Missão e Visão em empresas de tecnologia: você deveria atentar para as afirmações da sua empresa?

A Missão de empresa pode ser sintetizada como uma “declaração de propósitos ampla e duradoura, que individualiza e distingue a razão de ser da organização”, ou seja, aquilo cria o senso de individualidade, de exclusividade, numa organização e dá sentido para sua existência. Além disso, revela o real motivo da existência da empresa orientando todos os que se relacionam com ela sobre como ela é, diria que é seu DNA.

Já a Visão revela aonde a empresa quer chegar, dando a orientação sobre qual direção ela seguirá no futuro (ou pelo menos espera seguir), resumidamente: é a linha de horizonte da organização.

Montei uma coletânea de missões e visões de algumas empresas de tecnologia que ajudará no raciocínio que compartilho, acompanhe:

Adobe

To help people communicate better.

Oracle

Simplify Speed Information Delivery with Integrated Systems and a Single Database.

Google

To organize the world’s information and make it universally accessible and useful.

Microsoft

At Microsoft, our mission and values are to help people and business throughout the world to realize their full potential.

CANONICAL

To create software platforms that compete with the best but are free to use, share and develop.

Motorola

To be the leading product provider of innovative products that meets the expanding needs of customers around the world.

SAP

Our vision is for companies of all sizes to see clearly, think clearly, and act clearly so that they can close the gap between strategy and execution and become best-run businesses.

Xerox

Through the world’s leading technology and services in business process and document management, we’re at the heart of enterprises small to large, giving our clients the freedom to focus on what matters most: their real business.

IBM

At IBM, we strive to lead in the invention, development and manufacture of the industry’s most advanced information technologies, including computer systems, software, storage systems and microelectronics.

We translate these advanced technologies into value for our customers through our professional solutions, services and consulting businesses worldwide.

DELL

Dell’s mission is to be the most successful Computer Company in the world at delivering the best customer experience in markets we serve. In doing so, Dell will meet customer expectations of:

  • Highest quality
  • Leading technology
  • Competitive pricing
  • Individual and company accountability
  • Best-in-class service and support
  • Flexible customization capability
  • Superior corporate citizenship
  • Financial stability

Das mais simples (como a da Oracle que é um reflexo da sua atuação) às mais elaboradas como a da DELL é possível perceber que algumas delas realmente fazem o que se propõem:

  • Adobe: seus produtos como Acrobat, Photoshop e Flash ainda que não tenham como foco melhorar a comunicação o faz simplesmente por existirem;
  • Oracle: há sinônimo mais límpido de banco de dados do que este nome?
  • Google: quem é mesmo que organizou (ou pelo menos ainda tenta) toda as informações disponibilizadas na web de forma inteligente?
  • Microsoft: esta empresa,  que cria ferramentas do porte do Excel, me lembra o Red Bull (que te dá asas) haja visto que já vi planilhas controlando até o apontamento de bicos de postos de gasolina, posso creditar algum valor que ela auxilia na liberação do potencial de muitas pessoas.
  • Canonical: Ubuntu, lembra algo?
  • SAP: me parece que a SAP foi muito inteligente ao resumir o que um ERP (e seus ‘agregados’) fazem por uma empresa.
  • Xerox: praticamente é um resumo de como terceirizar atividades que não estão no core da maioria das empresas;
  • IBM: com a temática de ‘planeta mais inteligente’ concordo que ela até extrapola sua missão.
  • DELL: quem mesmo aproveitou um nicho de mercado que muitas empresas estão tentando abocanhar hoje? Conseguir-se-ia isto sem uma visão clara de quão importante é a experiência do consumidor?

Minha reflexão parte do ponto em que a Missão poderia (deveria?) ser adotada como apoio para as decisões da empresa, e assim, deixo alguns questionamentos que apenas você pode responder para si mesmo:

  1. Minha empresa age de acordo com sua Missão / Visão?
  2. Eu ajo de acordo com a Missão / Visão da minha organização?
  3. Aquilo que a empresa almeja está de acordo com aquilo que quero para minha vida?
  4. No mundo de hoje faz sentido batalhar por esta Missão?
  5. E no cenário de amanhã? A Visão faz sentido para você?

Se para qualquer uma das perguntas você permanece em dúvidas para responder, ou respondeu negativamente pense se realmente a sua organização age de acordo com a Missão ou Visão, ou então, repense em como permanecer no mesmo Statu Quo.

Marco Aurélio Neuwiem

Mais artigos deste autor »

Marco Aurélio Neuwiem é brasileiro com cidadania polonesa e tem trabalhado há 15 anos com tecnologia da informação no Brasil. Já foi desenvolvedor, analista, gerente de projetos e vendedor. Atualmente se dedica a projetos de inovação que façam Santa Catarina ser referência em Tecnologia da Informação.

Saiba mais em: http://about.me/neuwiem


Deixe seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com * são obrigatórios!