Criando Pen Drive Inicializável do Windows 10

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Opa, pessoal! 

Há um tempo atrás, criei um artigo aqui de como criar um pendrive do Windows To Go do Windows 8.1. Este processo só poderia ser feito a partir da versões enterprise do Windows, dos quais possuem esta funcionalidade para a criação.

Há alguns dias, um amigo me pediu para lhe ensinar como criar um pendrive com o Windows 10 inicializável e totalmente funcional, então,  aproveitando este momento, decidi criar este tutorial para demonstrar como criar este pendrive e de qualquer verão do Windows 10.

Primeiramente iremos baixar o programa WinToUSB clicando aqui. Este aplicativo é uma versão alternativa ao Windows To Go e uma forma mais simples de criar este pendrive. Não precisa ter o Windows 10 instalado, podendo assim ser criado a partir de um computador com Windows XP, precisando ter o arquivo de imagem ISO do Windows 10 (ou a mídia de DVD) e também um pendrive de capacidade mínima de 64 GB.

Após baixar o WinToUSB e instalá-lo, iremos abrir este programa.

Com este programa aberto, e supondo que já tenha a imagem do Windows 10, iremos clicar na primeira opção da coluna da esquerda.

Em seguida iremos clicar no botão situado no fim do campo referente ao arquivo de imagem para localizar o arquivo ISO do Window 10. 

wintousb1

Então selecionamos a imagem e clicamos em abrir (ou duplo clique no arquivo).

wintousb2

Iremos reparar que no campo Arq. Imagem, está com a imagem ISO selecionada.

No quadro abaixo, irão aparecer as versões do Windows que estão dentro desta imagem. Como queremos a edição Professional do Windows 10, iremos selecionar a primeira opção e então iremos clicar em Seguinte.

wintousb3

Após clicar em seguinte, aparecerá a janela para escolher o local de destino que será instalado o Windows 10.

A clicar no campo, irá aparecer as opções disponíveis. Se eu tivesse um HD Externo plugado, também iria aparecer entre as opções de destino.

Neste caso, está aparecendo o pendrive como disponível. Lembrando que tem que ter no mínimo 64 GB de capacidade e disponibilidade.

Em seguida, iremos clicar no botão Seguinte.

wintousb4

Aparecerá a tela abaixo, avisando sobre o desempenho do Windows, afinal será rodado a partir de um pendrive e que este dispositivo precisa ser formatado para começar a instalação. Então clicaremos em Sim.

wintousb5

Aparecerá a imagem a seguir para aguardarmos enquanto prepara o pendrive para as instalações.

wintousb6

A seguir, iremos deixar selecionada a opção Legacy e deixar marcada as duas opções referente a partição do sistema como é mostrada na imagem abaixo. E então clicaremos em Seguinte.

wintousb7

Agora todo o processo de criação do sistema no pendrive será feito sozinho.

wintousb8

Ao terminar a instalação, iremos clicar no ícone referente a fechar, situado no canto superior direito da janela.

wintousb9

Irá aparecer a mensagem de confirmação para fechar o programa e clicaremos em Sim.

wintousb10

Pronto! Agora que o pendrive está criado, iremos testá-lo. As próximas telas, nos mostram que o pendrive esta inicializando. O processo é um pouquinho demorado, dependendo da memória, processador e porta USB do computador.

Ao iniciar o computador, iremos clicar na tecla referente a ordem de boot do computador. No caso aqui, a minha tecla é o F11. Caso não souberem qual é a tecla de atalho, poderá ser alterado na BIOS.

Entre as opções de boot, apareceu a terceira opção que é referente ao pendrive. Iremos selecionar esta opção e depois iremos clicar em <enter>.

InicioWinToUSB1

E então, começa o processo de inicialização do Windows 10.

InicioWinToUSB3

Na sequência irá aparecer diversas opções de configuração do sistema. Aqui não foi colocada todas imagens senão ficaria muito extensa e cheia de telas desnecessárias.

InicioWinToUSB4

Na continuação das configurações, no momento de configurar a rede, já localizou o Wi-Fi para ser conectado.

InicioWinToUSB6

Agora, irá instalar os aplicativos e atualizações iniciais necessárias, como se fosse uma instalação do zero no HD.

InicioWinToUSB10

Foi ignorada a opção de se conectar a uma conta da Microsoft e então na tela seguinte aparece para configurar o usuário do sistema.

InicioWinToUSB13

Agora o Windows 10 está iniciado e pronto para o uso. 

InicioWinToUSB15

A seguir reparamos que o menu iniciar com os tiles funcionam normalmente.

InicioWinToUSB16

Infelizmente pessoal, este tipo de instalação não acessa o HD instalado no computador. Então, para poder usar seus arquivos, só por meio da internet e localizados em um compartilhamento na nuvem.

Se quiser que demonstre como criar o Windows 10 PE, é só deixar uma mensagem que crio.

Espero ter ajudado e até a próxima.

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Luciano Gusso

Mais artigos deste autor »

Analista de Sistemas. Há mais de 15 anos trabalhando em consultoria a usuários finais e à empresas.


4 Comentários

Vagno Cardoso
2

boa noite Luciano, fiz a instalação em um HD externo, funcionou muito bem, porém, depois de usa-lo algumas vez ele apresenta um erro de inacessibilidade do boot e só volt a funcionar quando reinstalamos tudo novamente. Alguém já te relatou isto, espero que tenha uma solução.
muito obrigado.

Vagno Cardoso

TAKESHI
3

Tenho acompanhado seus Posts e sempre admirei o conteúdo e clareza, mas este aqui em questão… ninguém indagou o Por quê?
Infelizmente pessoal, este tipo de instalação não acessa o HD instalado no computador. Então, para poder usar seus arquivos, só por meio da internet e localizados em um compartilhamento na nuvem.
Sinceramente … instalo um programa…executo…crio o Pen e não tenho acesso ao meu HD?
Sou leigo no Assunto de TI e Informática, mas não entendi o por que!
Por favor há um outro Mètodo de Criação de Pen Drive Bootável do Windows 10, onde eu tenha livre acesso so meu PC e componentes?
Desde já atenciosamente o meu muitíssimo, obrigado.

Luciano GussoLuciano Gusso Autor do Post
4

Opa TAKESHI!

Esta situação aqui, o HD não fica disponível. Seria para você trabalhar independente do HD. Se precisa acessar os arquivos ou fazer algum tipo de recuperação, tem um dos últimos tutoriais que escrevi possa estar lhe ajudando.

Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">