Instalando o Kali Linux no Windows 10

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

A aproximação da Microsoft com o mundo Linux está ficando cada vez mais interessante com a integração entre os dois sistemas.

Primeiro a Microsoft anunciou a introdução do Windows Subsystem for Linux para o Windows 10 e a integração do Ubuntu na loja de aplicativos oficial da Microsoft. Claro que se foi possível integrar o Ubuntu, não seria algo impossível fazer a integração do Kali Linux no Windows 10, né? :)

Para que isso fosse possível, os desenvolvedores do Kali Linux trabalharam em parceria com a equipe do Microsoft WSL para colocar o Kali Linux na Microsoft Store como uma distribuição oficial. Vale lembrar que já era possível fazer a instalação no Kali Linux no Windows 10, porém, não era de forma oficial e o processo exigia primeiro a instalação do ambiente Ubuntu.

Embora seja possível usar o Kali Linux no Windows 10 como app, existem limitações devido as restrições de ambientes e o Kali Linux no Windows permite apenas usar softwares em modo texto e não vem pré-instalados, no entanto, os aplicativos podem ser instalados pelo repositório do Kali Linux que está disponível.

Instalando o Kali Linux no Windows 10

Kali-Linux-WSL-Windows-10

Primeiro temos que ativar o recurso Subsistema do Windows para Linux e, já que estamos falando de um sistema Linux, vamos fazer a ativação desse recuso via linha de comando no Windows PowerShell.

Antes de começar a executar os procedimentos abaixo, salve todos os arquivos que tiver usando e feche todas as janelas já que o processo de ativação do recurso precisará reiniciar o computador.

1. Execute o Windows PowerShell como administrador e digite o seguinte comando:

2. Após a máquina ser reiniciada, acesse a Microsoft Store e pesquise pelo aplicativo Kali Linux e clique em adquirir ou acesse pelo link abaixo

https://www.microsoft.com/pt-pt/store/p/kali-linux/9pkr34tncv07

Depois da instalação do Kali Linux é recomendado fazer a atualização do sistema.

Atualizando o Kali Linux no WSL

A atualização do Kali Linux no WSL é feita da mesma forma que em outras instâncias do Kali. Execute os comandos:

Instalando ferramentas de Pentest

Como já foi falado no início desse artigo, os aplicativos do Kali Linux no Windows não vêm pré-instalados e, para isso, vou mostrar como fazer a instalação de dois softwares de pentest muito importantes.

Nmap

Para instalar o Nmap vamos executar o seguinte comando:

Metasploit

Execute o comando a seguir para fazer a instalação do Metasploit:

Lembre-se que as ferramentas de Pentest podem ser identificados pelo antivírus como malware. A solução de contorno é criar exceções no antivírus ou até mesmo desabilitar o antivírus temporariamente (menos recomentado).

Agora que já instalamos e configuramos, o Kali Linux está pronto para ser usado. Caso tenha qualquer comentário, por favor, utilize a área abaixo!

AGRADEÇA AO AUTOR COMPARTILHE!

Jose Ivo

Mais artigos deste autor »

Analista de infraestrutura com mais 9 anos na área de TI. Atualmente cursando MBA em Gestão Estratégica de Negócios.


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code class="" title="" data-url=""> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre class="" title="" data-url=""> <span class="" title="" data-url="">