O que é FWaaS e por que a sua empresa precisa dele?

O FWaaS se trata de uma siga para Firewall as a Service. Conhecido também como firewall em nuvem, esse mecanismo é um serviço que disponibiliza recursos de análise de tráfego de rede para clientes que procuram desativar ou ampliar seus dispositivos de firewall de rede.

O seu conceito não é apenas virtualizar dispositivos, mas sim permitir que organizações eliminem dispositivos físicos, além de simplificar toda a infraestrutura de TI.

A gestão centralizada em uma única aplicação faz com que as empresas eliminem os desafios de controle de alterações, gerenciamento de patches, coordenação de janelas de interrupção e administração de políticas associadas a soluções NGFW (firewall de próxima geração), ao mesmo tempo em que disponibiliza políticas estruturadas em toda a organização, onde quer que os usuários se conectem.

Posto isso, preparamos este post para que você saiba exatamente aquilo que é necessário sobre FWaaS. Boa leitura!

O que é Firewall como serviço?

FWaaS é um novo tipo de firewall de última geração. Ele é entregue como um serviço que permite aos clientes mover parcial ou totalmente a inspeção de segurança para uma infraestrutura em nuvem. Sua função é eliminar totalmente a utilização de dispositivos físicos, uma vez que essa tecnologia permite a conexão em um único firewall com uma política de segurança unificada com reconhecimento de aplicativo.

O FWaaS aproveita a crescente inovação e evolução de softwares e nuvem para disponibilizar uma grande quantidade de recursos de segurança de rede sob demanda, sempre que as empresas necessitarem, incluindo filtragem de URL, análise forense de rede e prevenção de ataques criminosos.

Todo o tráfego corporativo de datacenters, filiais, usuários móveis e infraestrutura em nuvem são levados para a nuvem. Isso possibilita que uma política de segurança ampla possa ser aplicada ao tráfego da WAN e da Internet, para locais fixos e usuários móveis.

Por que as empresas precisam do FWaaS?

Há alguns anos, quando as empresas mantinham todos os seus aplicativos e dados em um único data center local, elas adotavam uma abordagem diferente quando o assunto era proteger suas redes, com firewalls locais servindo como os principais pontos de verificação de acesso.

No entanto, conforme as organizações foram migrando para serviços em nuvem, elas passaram a utilizar estratégias de infraestrutura e plataforma como serviço — IaaS e PaaS. Ou seja, elas adicionaram mais dispositivos móveis de propriedade da companhia e dos colaboradores às suas redes e começaram a usar mais aplicativos e dados hospedados em infraestruturas terceirizadas. Assim, elas descobriram que não havia mais perímetros de rede claramente definidos.

Grande parte das empresas também chegaram à conclusão de que, Como muitos de seus aplicativos e dados agora estavam sendo executados e gerenciados em uma infraestrutura de terceiros, não havia mais visibilidade ou controle sobre todas as suas redes.

Dessa forma, como os negócios e os provedores de nuvem compartilham a responsabilidade conjunta de garantir a segurança em ambientes de nuvem, as empresas perceberam que não podiam depender somente de seus provedores cloud para supervisionar toda a sua segurança. Teriam que buscar, dessa forma, por alguma maneira de colocar isso em prática por conta própria.

Isso forçou muitas organizações a repensarem sobre suas abordagens de segurança. Além disso, também as levou a iniciar meios de aproveitar o FWaaS para fornecer firewall e outros recursos de segurança de rede como parte de sua infraestrutura em nuvem.

atualmente, por conta de todas essas transformações, as empresas podem:

  • agregar todo o tráfego de várias fontes (usuários móveis, centros de dados no local, filiais, infraestrutura em nuvem) na nuvem;
  • inserir e reforçar consistentemente as políticas de segurança em todos os ambientes e usuários;
  • obter visibilidade total e controle sobre suas redes sem ter que utilizar dispositivos físicos.

Quais são as vantagens e desvantagens do FWaaS?

As companhias que estão avaliando uma possível modificação para uma oferta FWaaS podem estar se perguntando se o momento é correto para esse tipo de mudança. Considere várias vantagens e desvantagens importantes desses produtos:

  • A utilização de um produto FWaaS permite que uma organização obtenha acesso à tecnologia de filtragem de segurança de última geração. As atualizações devem acontecer de maneira relativamente contínua e as empresas precisam contar com a experiência do fornecedor para operar seu próprio produto;
  • As ofertas FWaaS possibilitam economias de escala, permitindo que os fornecedores distribuam o custo das ofertas de serviço otimizadas por muitos clientes. Porém, eles também têm a capacidade de gerar receita adicional ampliando suas taxas. Dependendo dos detalhes de qualquer negociação, o efeito financeiro líquido de uma mudança pode ser relativamente insignificante ou até mesmo aumentar os custos diretos;
  • As ofertas de FWaaS ainda são novas no mercado. Embora alguns fornecedores contam com alguns anos oferecendo esses serviços, ele ainda é um modelo crítico para os negócios e os profissionais de segurança cibernética que consideram uma oferta de serviço devem estar confiantes de que o serviço é íntegro e não interromperá as operações comerciais;
  • Na medida em que as corporações transferem partes consideráveis de seu ambiente operacional para a nuvem, o FWaaS entrega o benefício nativo da nuvem. Essas ofertas inserem recursos de cloud como ferramentas básicas, fazendo com que as equipes protejam rapidamente suas operações na nuvem.

Além disso, esse modelo de serviço oferece um tipo de contratação simplificada e mensalidades com custos muito acessíveis quando comparados ao valor do investimento à vista necessário para adquirir serviços de suporte, hardware e aquisição das licenças. Por isso, outro bom benefício desse formato é exatamente a liberação do capital de giro, visto que dispensa a precisão de promover um grande aporte para a compra.

Com a implantação e o gerenciamento simplificados, fica bem mais eficaz contratar um modelo de proteção customizado, uma vez que, desse modo, é possível conversar com todos os tipos de empresas ou necessidades corporativas.

Diante desse cenário, a opção pelo FWaaS pode ser excelente para as empresas, já que ela oferece bons benefícios aos negócios, além de maior segurança dos sistemas contra a invasão de hackers de dados e programas corporativos.

Esperamos que este conteúdo tenha esclarecido suas dúvidas. Deixe seu comentário logo abaixo com suas dúvidas ou impressões!

Redação PTI

Mais artigos deste autor »

Portal dedicado ao compartilhamento de conteúdos relacionados a carreira em Tecnologia da Informação. Siga-nos nas redes sociais acima e acompanhe publicações diariamente :)


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!