financeiros

As empresas gastam muito dinheiro em seu setor de TI. É provável que essa área possa ser considerada o coração das organizações que a mantém funcionando. No entanto, esse pensamento pode ser modificado com a implementação do XaaS no ambiente. 

As empresas podem obter economias de custo significativas ao não precisar mais investir em vários programas de software diferentes. As pequenas empresas também podem personalizar seus ambientes de tecnologia para acomodar mudanças rápidas nas necessidades de funcionários e clientes.

Big data 

O XaaS é uma solução útil para muitos problemas corporativos. Felizmente, o ingrediente secreto por trás de seu sucesso é o Big data. A IoT e a nuvem estão produzindo enormes quantidades de dados sobre as preferências do cliente. O insight sobre o uso do produto é um motivo convincente para as empresas migrarem para o XaaS. Ele acelera o compartilhamento de informações entre clientes e provedores de serviços.

Trabalho dos desenvolvedores 

Mesmo que os modelos XaaS sejam muito bons, os desenvolvedores por trás deles estão fazendo um trabalho muito importante para compensar os usuários. Os clientes procuram um alto grau de funcionalidade no XaaS a um preço mais barato. Isso significa que eles não estão prontos para se envolver em muitas horas de treinamento e serviço e precisam de uma solução pronta. Quanto mais complexidade é ocultada dos clientes, mais trabalho precisa ser feito na fase de desenvolvimento.

Defasagem tecnológica sem o uso de XaaS

As empresas que não usam o XaaS podem se sentir desatualizadas em um determinado período. Os clientes sempre procuram soluções eficientes em tudo o que compram. A partir de agora, é um movimento seguro se manter atualizado com as tendências do mercado e adotar o XaaS. Mesmo em organizações com grandes contratos com fornecedores de tecnologia, os funcionários individuais precisam estar cientes e capacitados para utilizar essas novas soluções.

Proteção da privacidade da empresa

No XaaS, tudo é aberto e público para permitir a construção de aplicativos novos e inovadores. Isso é feito por meio de APIs ou interfaces de protocolo de aplicativo, que permitem que os desenvolvedores tenham acesso a todas as informações. Assim, é preciso garantir que as informações que você compartilha na API não sejam complexas e confidenciais. 

Backup e planejamento de recuperação de desastres

Muitas empresas conheceram o valor do backup e da recuperação de desastres durante o período de bloqueio da Covid-19. De repente, um dia, tudo parou. Aconteça o que acontecer no ambiente de uma companhia, ser um usuário XaaS significa que a gerência pode ter certeza de que o backup de suas informações foi realizado com segurança.

Quais são seus benefícios?

O mercado de serviços fornecidos por meio da computação em nuvem e da Internet está se expandindo rapidamente devido a uma série de benefícios que oferecem tanto para organizações quanto para usuários finais. Os maiores benefícios são:

  • escalabilidade: a terceirização fornece acesso a capacidades de computação ilimitadas, espaço de armazenamento, RAM, etc. Uma empresa pode escalar seus processos para cima e para baixo com rapidez e perfeição, dependendo dos requisitos e não precisa se preocupar com implantações adicionais ou tempos de inatividade;
  • custo e eficácia de tempo: uma empresa não compra seu equipamento pessoal e não precisa implantá-lo, economizando muito tempo e dinheiro; um modelo pré-pago também é benéfico;
  • concentração nas competências essenciais: não há necessidade de configurar aplicativos e programas ou conduzir treinamento para os funcionários. Consequentemente, eles podem se dedicar em suas funções diretas e obter um melhor desempenho;
  • elevada qualidade dos serviços: é preciso que os profissionais apoiem e mantenham a sua infraestrutura e sistemas, disponibilizando as últimas atualizações e todas as tecnologias emergentes e garantindo a qualidade dos serviços;
  • melhoria da experiência do cliente; os profissionais mencionados acima elevam à satisfação do cliente e aumentam a fidelidade;

No entanto, os serviços XaaS não são isentos de falhas. As maiores desvantagens estão principalmente relacionadas aos usuários finais e dizem respeito à segurança dos dados pessoais e aos riscos de perda massiva de dados.

Muitos consumidores têm medo de depender totalmente dos provedores de nuvem e perder o controle sobre seus negócios. Os provedores de serviços, por sua vez, estão fazendo o melhor para resolver essas preocupações e permitir que as organizações migrem mais cargas de trabalho para a nuvem.

Enfim, essa tecnologia é uma realidade nos dias de hoje e esta cada vez mais atuante nas atividades internas e externas de TI. O XaaS representa a continuação da evolução da Cloud Computing para englobar ainda mais serviços e customizar ofertas para as empresas. assim, é fundamental que os negócios se adaptem logo, mesmo que não tenham o devido conhecimento equipes especializadas prontas para as questões técnicas de TI.

E aí, o que achou deste texto? Agora que você entende mais sobre XaaS, que tal saber mais sobre o que é DevSecOps?

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">