Opa, pessoal!
Recentemente instalei o Linux Mint no meu notebook e reparei que mesmo configurando o teclado da forma correta, os acentos não funcionavam, ou seja, não acentuavam as letras devidas. Verifiquei que este é um problema comum para muitos usuários do Linux, então resolvi demonstrar aqui de forma simples como resolver este problema.
Apesar de ter configurado o teclado na instalação, logo abaixo está demonstrado como está a configuração do teclado.
Como no caso aqui estou usando o Linux Mint 19, ao acessar o menu de aplicativos, coloquei na busca teclado e então clicarei na primeira opção teclado (para quem estiver usando o Linux em inglês, procure por keyboard). Em outras distros, pode ser que tenha que entrar em configurações do sistema para achar o teclado.
Iremos reparar que a configuração certa é a Portugues (Brasil, sem teclas mortas), ou Portuguese (Brazil, no dead keys). Nestas configurações de layout de teclado não aparece em nenhuma guia para configurar como ABNT2).
Conforme as configurações acima, se abrirmos um arquivo de texto e digitarmos, iremos reparar que não faz a acentuação, como é demonstrado na imagem abaixo.
Então abri o terminal (console), que pode ser aberto fazendo a pesquisa no Menu de Aplicativo ou se tiver um atalho na barra de atalhos ou ainda abrindo o campo de comandos e digitando terminal.
Ao ter aberto o terminal, iremos digitar o comando setxkbmap -model abnt2 -layout br -varian abnt2 e apertar em <Enter>
Iremos reparar que retorna ao prompt, sinal que aceitou o comando.
Aproveitando a mesma tela do terminal, se digitarmos alguma palavra com acentos, iremos reparar que agora está funcionando normalmente a acentuação.
No entando, a acentuação permanece enquanto não reiniciarmos. Quando desligamos ou reiniciamos, temos que refazer os procedimentos acima para acentuar novamente da forma correta.
Logo abaixo foi aberto o arquivo de configuração do teclado como o comando “sudo emacs /etc/default/keyboard” para checar se as configurações estão corretas. Referente ao comando, sudo é para abrir com permissões administrativas, emacs é o editor que será usando (pode ser o Vi, Vim ou outro editor da preferência do usuário) e /etc/default/keyboard, estaremos abrindo o arquivo keyboard do diretório /etc/default.
Como solicitamos permissões administrativas para poder fazer alterações no arquivo, teremos que digitar a senha, que no caso é a mesma que usamos para fazer o login no sistema. Caso não tenha terá que criar uma com o comando passd.
Ao abrir o arquivo, precisaremos ver se o XKBLAYOUT está como br e se as XKBVARIANT está como nodesdkeys.
Se estiver desta forma, a configuração está correta.
Então, como a acentuação continua de forma incorreta, iremos fixar o comando que executamos acima para acertar a acentuação na inicialização do sistema.
Para isso iremos no menu de aplicativos do linux e procurar o arquivo que configura o que pode inicializar com o sistema que aqui no caso é Aplicativos da Inicialização.
Com o “Aplicativos da Inicialização” aberto, iremos clicar no sinal (+) na parte inferior da janela e clicar na opção “Comando Personalizado”.
Abrirá a janela para adicionar o comando. No campo nome, iremos digitar Teclado ABNT2 para identificamos o comando entre os Aplicativos da Inicialização, depois em Comando, iremos colocar o “setxkbmap -model abnt2 -layout br -varian abnt2″ para corrigir o problema de acentuação ao iniciar o sistema. E por fim clicaremos em “Adicionar”
Após ter adicionado o comando, iremos procurá-lo entre os Aplicativos de Inicialização e habilitá-lo.
Agora sim, o teclado estará funcionando perfeitamente. Pode desligar ou reiniciar que a acentuação permanecerá correta.
Acho que por enquanto é isso pessoal.
Até mais
1 Comentários
No Fedora este problema não ocorre, e é por este motivo e alguns outros, que não troco esta distro por nenhuma outra